Nota Fiscal Eletrônica automática, grátis e ilimitada

Por que a modelagem financeira está em alta?

A modelagem financeira surge como uma solução indispensável para gestores que querem administrar melhor seus negócios – inclusive financeiramente. Como aplicá-la? Você descobre neste artigo!

Gestor analisando finanças do empreendimento

A modelagem financeira é uma estratégia importante para quem deseja organizar o caixa de uma empresa e fazer uma gestão mais assertiva dos negócios. Ela ajuda em decisões sobre como, quando e onde fazer novos investimentos.

Como colocar o conceito em prática?

Primeiro, você precisa fazer um estudo baseado em dados que o(a) permita realizar projeções sobre a saúde financeira da sua organização e que talvez já leve em consideração os próximos planos que você tem para o seu dinheiro.

Depois, o resultado dos seus estudos será aplicado na hora de prever problemas e antecipar soluções para ele, de modo que a operação não saia dos trilhos. O resto vem!

Leia este artigo até o final para compreender como uma modelagem bem estruturada pode trazer bons resultados a curto, médio e longo prazo.

O que é modelagem financeira? Entenda na prática!

A modelagem financeira é uma análise de dados que auxilia gestores no controle ou, pelo menos, na melhor visualização das finanças de suas empresas. Ela ajuda a aperfeiçoar a gestão e a organização, para se alcançar o controle de caixa adequado.

E-book conquistando a inadimplência zero

E-book enviado com sucesso!

Acesse seu e-mail para ler o e-book e fazer seus clientes pagarem em dia.

Com a modelagem, quem administra um negócio consegue calcular os riscos de um investimento, prevenir problemas financeiros, antecipar situações ao longo do percurso e estar preparado para os desafios.

Empreendedores que desejam utilizar a estratégia de modelagem financeira coletam e analisam dados sobre suas operações, dentro de determinado período, através de softwares de gestão específicos ou de registros feitos em planilhas. Em seguida, com papel, caneta e calculadora em mãos, traçam o restante do percurso.

Se você quiser uma definição bem resumida do conceito, ele nada mais significa do que “colocar todas as despesas, possíveis despesas e futuros investimentos no papel”.

Exemplo simples de aplicação da modelagem financeira

Imagine que você precise montar ou ampliar sua frota veicular de veículos… A modelagem financeira vai ajudar a entender se vale a pena arcar com os custos de manutenção, licenciamento e IPVA dos carros ou se é melhor pensar em outras possibilidades.

Você poderá realizar cálculos para descobrir se realmente é viável apostar no seu plano ou se alternativas mais econômicas, como táxi, transporte público ou carros de aplicativo, vão acabar valendo mais a pena.

Isso levando em conta o preço dos combustíveis, do seguro veicular e mais despesas e, ao mesmo tempo, ponderando outros riscos – que acabam, de um jeito ou de outro, sendo riscos de se gastar mais dinheiro também.

Por que a modelagem financeira é essencial para o crescimento dos negócios?

A boa gestão dos recursos de qualquer negócio, independentemente do porte ou setor de atuação, rende resultados muito satisfatórios inclusive para o bolso de quem o administra. Principalmente se a estratégia de modelagem for além das planilhas e se transformar em realidade através de plataformas automatizadas que auxiliem na gestão financeira.

Aliada a outras ações para reduzir os custos da sua empresa, a modelagem financeira vai proporcionar todas as vantagens competitivas listadas abaixo e muito mais!

  • Garante mais confiança aos gestores na hora de tomar decisões
  • Reduz chances de erros administrativos ou que prejudiquem absurdamente o caixa
  • Ajuda com no planejamento financeiro da própria marca e, consequentemente, dos colaboradores – bem como dos gestores, é claro
  • Permite avaliar com clareza o potencial de retorno e de risco de diferentes ativos e investimentos
  • Melhora a previsão do fluxo de caixa e o planejamento financeiro da empresa
  • Traz melhor visualização sobre os prós e contras de estratégias de crescimento

De quebra, quando você se dedica ao estudo de modelagem do seu próprio negócio, fica muito mais por dentro das informações. Isso ainda facilita a comunicação com investidores, parceiros de negócios, bancos e outros stakeholders, pois você pode apresentar todo e qualquer dado de forma clara e convincente. ✅

Parece bom, né? Porque é! Sem falar da redução de custos desnecessários, do aumento da credibilidade no mercado, da diferenciação em relação à concorrência e da maior solidez econômica!

A modernização também entra em jogo, já que o uso de recursos tecnológicos para as análises acaba sendo ampliado a outros processos.

Depois de tudo isso, você provavelmente precisa saber como aplicar pelo menos o básico da estratégia. Continue a leitura.

6 passos para dominar o método convencional de modelagem financeira

Para fazer um estudo assertivo e bem-sucedido, é preciso observar pontos-chave da gestão financeira do seu empreendimento através das etapas apresentadas adiante.

  1. Coleta de dados: reúna informações sobre as finanças, incluindo demonstrações de resultados, balanços patrimoniais e fluxos de caixa, para que tudo seja colocado na mesa e estudado.

  2. Identificação de variáveis: determine as variáveis que afetam o desempenho financeiro dos negócios, como vendas, custos de produção, despesas operacionais, investimentos e impostos.

  3. Construção do modelo: utilize planilhas de Excel ou, preferencialmente, um software de modelagem financeira para criar fórmulas que relacionam as variáveis e calculam os resultados financeiros atuais e projetados.

  4. Validação e ajuste: teste o modelo com dados conhecidos e já com as variáveis definidas para verificar sua precisão antes de aplicar as informações apuradas no primeiro passo. Faça ajustes conforme necessário para garantir que ele esteja refletindo corretamente a realidade do seu negócio, então, comece o trabalho propriamente dito.

  5. Análise e interpretação: adicione os dados que você deseja avaliar à sua planilha ou ao seu software e faça a análise dos resultados para entender como diferentes variáveis impactam nas suas finanças.

  6. Apresentação e uso: comunique os resultados de forma clara e compreensível para todas as partes interessadas, além de utilizar as informações obtidas para embasar suas decisões estratégicas e seus próximos planos.

Em um curto espaço de tempo, você vai perceber melhoras significativas na saúde das finanças da sua empresa e uma melhor compreensão de mercado da sua parte, bem como recursos mais bem investidos. Não à toa, a recomendação é começar o quanto antes!

Quando aplicar a modelagem financeira?

A estratégia pode ser exatamente o que falta para você não fechar mais o caixa todo mês no vermelho, então, recomenda-se adotá-la rapidamente. Talvez fazer tudo acontecer por conta própria seja um pouco complicado, então busque a ajuda de especialistas no assunto, principalmente se você quiser ir além do básico e entender como aplicar técnicas avançadas de modelagem financeira.

Decidiu contratar alguém para executar o trabalho? Sucesso! Apenas lembre-se de que essa pessoa terá acesso a dados sensíveis do empreendimento, já que a modelagem financeira visa esmiuçar detalhes para criar soluções inteligentes para possíveis problemas.

Ainda rola uma pontinha de insegurança sobre apostar ou não na estratégia? Confira, abaixo, cinco tipos profissionais e/ou setores que mais se beneficiam dela atualmente.

5 setores que saem ganhando com modelagem financeira

Usufruem da modelagem financeira quem é do ramo de finanças e também as consultorias, tanto quanto pessoas ou empresas que fazem análises de ações e gerenciamento de portfólios, mas isso não significa que o seu departamento de contabilidade fique para trás.

1.  Equity Research

A pesquisa ou análise de ações de empresas listadas em bolsas de valores depende da modelagem financeira cotidianamente. Mais do que um modelo de negócios, este é um setor presente em bancos e instituições que operam no mercado financeiro, que apura e repassa – para investidores, gestores de fundos e outras partes interessadas – informações detalhadas e análises aprofundadas sobre marcas específicas e seus títulos de capital próprio (ações).

2.  Portfolio Management

Esta função é uma prática fundamental no campo das finanças e envolve a alocação de recursos financeiros em um conjunto diversificado de ativos, como ações, títulos, imóveis e outros investimentos.

Nela, a modelagem financeira é igualmente indispensável porque ajuda no alcance de metas específicas e otimiza o retorno sobre o investimento (ROI), ao mesmo tempo em que permite controlar possíveis riscos, tornando-se uma forma de aumentar lucros.

3.  Private Equity

Private equity (PE) ou capital privado, em português, é um tipo de investimento feito em empresas que não são publicamente negociadas na Bolsa de Valores. Ele envolve a compra, reestruturação e posterior venda de participações nessas empresas (sempre privadas).

Quem está envolvido no processo ou quer entrar nele precisa de um estudo aprofundado, que trará mais confiança na hora das transações. Além disso, o objetivo da modalidade é colocar dinheiro naquilo que tem potencial de crescimento e, eventualmente, obter lucros vendendo as ações depois, resultados que podem ser “previstos” utilizando a técnica da modelagem.

4.  Consultoria e gestão

Pessoas ou empresas da área de consultoria ou que trabalhem ligadas à gestão financeira de outros negócios ou indivíduos oferecem serviços de aconselhamento e análise do dinheiro disponível e dos investimentos possíveis. Sem a modelagem financeira, o trabalho não acontece, certo?

5.  Contabilidade

Por último, mas não menos importante, a modelagem financeira desempenha um papel fundamental na contabilidade (seja em empresas que só fazem isso ou no setor de contabilidade dentro do seu negócio).

Com ela, fica muito mais fácil tomar decisões estratégicas, planejar finanças e garantir o cumprimento de obrigações contábeis e regulatórias. O resto você já leu e conheceu no decorrer deste artigo.

Tendo em vista sobre quando e como adotar o método, fica mais fácil buscar soluções para inseri-lo no cotidiano do seu negócio e, principalmente, identificar suas prioridades quanto à sua gestão financeira.

A partir de agora, é com você! Busque ainda mais informações, livros e estudos extras sobre o assunto e se prepare completamente para qualquer mudança que afete não só a sua empresa, mas o mercado financeiro nacional e global. Elas são constantes, hein! Mãos à obra e sucesso.

Deixe seu comentário