Nota Fiscal Eletrônica automática, grátis e ilimitada

7 ideias inovadoras para escritório de contabilidade

Que tal inovar no seu escritório de contabilidade implementando novas tecnologias e serviços? Investir em sustentabilidade, capacitação e tecnologia vai aumentar a eficiência dos processos contábeis, diminuindo custos e aumentando a satisfação dos seus clientes. Veja como aplicar essas ideias inovadoras!

Ideias escritório contabilidade

As sete ideias mais inovadoras para um escritório de contabilidade envolvem investir na capacitação da sua equipe, recompensar ideias inovadoras, fazer cobrança automatizada, praticar a sustentabilidade, armazenar em nuvem, repensar o marketing e oferecer um serviço de consultoria.

Quando pensamos em inovação, em qualquer que seja a área, pensamos em tecnologia, mas inovar vai muito além de utilizar novos softwares e computadores de ponta.

Algumas das melhores ideias inovadoras para o escritório de contabilidade estão ligadas à relação dos colaboradores e dos seus clientes com os processos contábeis.

É o exemplo de oferecer aos seus clientes serviços que vão além dos tradicionais, modernizar e alinhar os processos internos, armazenar arquivos de maneira mais eficiente utilizando a nuvem e investir no marketing.

Quer conhecer essas ideias? Acompanhe nossa lista com sete ideias criativas para escritórios de contabilidade.

1.  Invista na capacitação da sua equipe

A eficiência e a capacidade operacional do seu escritório estão diretamente ligadas ao nível e à qualidade de instrução dos seus funcionários. Por esse motivo, invista em cursos, workshops, palestras e congressos para seus colaboradores.

Ao dar oportunidades para que eles conheçam novas ideias, tecnologias e maneiras mais eficientes de trabalhar, você vai aumentar a motivação e a produtividade de todos.

Além disso, funcionários capacitados se sentem mais confortáveis em discutir, testar e implementar novas ideias.

2.  Crie um ambiente que promova a inovação

Agora que seus funcionários estão com vontade de inovar, é preciso criar incentivos para que essa vontade esteja sempre presente. Como fazer isso? Recompensando a proatividade.

Crie sistemas de recompensa que reconheçam o empenho daqueles que estão sempre tentando melhorar a sua organização. Você pode, por exemplo, implementar uma série de metas a serem alcançadas pelo seu time de colaboradores e, quando essa meta for atingida, recompensar com gratificações no salário.

Outra alternativa é dar benefícios como viagens e recompensas em dinheiro para aquele colaborador que mais inovou durante o ano.

Outra maneira importante de incentivar a equipe é fornecer feedbacks construtivos aos colaboradores. Valorize as qualidades individuais, destaque os pontos fortes, mas também aponte erros e como corrigi-los.

3.  Cobre clientes de forma automatizada

A parte de cobranças do setor financeiro é muito importante na relação com o seu cliente. Por esse motivo, investir em automação financeira vai beneficiar a sua empresa de várias maneiras.

Plataformas de cobrança para escritórios contábeis oferecem serviços para programar emissões automáticas de Notas Fiscais, criar links para pagamentos recorrentes, gestão de contrato e, a partir de todos esses recursos, fornecem métricas para acompanhamento da gestão financeira do seu negócio.

Aliás, quando os processos financeiros se automatizam, a sua equipe ganha tempo para executar outras tarefas, tornando todo o trabalho mais dinâmico.

Oferecer várias formas de pagamento, que atendem todas as necessidades do seu cliente, também vai ajudar em outro ponto: reduzir a inadimplência.

4.  Pratique a sustentabilidade

A sustentabilidade aos poucos deixa de se tornar inovação para se tornar necessidade, mas o setor contábil ainda oferece resistência a algumas práticas sustentáveis, sem se dar conta que pode estar perdendo dinheiro.

Reutilizar papéis, diminuir o uso de copos plásticos e utilizar o ar-condicionado em uma temperatura 2 graus acima do usual são algumas das medidas que você pode implementar e que certamente vão influenciar até mesmo no seu fluxo de caixa.

Para manter essas práticas sustentáveis dentro do seu escritório, é importante criar uma cultura de responsabilidade.

Promova palestras e eventos que mostrem a importância e o impacto do uso consciente dos materiais descartáveis, por exemplo.

A automatização de processos e a digitalização de documentos é outro passo importante para revolucionar seu escritório nesse sentido. Afinal, a diminuição do uso de papel torna o ambiente mais limpo e organizado, praticando a sustentabilidade e contribuindo com o bem-estar de todos.

5.  Utilize o armazenamento em nuvem

Falando em reduzir o uso do papel, o armazenamento em nuvem é uma ferramenta poderosa para melhorar a eficiência e a segurança dos seus dados, além de ser uma prática super sustentável.

Nesse modelo de armazenamento, os arquivos digitais são salvos em um servidor e acessados pela internet.

Fomos além e listamos cinco motivos para você adotar o armazenamento em nuvem no seu escritório contábil:

  1. Os servidores possuem segurança reforçada contra hackers.
  2. Evita a perda de arquivos por falhas em computadores.
  3. Permite que documentos sejam acessados de qualquer lugar, basta ter acesso à internet.
  4. Possibilita que várias pessoas tenham acesso a um arquivo ao mesmo tempo.
  5. Libera espaço físico no seu escritório.

Agora que está tudo seguro e armazenado de forma eficiente, que tal pensar em criar uma presença na internet e atingir novas audiências?

6.  Repense o marketing do seu escritório

É bastante comum ter muitos clientes fidelizados nesse ramo de negócio, embora isso não queira dizer que você não deva investir em ideias de marketing para o seu escritório de contabilidade.

É claro que o principal objetivo de investir em marketing vai ser atrair novos clientes, mas ele não é o único. Uma campanha bem elaborada vai deixar seu escritório e sua marca mais confiáveis, transmitindo segurança e eficiência até para quem já é cliente, ajudando a fidelizar a clientela.

Outra maneira de promover o nome do seu escritório é criar uma presença digital. Identifique qual seu público-alvo e quais redes sociais ele acessa, crie um perfil nessas redes e produza nele conteúdo relevante, com dicas, boas práticas e novidades da área contábil.

Isso vai mostrar ao público que a sua empresa domina os assuntos e está sempre atualizada e pronta para auxiliar os eventuais clientes da marca.

E-book conquistando a inadimplência zero

E-book enviado com sucesso!

Acesse seu e-mail para ler o e-book e fazer seus clientes pagarem em dia.

7.  Implemente a contabilidade consultiva

A contabilidade consultiva é uma prática inovadora que busca ressignificar o papel do contador e sua relação com o cliente, transformando o profissional em uma espécie de consultor financeiro.

Além de realizar os serviços rotineiros, o seu escritório de contabilidade pode oferecer uma série de funções únicas e focadas nos desafios de cada cliente. A análise dos dados financeiros e a sugestão de planos e estratégias de crescimento são algumas delas.

Essa atuação consultiva vai dar uma sensação de personalização e exclusividade, o que pode aumentar muito a satisfação e retenção de clientes.

E aí, deu para perceber que a contabilidade não pode ficar de fora das inovações de um mundo cada vez mais tecnológico e integrado?

Então, para se manter sempre atualizado quando o assunto é inovação, acompanhe as novidades que divulgamos também em nosso perfil do Instagram: @CobreFácil. Bons negócios!

Deixe seu comentário