5 principais bandeiras de cartão de crédito no Brasil

O cartão de crédito é atualmente a forma mais prática e segura de consumir, o que faz com que as empresas ofereçam o máximo de bandeiras em seus estabelecimentos. Conheça agora quais delas não podem faltar!

Bandeiras cartão credito

Por questões que envolvem principalmente a segurança dos consumidores, muitos preferem utilizar cartões como forma de pagamento. Isso faz com que as lojas precisem cada vez mais acompanhar essa demanda, disponibilizando maquininhas e aceitando as mais diversas bandeiras de cartão de crédito e débito.

Para lidar com cartões é importante entender melhor as suas funcionalidades, já que hoje existem muitas bandeiras em níveis nacionais e internacionais.

Selecionamos as cinco principais bandeiras para que você não deixe nenhum cliente na mão, vendendo muito mais.

Além disso, esse artigo compreenderá as diferenças entre a bandeira e a operadora de crédito, explicando o que é cada uma delas.

O que são bandeiras de cartão de crédito

A bandeira no cartão de crédito caracteriza a empresa que é responsável pela transação da venda, ou seja, quem é responsável pelo processo de informações da compra, como o valor e parcelas.

Ela transfere esses dados para o banco encarregado daquele cartão, agindo como intermediadora da compra entre o negociante e a instituição financeira.

Para aceitar o maior número de cartões possíveis sem causar constrangimento para o comprador, é necessário aceitar diversas bandeiras, aumentando as chances de uma venda de sucesso.

5 principais bandeiras de cartão de crédito

1.  Mastercard

No quesito bandeira internacional, essa é a queridinha, destacando-se como a melhor do mercado. Mas ela é a líder aqui no Brasil também, por isso é raro encontrar um estabelecimento que aceite cartão e não tenha Mastercard. A bandeira possui as versões débito, crédito e pré-pago.

2.  Visa

Não muito distante da Mastercard, a Visa iniciou suas atividades em 1958 e hoje já está presente em mais de 200 países. Chegou no Brasil em 1971 e ocupa o segundo lugar no mercado brasileiro como a bandeira mais utilizada nos cartões daqui.

Essa popularidade não é à toa: o que mais atrai é sua facilidade de aceitação nos estabelecimentos e as milhares de empresas com as quais possui parcerias, concedendo benefícios e descontos para os seus clientes.

3.  American Express

Essa bandeira é mais popular entre o público com maior poder aquisitivo, possuindo em sua lista de usuários indivíduos que gastam mais que os clientes das bandeiras citadas acima.

Parceira da Cielo, Rede, GetNet, Stone, Credicard e outros, oferece diversos benefícios de descontos e acessos VIP, além de um programa de pontos para os associados.

4.  Hipercard

O que mais atrai nessa bandeira é a baixa renda exigida para emitir o cartão, tornando-se muito apreciado em negócios que pretendem vender itens acessíveis, necessários e populares no mercado.

O Hipercard é aceito em território nacional, possui transações acima de R$ 32 milhões por mês e está presente hoje em mais de 1 milhão de estabelecimentos.

5.  Elo

A Elo surgiu da união entre o Banco do Brasil, Bradesco e Caixa Econômica, criando um cartão 100% brasileiro que é aceito também na Argentina, Portugal e Chile e conta com 120 milhões de usuários.

É uma das melhores bandeiras de cartão quando o assunto são tarifas, oferecendo as mais baixas. Possui as funções de crédito, débito e pré-pago e conta com uma lista de programas especiais para pequenos, médios e grandes empreendedores.

Diferença entre bandeira e operadora de crédito

Começando pelas bandeiras, elas são as que estabelecem o limite de crédito, parcelamento, cobertura do cartão (nacional ou internacional) e as responsáveis por manter a intermediação entre o consumidor que comprou lá na lojinha e a operadora de crédito.

Isso quer dizer que, na hora da venda, é a bandeira que entra em contato com o banco do consumidor final e verifica seus limites do cartão ou a quantia de dinheiro em conta para autorizar, ou não, a compra do consumidor.

As operadoras, por sua vez, são instituições financeiras que cuidam da emissão do cartão, análise de crédito e toda comunicação e resolução de problemas em caso de erros na compra, como duplicatas. Também taxam o uso dos cartões e realizam as cobranças nos casos de ausência de pagamento das faturas.

Pronto! Agora você sabe tudo sobre as bandeiras de cartão de crédito e como funciona o processo da compra, que vai do caixa até o banco ou instituição financeira que opera o cartão e resolve grande parte das burocracias que envolvem o consumidor final.

O que você achou do post?

3 Respostas

Deixe seu comentário