Entenda como funciona o cartão de crédito recorrente

Evoluir nos negócios vai além de apenas melhorar o produto. É também proporcionar novas opções de pagamentos, que sejam seguros e ajudem a realizar o sonho do cliente. Saiba como funciona a nova ferramenta de pagamento recorrente por cartão de crédito.

Cartão crédito recorrente

O pagamento recorrente funciona como uma forma automática de cobrança para serviços que requerem mensalidades, assinaturas e planos. Para completar a eficiência do método, é possível realizar a venda recorrente através do cartão de crédito.

Este modelo de cobrança agrada aos consumidores, pois a recorrência não consome todo o limite do cartão e o consumidor não precisa ficar preocupado com o pagamento periódico do serviço.

Assim como também agrada a quem presta o serviço — isso porque não haverá necessidade de uma cobrança mensal ou de atrasos no pagamento, uma vez que, após o cadastro, o valor é creditado automaticamente do cliente na data estipulada.

O que é um plano recorrente?

Recorrente é tudo aquilo que possui uma sequência. Sendo assim, o plano recorrente é aquele no qual o cliente assina por um serviço ou produto, como no caso de revistas, e paga automaticamente pela sequência mensal que recebe.

Ou seja, o cliente faz o plano anual, por exemplo, de assinatura de revistas, o produto chegará para ele todos os dias, conforme foi acordado, e o pagamento do plano será realizado mensalmente de forma automática.

Essa cobrança pode acontecer através de débito em conta bancária ou pelo cadastro do cartão de crédito.

É importante ressaltar que o acordo feito para este método de cobrança precisa ter um período acordado, isto é, deve ser estipulado um prazo para a cobrança automática, podendo ser um período mensal, por bimestre, trimestre, semestre ou com um prazo longo para um ano.

Estes dados devem ser acordados e estipulados em um contrato entre o prestador de serviço e o cliente, que acorda com o pagamento e as datas de cobrança já desde a primeira compra.

A suspensão da cobrança só acontece quando solicitada pelo cliente, isto é, a renovação do contrato é sempre automática.

Portanto, sempre que o cliente solicitar o encerramento da cobrança, o serviço adquirido também é encerrado de maneira imediata.

Ebook conquistando a inadimplência zero

eBook enviado com sucesso!

Acesse seu e-mail para ler o eBook e fazer seus clientes pagarem em dia.

Como funciona cartão de crédito recorrente?

Agora que você já sabe o que é pagamento recorrente, pode ficar mais fácil entender que essa modalidade no cartão de crédito não difere muito. A funcionalidade é a mesma, a diferença está apenas na forma como é cobrada.

Ao invés de ser debitado em conta bancária, é creditado no cartão de crédito do cliente, que não tem o seu limite ocupado.

No entanto, saiba que apesar de não ocupar o limite total do cartão de crédito, o cliente precisa ter limite disponível no valor exato da cobrança mensal, caso contrário a transação não poderá ser efetuada.

A transação ocorre da seguinte forma:

  1. O cliente adquire o produto ou serviço mensal e um cadastro é feito no sistema de cobrança da empresa.
  2. Todo mês, a bandeira do cartão cobra o cliente e deposita automaticamente o valor na conta bancária da prestadora de serviço, sem que qualquer outra ação por meio do cliente ou da empresa seja necessária.

Para esclarecer, é preciso entender que pagamento recorrente via cartão de crédito não é a mesma coisa que parcelamento. Parcelamento é tudo aquilo que possui um valor total e tem sua quantia dividida por um número X de meses, até que haja quitação total do que foi adquirido.

O recorrente não funciona dessa forma, como explicado ao longo do artigo, esse estilo funciona como uma mensalidade, pago mês a mês, por um serviço ou produto.

O valor da recorrência é fixo, ou seja, caso o cliente tenha adquirido uma assinatura de vinhos, não importa o valor da garrafa que este recebeu, a precificação da recorrência deve permanecer a mesma.

Assim como manter o preço fixo é dever do empresário, o cliente também possui o dever de manter o cartão sempre atualizado. Caso contrário, a empresa tem direito de cancelar o serviço (se estiver estipulado no contrato de serviço), em situações em que o pagamento não é regularizado nos dias posteriores ao vencimento.

Como criar uma cobrança recorrente no cartão de crédito?

A política de recorrência auxilia a empresa a reduzir os números de inadimplência e garante a fidelização do cliente e, para implementar este modelo de pagamento, é preciso procurar por uma plataforma que ofereça e dê suporte para este tipo de cobrança.

A plataforma Cobre Fácil oferece toda a segurança que o gestor e o cliente procuram para este momento. Além disso, nosso sistema é descomplicado e permite que qualquer cadastro seja realizado de maneira fácil e assertiva.

Dentro da plataforma, será necessário preencher os dados pessoais do cliente, como:

  • nome completo;
  • CPF;
  • número do cartão de crédito;
  • data de validade do cartão; e
  • código de segurança (CVV).

E, após isso, basta informar o valor da compra e as datas em que deve ser creditado o pagamento recorrente via cartão de crédito.

Será necessário o preenchimento destas informações apenas uma única vez, de modo que os demais recebimentos serão efetuados todos automáticos, sem que seja necessário qualquer outra ação.

Simples, não é mesmo?

O que você achou do post?

2 Respostas

Deixe seu comentário