Receba pagamentos via boleto, cartão de crédito ou PIX

Entenda como funcionam os planos recorrentes

Os pagamentos e planos recorrentes são formas de recebimento que mais crescem ao redor do mundo. Conheça melhor os seus três modelos, como eles funcionam e os benefícios que podem trazer para o seu negócio.

Plano recorrente

Academias, escolas e instituições que prestam serviços contínuos costumam oferecer combos com descontos para atrair mais clientes, porém, aceitar o pagamento somente em dinheiro pode parecer interessante no início do negócio. Acontece que reter as mensalidades pode prejudicar o andamento do negócio a médio e longo prazos.

Assim, além de arriscar a qualidade do seu serviço e da sua estrutura, a ausência de diferentes formas de pagamento se transforma em uma imensa bola de neve que pode levar a empresa à falência.

Existe uma forma de reverter esse problema e tratá-lo desde o início: o oferecimento de planos recorrentes de pagamento. Com organização financeira, os descontos especiais para contratos bimestrais, semestrais ou anuais podem chamar atenção e ser positivo para quem adquire o serviço e para quem o presta

Conheça melhor como funciona o plano recorrente, seja para academia ou outros serviços, e todos os benefícios do seu uso.

O que é plano recorrente

O plano recorrente é realizado quando o negócio necessita de um pagamento contínuo pela prestação de um serviço. É um tipo de assinatura ou mensalidade em que um acordo legal determina por quanto tempo um valor será pago, enquanto o cliente faz uso do que contratou.

Em grande parte das vezes, o acordo é um período mínimo para uso do serviço, resultando em multa caso seja cancelado antes do prazo combinado. O contrato desse tipo de plano também oficializa a forma de pagamento, que pode ser boleto, crédito ou débito recorrente.

3 tipos de pagamentos recorrentes

E-book conquistando a inadimplência zero

E-book enviado com sucesso!

Acesse seu e-mail para ler o e-book e fazer seus clientes pagarem em dia.

1.  Cartão de crédito

Para garantir o pagamento do serviço, o cartão de crédito efetua uma cobrança automática pelo tempo acordado no contrato realizado, evitando atrasos por esquecimento, juros e suspensão dos serviços. Um detalhe importante é que o crédito recorrente não utiliza o limite do cartão.

2.  Cartão de débito

Com o cartão de débito também é possível realizar o pagamento recorrente. Basta autorizar o banco a fazer um débito automático de um determinado valor no mesmo dia e hora, todos os meses. Em resumo, essa forma de pagamento é uma transferência programada, garantindo os mesmos benefícios que a cobrança com cartão de crédito.

3.  Boleto bancário

O famoso boleto bancário também permite realizar uma cobrança recorrente e é ótimo para oferecer o formato para as pessoas que não possuem vínculos com bancos. Além de ser seguro, possibilita o arquivo dos comprovantes para resolver eventuais transtornos que possam surgir. Seu único mal é a demora no processamento do pagamento, que pode levar até 5 dias úteis.

Como criar um plano de assinatura recorrente

Uma forma simples de adquirir esse serviço, é através da contratação de uma plataforma de cobrança, que disponibiliza essa e diversas opções para facilitar a gestão de pagamento. Essa contudo não é a única utilidade dos softwares especializados, já que eles trazem outros benefícios e facilidades para a empresa.

Aqui mesmo na Cobre Fácil oferecemos a cobrança recorrente com personalização de datas e valores, emissão de nota fiscal automática, envio de avisos de vencimento, definição de juros e multas e até 3 tentativas automáticas de cobrança.

Isso é ótimo para quando não há sucesso no pagamento do seu cliente, o serviço continua com o envio de boletos, até o devedor quitar a sua dívida, trazendo uma série de vantagens para quem compra e quem vende, sendo uma das principais a diminuição da inadimplência.

Outras vantagens do pagamento recorrente

Bom, agora você já sabe que o pagamento recorrente é a solução para uma boa parte dos problemas financeiros da sua empresa, pois garante maior controle dos recebimentos a partir de um processo automático eficaz.

Também evita o transtorno e constrangimento de realizar cobranças dos clientes com frequência, é mais seguro para o cliente, que poderá usufruir dos serviços sem se preocupar se já quitou a mensalidade.

Ao contratar uma plataforma de pagamento recorrente, também é possível personalizar a cobrança em planos que vão de quinzenais a anuais, valores e datas específicas conforme a necessidade do cliente.

A gestão do negócio também passa a ter mais segurança financeira com a previsão de faturamento, podendo ter planos de melhoria mais assertivos e agregando valor ao serviço oferecido, enriquecendo ainda mais a experiência do cliente.

Deixe seu comentário