Descubra tudo sobre o CVV do cartão de crédito

Sabemos que o procedimento de comprar online é ligeiramente diferente de comprar fisicamente. Mas você sabe o que é CVV, qual sua serventia e como encontrá-lo no seu cartão de crédito para finalizar suas compras na internet?

O que e cvv

O CVV nada mais é do que o código de segurança do cartão de crédito, código sempre requisitado para concluir uma compra online. A sigla muda de acordo com a empresa de cartão utilizada, mas em todos os casos possui a mesma finalidade: tornar o processo de compras pela internet mais seguro.

Certamente, se você já realizou uma compra online utilizando o seu cartão de crédito, você já passou por esse procedimento de segurança, certo? Mas se ficou curioso para entender porque o código é solicitado, este artigo suprirá suas dúvidas.

Além disso, se você nunca realizou uma compra online, com esse texto você localizará, rapidamente, onde fica o CVV do seu cartão. Tornando o cadastro das suas informações bancárias mais rápidas e dinâmicas.

O que é CVV do cartão de crédito?

A sigla significa Card Verification Value, termo em inglês que significa ao pé da letra: Valor de Verificação do Cartão. Ele é conhecido, popularmente, como Código de Verificação do Cartão.

Cada empresa de cartão utiliza uma variação dessa sigla, sendo os termos também válidos:

  • CVV utilizado pela Visa;
  • o CVC ou CVC2 - Card Validation Code - usado pela Mastercard; e
  • o CID ou Card ID utilizado pela American Express.

Ainda é possível encontrar as seguintes variações:

  • CVVC - Card Verification Value Code
  • V - CODE ou V CODE - Verification Code
  • CCV - Card Code Verification
  • CVD - Card Verification Data

Esses termos, na verdade, são variações de uma mesma coisa. Na prática, todos são códigos de segurança para utilizar o cartão de crédito em operações online. Ou seja, ao invés de passar o cartão na máquina para efetuar a compra, você discriminará os dígitos de segurança do cartão. Simples assim.

Para que serve o CVV do cartão de crédito?

O código de segurança serve para assegurar o e-commerce de que a compra está sendo realizada por alguém que possui o cartão de crédito em mãos. Em outras palavras, o código de segurança é útil para proteger o usuário de possíveis fraudes feitas na internet.

É como se ele fosse uma espécie de senha para proteger empresas e consumidores de golpes financeiros, proporcionando proteção. Mas deve ser utilizado com sabedoria e atenção. Um exemplo disso é lembrar-se, sempre, de não deixá-lo armazenado nos dispositivos onde você costuma realizar transações, ok?

Veja também:
Como aceitar pagamento pelo celular?
Como melhorar o controle de pagamento de clientes
Como definir as políticas de crédito e cobrança

Onde fica o CVV do cartão?

CVV cartão credito

O CVV, geralmente, está localizado no verso do cartão de crédito. A localização pode ser feita rapidamente, visto que o código é composto por um número de três dígitos.

E se você pensa que o número do seu CVV é escolhido aleatoriamente, saiba que o código de segurança do seu cartão de crédito é único. Sendo desenvolvido através de um algoritmo que se baseia em chaves criptográficas.

Dados como o número do cartão e sua data de vencimento são utilizados para sua composição. Sendo esse o procedimento que garante segurança e exclusividade ao usuário.

E aí, sente-se melhor para utilizar o CVV do seu cartão depois de ler este texto? Esperamos que sim!

O que você achou do post?

0 Respostas

Deixe seu comentário