Cobre seus clientes de forma automatizada

Estratégias de cobrança para evitar atrasos e inadimplências

Se você está procurando uma solução para os pagamentos atrasados e inadimplência por parte dos clientes da sua empresa, conheça estratégias de cobrança já provadas e comprovadas, experimente-as e garanta a saúde financeira do seu negócio. Saiba mais!

Estratégias de cobrança

Realizar cobranças não é uma tarefa fácil, mas necessária! Por isso, ter estratégias de cobrança bem definidas, como utilizar ferramentas automatizadas e abordar os clientes de forma assertiva, é um diferencial que pode garantir a saúde financeira do seu negócio.

Essas estratégias têm como principal objetivo traçar evitar atrasos nos pagamentos ou fazer com que o cliente inadimplente – aquele que não arca com os seus compromissos financeiros – quite suas dívidas.

No entanto, a eficiência e sucesso dessas ações dependem da combinação de diversos fatores, entre eles, o planejamento, a organização e a execução correta dos procedimentos que levarão você a recuperar os valores devidos.

Para ajudar a colocar tudo em prática da melhor forma, preparamos o artigo a seguir com todas as informações que você precisa e dicas de como reduzir ou acabar com a inadimplência por aí. Confira!

Como é feita uma estratégia de cobrança?

Todas as estratégias são feitas com base em uma sequência de ações que devem ser adequadas para o seu tipo de negócio. Para que elas funcionem, você deve planejar desde o tom de voz que vai utilizar com o público até as ferramentas que vão auxiliar você na jornada.

Não esqueça de estudar o perfil do seu público-alvo, o que é muito importante para executar todos os detalhes que têm o objetivo de motivar o cliente a quitar o seu débito.

A comunicação de forma respeitosa, personalizada e pessoal, como chamar as pessoas pelo nome e entrar em contato com elas através do canal que elas mais utilizam no cotidiano, são abordagens que garantem a satisfação e facilitam a cobrança.

Outro ponto importante e que vai ajudar é terceirizar os avisos de pagamentos futuros e em aberto, contando com uma plataforma de cobrança recorrente que permita automatizar e programar lembretes. Assim, o sucesso da sua estratégia estará garantido.

Se você está decidido a implementar esse tipo de estratégia na sua empresa, mas ainda está confuso com o processo, confira abaixo as três etapas essenciais para a montagem de uma estratégia eficiente que vai acabar com o monstro da inadimplência.

Como montar uma estratégia de cobrança?

Para a sua estratégia ser eficaz, tire um tempo de planejamento, e só então, entre em ação. Não deixe de avaliar resultados.

1.  Planeje as ações

Pode parecer clichê, mas essa etapa é a mais importante e que vai definir o sucesso ou não da sua empreitada.

Ao planejar em detalhes o que será feito quando você acionar clientes devedores, defina seus objetivos, possíveis propostas para eles e os meios de comunicação utilizados no contato.

Para facilitar ainda mais o processo, mantenha os dados de quem compra seus produtos ou contrata seus serviços sempre atualizados, evitando cobranças indevidas e confusões desnecessárias.

Você também pode organizar uma equipe especializada em cobranças e delegar funções, permitindo que cada colaborador envolvido se dedique a menos atividades e possa realizar tudo com excelência, garantindo a qualidade do serviço prestado.

2.  Execute o que planejou

Agora é hora de colocar em prática tudo que você e seus funcionários planejaram e alinhar as ideias e áreas envolvidas para evitar o máximo de erros possíveis.

Nesse momento, se for preciso, organize sua equipe mais uma vez e redistribua as funções de acordo com cada departamento.

Entre em contato com o consumidor através do canal de comunicação mais vantajoso para você e para ele — pode ser uma ligação ou até mesmo plataformas como o WhatsApp —, converse com calma e de forma respeitosa sobre a dívida e sobre a importância de realizar os pagamentos em dia.

Outra dica é oferecer diversas formas de pagamentos que condizem com a realidade do cliente e até renegociar o montante a ser pago. Se preciso, recalcule a rota, reúna o setor responsável e coloque outro plano em ação!

3.  Analise seus resultados

Agora que você entrou em contato com os devedores e ofereceu o máximo de vantagens para que eles pudessem realizar o pagamento, avalie se os objetivos traçados anteriormente foram alcançados.

Nessa etapa, é interessante fazer um levantamento dos resultados dessas ações, como analisar a quantidade de clientes que pagaram ou negociaram suas dívidas, por exemplo, para entender quais estratégias deram certo e quais não.

Comparar a porcentagem da inadimplência antes e depois da implementação dessas ações também ajuda a definir os próximos passos a serem dados pela sua empresa.

Aqui, você e seus colaboradores também podem discutir sobre as abordagens que mais deram certo ou o que não fazer em um próximo período de execução de estratégias e, é claro, propor novas formas de realizar essa função, sempre com o objetivo de ajustar e melhorar o atendimento.

Se forem usadas e aplicadas de forma correta, essas sugestões podem elevar o desempenho dos setores, possibilitando observar também mais eficiência ao receber pagamentos atrasados.

Agora que você já sabe como fazer a estrutura das suas estratégias, conheça com a gente algumas delas que podem alavancar seus resultados!

Como aumentar a eficácia e a eficiência da gestão de cobranças de clientes?

Automatizar os processos de cobrança realizados no seu negócio, assim como utilizar ferramentas que podem ajudar a cobrar seus clientes e agir preventivamente para que eles não atrasem os pagamentos são algumas formas de aumentar a eficiência da gestão de cobrança da sua empresa.

Quando o assunto é cobrança ao cliente, todo cuidado é pouco! Por isso, implementar estratégias na sua empresa é uma forma de garantir que essa tarefa se torne cada vez mais fácil para você e sua equipe, afinal, todo mundo precisa daquela ajudinha extra.

Confira, a seguir, três dicas que vão ajudar você a tirar esse problema de vez da rotina do seu negócio.

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1.  Automatizando os processos de cobrança

Hoje em dia, é fundamental utilizar a tecnologia a nosso favor para facilitar a realização de processos empresariais e atender às exigências e preferências de um público cada vez mais conectado, promovendo uma melhor experiência ao cliente.

Contar com um sistema automatizado de cobranças e gestão permite que erros sejam evitados, que sua equipe seja otimizada e que você e responsáveis pelas finanças utilizem o tempo gasto antes com essa função em outros processos mais estratégicos.

A implementação de formas de pagamento automáticas, como pagamento recorrente através de cartões de crédito ou débito, também são uma ótima opção para que você receba o montante no fim do mês, já que não dependem que o cliente efetue o pagamento e apenas que ele tenha dinheiro na conta no dia certo.

Além disso, a automatização permite o envio de cobranças digitais e promove comodidade para ninguém precisar pegar longas filas em bancos e lotéricas para pagar uma conta.

2.  Utilizando uma régua de cobrança

A régua de cobrança é uma ferramenta que pode ajudar você a reduzir seus problemas com clientes inadimplentes e serve para determinar quando e como eles devem fazer o pagamento. Já falamos sobre ela anteriormente.

Com esse recurso, você pode:

  • estabelecer regras para cada etapa de cobrança;
  • definir prazos para receber seu dinheiro conforme a situação e o perfil de cada pessoa; e
  • garantir o contato direto com devedores, dando um empurrãozinho para que eles realizem os pagamentos em dia.

A régua também pode ser utilizada como ação preventiva, facilitando a criação de um cronograma de mensagens enviadas para que consumidores não esqueçam e nem atrasem pagamentos. Aliás, falando em se prevenir….

3.  Agindo preventivamente

Você já ouviu a frase “melhor prevenir do que remediar”? A cobrança preventiva ajuda você a lidar com aqueles clientes esquecidinhos que acabam atrasando as contas ou se tornando inadimplentes porque perdem a data do pagamento.

Essa é uma solução que antecipa as obrigações do devedor, sendo utilizada para garantir que os pagamentos sejam feitos em dia e diminuindo os níveis de inadimplência nas empresas.

Agir preventivamente abrange desde usar estratégias de omnichannel para cobranças – fazendo com que sejam enviadas notificações para o seu cliente não esquecer do pagamento – até pesquisar o histórico de pagamentos de determinada pessoa antes mesmo de fechar um contrato.

Essas ações podem ser cruciais para garantir que você não entre em uma cilada e evite contatos profissionais com futuros devedores que, com certeza, vão causar aquela dor de cabeça terrível e impactar diretamente nas suas finanças.

Deu para perceber que cobrar seus clientes não precisa mais ser constrangedor e muito menos um problema para o seu empreendimento? Mantenha-se atualizado e adote já essas soluções que vão solucionar seus problemas com a inadimplência!

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