Cobre seus clientes de forma automatizada

10 frases e mensagens sobre empreendedorismo feminino

Negócios liderados e criados por mulheres têm ganhado o devido reconhecimento do mercado e são fonte de inspiração para todos. E a próxima pode ser você. Vamos falar sobre empreendedorismo feminino?

Frases empreendedorismo feminino

Comemorado em 19 de novembro, o Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino é uma iniciativa das Nações Unidas em parceria com várias instituições de todo o mundo e que visa encorajar mulheres a liderarem seus próprios negócios.

A data também serve para conscientizar a respeito da desigualdade de gênero no mercado de trabalho. Para se ter ideia, no Fórum Econômico Mundial de 2019, infelizmente encontramos o dado de que o Brasil estava na 92ª posição em um ranking que estima a igualdade entre homens e mulheres para 153 países.

As mulheres brasileiras possuem representação política muito baixa, ganham uma remuneração menor exercendo as mesmas funções que homens, sofrem mais assédio e também são mais vulneráveis ao desemprego. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), nosso País ocupa o quinto lugar em número de feminicídios no mundo.

Todos esses dados mostram tudo que pesa sobre as mulheres na hora de lutar pelo seu lugar ao sol no mercado de trabalho e, ainda mais, quando têm o desejo de empreender.

Por isso é tão importante falar sobre empreendedorismo feminino e levantar essa bandeira de incentivo às mulheres para que ocupem todos os lugares a que têm direito, por competência e merecimento, sem serem excluídas simplesmente por serem mulheres.

Frases de empreendedoras femininas

Para você, mulher, que está lendo este artigo, selecionamos 10 frases ditas por grandes mulheres, que consideramos inspiradoras, porque transmitem uma mensagem de empreendedorismo potente, que nunca deve ser esquecida.

1“O grande segredo da vida é que não há nenhum grande segredo. Seja qual for o seu objetivo, você pode chegar lá se estiver disposto a trabalhar.”

Da Oprah Winfrey, apresentadora norte-americana, também vencedora de vários prêmios Emmy por seu programa "The Oprah Winfrey Show", o talk show com maior audiência da história da televisão norte-americana.

2“Alguns fracassos são inevitáveis. É impossível viver sem fracassar em alguma coisa, a não ser que você viva tomando tanto cuidado com tudo que você simplesmente não viva.”

Da J. K. Rowling, escritora britânica conhecida pela série de livros "Harry Potter", que vendeu mais de 500 milhões de cópias.

3“Faça o que você nasceu para fazer. Você só precisa de autoconfiança.”

Da Beyoncé, cantora norte-americana, símbolo de mulher empoderada e bem-sucedida.

4“Sou o exemplo do que é possível quando meninas, desde o início de suas vidas, são amadas e nutridas pelas pessoas em volta”.

Da Michelle Obama, advogada e ex-primeira dama dos Estados Unidos, exemplo de liderança e olhar inovador.

5"Empreendedorismo, para mim, é fazer acontecer, independentemente do cenário, das opiniões ou das estatísticas. É ousar, fazer diferente, correr riscos, acreditar no seu ideal e na sua missão."

Da Luiza Helena Trajano, empresária brasileira que lidera a rede de lojas de varejo Magazine Luiza e outras empresas integradas a sua holding. Em 2020, sua fortuna era estimada em U$ 4,9 bilhões, segundo a revista Forbes.

6"Você pode não controlar os eventos que acontecem com você, mas você pode decidir não se deixar rebaixar por eles."

Da Maya Angelou, escritora norte-americana que foi a primeira mulher negra a ser roteirista e diretora em Hollywood.

7"Quando eu desejo algo, não meço esforço. No começo da carreira, atendia de domingo a domingo. Folgava só um domingo do mês. Isso me fazia mal? Pelo contrário, eu ia trabalhar feliz porque aquele era o meu sonho."

Da Carla Sarni, brasileira criadora da maior rede de clínicas odontológicas do Brasil, a Sorridents.

8"Mude a sua vida hoje. Não deixe para arriscar no futuro, aja agora, sem atrasos."

Da Simone de Beauvoir, filósofa francesa considerada uma das mais importantes representantes do Movimento Existencialista na França, com grande contribuição em estudos sobre o feminismo e igualdade de gênero

9"Uma garota deve ser duas coisas: quem e o que ela quiser."

Da Coco Chanel, estilista francesa e fundadora da marca Chanel S.A., é a única estilista que aparece na lista das 100 pessoas mais importantes da história do século XX da revista Time.

10"Para todos que acompanham meu trabalho, gostaria de dizer que não há limites para nossos sonhos desde que haja dedicação e sabedoria para conquistá-los."

Da Anitta, cantora brasileira com 27 conquistas internacionais, desde outdoors na Times Square, cinco indicações ao Grammy Latino e dois troféus no Latin American Music Awards, até a participação no álbum da rainha do pop Madonna.

E-book conquistando a inadimplência zero

E-book enviado com sucesso!

Acesse seu e-mail para ler o e-book e fazer seus clientes pagarem em dia.

Dicas de empreendedorismo feminino

Quantas frases inspiradoras, não é mesmo? Todas essas mulheres são a prova de que é possível, sim, realizar sonhos e alcançar o sucesso, mesmo em meio às adversidades comuns a todos que decidem empreender, somada à dose extra de ser uma mulher empreendedora.

Se você deseja empreender, mas não sabe como iniciar um negócio, nós preparamos algumas dicas:

  • Descubra seu talento: com qual área de atuação você se identifica? Pense no que você gosta de fazer.
  • Que tipo de empreendedorismo você quer praticar? O que você quer oferecer e para quem? Você precisa ter certeza dessas questões antes de começar.
  • Entenda seu mercado: como você pode se destacar nessa área? Conheça a concorrência e entenda se sua ideia é original.
  • Estude: faça cursos, busque fazer uma graduação, pós-graduação, enfim, conhecimento nunca é demais e fará toda diferença no dia a dia do seu empreendimento.
  • Monte seu negócio: ele vai ser físico, online ou os dois? Vai ter uma equipe ou começar sozinha? Desenhe um plano de negócios, inclusive para organizar o financeiro da sua empresa. Busque fontes confiáveis e gratuitas como o Sebrae, com tutoriais e dicas para quem quer começar a empreender.
  • Não queira fazer tudo sozinha: você não precisa estar só. Esteja aberta para receber ajuda de quem quiser ajudar. Inclusive, participe de redes de empreendedorismo feminino. Mais mulheres estão empreendendo como você e, juntas, podem trocar conhecimento e força!
  • Nem todo mundo vai gostar: faça o que você entende ser o melhor, pense nos riscos e bote para quebrar! Sempre tem alguém para criticar o que fazemos, apenas confie em você mesma. Releia a frase da Maya Angelou e siga em frente.
  • Busque investimentos: você pode tanto captar investimentos de outras mulheres à frente de aceleradoras como contar com a ajuda de uma sócia, por exemplo. Descubra que tipos de fontes de investimento financeiro estão de acordo com o seu propósito e corra atrás.

Se você gostou dessas dicas e frases inspiradoras, que tal compartilhar com outras mulheres para motivá-las também?

Deixe seu comentário