Cobre seus clientes de forma automatizada

Por que oferecer e incentivar parcela recorrente?

Como funciona e por que oferecer e incentivar parcela recorrente e compras por recorrência? A resposta para essas perguntas está neste artigo! Aproveite para descobrir qual plataforma escolher se quiser implementar o modelo com 100% de sucesso.

Parcela recorrente

— Você não precisa pagar tudo agora! Podemos oferecer a opção de parcela recorrente e você só paga o valor da parcela a cada mês. Aí, não prejudica o seu orçamento ou sequer seu limite do cartão! — Já pensou em ter a liberdade de fazer essa proposta aos seus clientes sem sair no prejuízo?

Dividir uma conta em parcelas recorrentes não tem nada a ver com fazer um pagamento tradicional em várias prestações porque o consumidor só paga pelo produto ou serviço enquanto estiver usufruindo dele.

E você só faz negócio, envia o produto ou o serviço e recebe pela venda enquanto ela estiver acontecendo.

Uma das duas partes não quer mais manter o relacionamento? Basta encerrar o contrato, sem burocracias ou dores de cabeça! Está tudo correndo bem, mas você se preocupa com não receber o pagamento no dia certo? Use a recorrência para diminuir a inadimplência! Até rimou.

Esqueça esse tipo de problema: se o modelo for administrado através de uma boa plataforma digital, você consegue enviar até lembretes e cobranças automatizados para todo mundo sem precisar digitar mensagem por mensagem a cada um.

Neste artigo, entenda exatamente por que você deve oferecer e incentivar esse novo (e melhor!) formato de parcelamento.

O que é parcelamento recorrente?

Parcelar ou comprar com recorrência significa, para o consumidor, adquirir determinado produto ou serviço pelo tempo que desejar e somente pagar por ele enquanto estiver usufruindo da compra, ou seja, o cliente não paga o valor total da compra de uma vez, mas um valor referente ao uso por semana, mês, quinzena, semestre ou ano.

Para gestores e empreendedores, por sua vez, a recorrência nada mais é do que uma espécie de clube de assinatura, no qual o produto ou serviço é enviado/fornecido ao cliente somente enquanto houver pagamento.

O parcelamento recorrente difere da divisão de prestações no cartão de crédito, entre outras razões, porque não “toma” todo o limite do cartão de crédito do consumidor e porque permite aos negócios manterem um fluxo de caixa muito mais constante – bem como uma receita mais previsível.

Como funciona o parcelamento recorrente?

Pagamentos recorrentes podem acontecer via cartão de crédito, débito automático, link de pagamento gerado pela própria empresa, Pix ou até boleto bancário, e essa modalidade tem tudo para funcionar perfeitamente se empresa e consumidor cumprirem com suas obrigações.

Uma vez firmado e assinado um acordo entre quem fornece o produto ou serviço contratado para ser recebido de tempos em tempos – geralmente no formato de recorrência mensal – e o consumidor que vai receber o produto ou serviço em questão, basta que a empresa faça o envio corretamente e o cliente faça o pagamento no prazo correto e as burocracias acabam por aí!

Essa negociação geralmente acontece 100% à distância e, se você precisar de exemplos para implementar a recorrência nos seus negócios, basta estudar mais a fundo:

Fora isso, não tem segredo nenhum na hora de colocar a alternativa em prática. Apenas fique de olho nos principais motivos de cancelamento de assinaturas e planos nesse formato para evitá-los.

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7 passos de como fazer parcelamento por recorrência

Para um empreendedor oferecer pagamento por recorrência, alguns passos são obrigatórios. Confira-os e tome nota!

  1. Defina quais serão as alternativas de produtos/serviços oferecidas aos consumidores que desejam fechar negócio dessa forma.
  2. Estabeleça os valores para todas as alternativas selecionadas.
  3. Selecione as formas de cobrança – crédito, débito, Pix, link de pagamento e/ou boleto.
  4. Elabore contratos com ajuda de advogados especializados e responsáveis pelo departamento financeiro da empresa.
  5. Crie uma política interna de cobranças.
  6. Escolha cautelosamente a plataforma que será utilizada na gestão dos recebimentos e verifique se há integração desse recurso ao(s) outro(s) sistema(s) utilizado(s).
  7. Implemente e teste a plataforma escolhida, com configuração individual e detalhada de cada alternativa de parcelamento e pagamento – que só será feita uma única vez e, também por isso, precisa do cuidado na realização.

Depois disso, recomenda-se a solicitação de feedbacks aos consumidores que participarem da implementação e forem os primeiros a contar com o novo modelo.

Sem contar que é fundamental a análise dos retornos e opiniões para o aperfeiçoamento de toda a operação!

Aliás, adequações e melhorias constantes são imprescindíveis para, mais do que conquistar novos clientes, manter fiéis todos os que decidirem pela recorrência, usufruindo ao máximo de todas as vantagens do modelo – inclusive para ficar com as contas sempre no azul.

Quais as vantagens da parcela recorrente?

A recorrência melhora o fluxo de caixa e permite que os gestores tenham mais previsibilidade de receita, o que ajuda a dormir melhor e a planejar novos investimentos. Além disso, aumenta as vendas e ajuda a diminuir a inadimplência de várias formas.

A lista de como o parcelamento recorrente pode beneficiar um negócio traz vantagens de cair o queixo!

Up-selling e cross-selling também acontecem com mais frequência quando existem cobranças recorrentes em uma empresa, simplesmente porque fica mais fácil para os administradores da organização e suas equipes oferecerem aos clientes outros produtos ou serviços que façam sentido para eles ou soluções que complementem as já adquiridas.

Mas esses prós apenas se concretizam no mais alto nível se existe uma plataforma de automação da gestão financeira por trás de todo o processo.

Qual é a melhor plataforma de parcela recorrente?

A melhor plataforma para vender e comprar por recorrência é aquela capaz de fornecer tanto às empresas quanto aos consumidores todos os benefícios prometidos por essa modalidade de pagamento e recebimento.

Soluções desenvolvidas por marcas reconhecidas do mercado estão entre as mais recomendadas por especialistas porque facilitam a criação e o gerenciamento de planos e a predefinição de multas e juros em casos de atrasos.

Uma boa plataforma de cobrança também deve oferecer emissão automática de Nota Fiscal com cadastro em milhares de prefeituras ao redor do país e envio de lembretes e controle de notificações por e-mail e SMS – e as plataformas de cobranças recorrentes mais atualizadas ainda dispõem de áreas exclusivas para o seu cliente, viu?

Faça um teste! Veja como a cobrança recorrente vai aumentar sua receita a curto, médio e longo prazo.

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