Como calcular o prazo médio de recebimento de vendas e qual é o indicador ideal

Receber em dia é uma ótima forma de manter a saúde financeira da sua empresa estável. Saiba como calcular o prazo médio de recebimento pelas suas vendas e estar sempre em dia com as contas da sua empresa.

Prazo médio de recebimento

Se você já se perguntou qual o prazo médio ideal de recebimento, saiba que existem fórmulas para calcular o PMR, mas os indicadores variam para vendas e para recebimento de duplicatas, por exemplo.

O cálculo desse prazo é importante para manter a saúde financeira da sua empresa, já que proporciona ao administrador uma estimativa de quanto tempo determinada quantia ficará fora de caixa.

Por isso, separamos para você algumas dicas de como melhorar ainda mais a gestão financeira da sua empresa, fazendo os cálculos necessários para descobrir o prazo médio de recebimento.

O que é prazo médio de recebimento?

Basicamente, o prazo médio de recebimento - ou PMR - é o tempo que você leva para receber o valor por determinada compra ou serviço feito. Geralmente, o cálculo é feito para saber a média do prazo de recebimento de vendas parceladas.

Muitos empreendedores prestam serviço ou vendem seus produtos a prazo, já que essa modalidade é um atrativo ao consumidor, que tem mais tempo para pagar pela compra. No entanto, se o administrador não tem um bom controle sobre a gestão financeira da empresa, um prazo maior de recebimento pode acarretar em problemas no fluxo de caixa.

Por isso, muitos usam o sistema de duplicata para ter uma garantia do pagamento. Mesmo assim, é possível fazer o cálculo do prazo médio de recebimento de duplicatas, ainda que o documento possua data de vencimento.

Ebook conquistando a inadimplência zero

eBook enviado com sucesso!

Acesse seu e-mail para ler o eBook e fazer seus clientes pagarem em dia.

Qual a diferença entre prazo médio de recebimento e prazo médio de pagamento?

Enquanto o prazo médio de recebimento de vendas é a estimativa de quando o vendedor receberá o dinheiro, o prazo médio de pagamento é o tempo médio que leva para o vendedor pagar o fornecedor pelo produto.

Isso não significa que os prazos são os mesmos. As condições de venda e de pagamento podem ser totalmente diferentes, por isso é preciso se organizar financeiramente para não ficar sem dinheiro em caixa.

Como calcular prazo médio de recebimento?

Para calcular o prazo médio de recebimento, você deve analisar as condições de venda de determinado produto. Ou seja, se você vende, por exemplo, uma bicicleta com zero de entrada e pagamento a prazo em 30 e 60 dias, o seu prazo médio de recebimento de vendas será de 0 + 50% + 50%.

Essa é uma das contas mais básicas a se fazer na hora de calcular o prazo médio de recebimento, mas não se preocupe, separamos duas possibilidades para que você possa fazer essa conta de maneira simples.

Para achar o prazo médio de recebimento do seu negócio, é só fazer o cálculo mostrado no próximo tópico, adequando os valores dos exemplos aos dados reais da sua empresa.

Fórmula prazo médio de recebimento

A fórmula do prazo médio de recebimento exige que você saiba o prazo acertado para recebimento e o valor da venda. Para ajudar na hora do cálculo, separamos duas fórmulas: uma para cálculo de uma única venda e outra para calcular prazo médio de mais de uma venda no geral.

Vamos supor que você tenha vendido, em sua empresa, uma geladeira no valor de R$ 2.200. Para efetuar a venda, você ofereceu ao cliente que o pagamento fosse feito em 4 parcelas a serem pagas a cada 30 dias.

1.  Cálculo do prazo médio de uma única venda

A fórmula simples para se analisar vendas isoladas como essa consiste no seguinte cálculo:

PMR = (prazo para pagamento x valor do produto) / valor do produto

Aplicando a fórmula ao exemplo acima, o resultado da conta seria esse:

PMR = (180 x 2.200) / 2.200
PMR = 39.6000 / 2.200
PMR = 180

Ou seja, para a venda em questão, o empreendedor receberia o dinheiro integralmente somente em 180 dias.

2.  Cálculo do prazo médio para vendas no geral

A segunda fórmula é para analisar o prazo médio de recebimento de várias vendas. Vamos supor que o vendedor tenha feito três vendas a prazo e gostaria de saber, em média, quando receberá o valor dos produtos vendidos. Observe a tabela com as vendas e seus respectivos prazos para pagamento.

Cliente Valor da venda Data da venda Prazo para pagamento
Cliente A R$ 220 13/03 20/03
Cliente B R$ 1.200 17/03 31/03
Cliente C R$ 800 20/03 30/03

O cálculo a ser feito, nesses casos, é o seguinte:

PMR = Soma de (prazos de recebimento de todos os produtos x valor dos produtos) / soma dos valores dos produtos

Exemplo:

PMR = (7 x 220) + (14 x 1.200) + (10 x 800) / 220 + 1200 + 800
PMR = 1.540 + 16.800 + 8.000 / 2.220
PMR = 26.340 / 2.200
PMR = 11,98

Portanto, o prazo médio para pagamento nas vendas feitas do período de 13/03 a 31/03 é de aproximadamente 12 dias.

Qual o indicador ideal de prazo médio de recebimento?

Não há um número exato que seja o prazo médio de recebimento ideal. No entanto, quanto menor for o PMR, melhor o indicador, pois isso quer dizer que os clientes tendem a pagar antes mesmo do prazo dado pelo vendedor como limite.

Uma boa ideia para receber antes do prazo é oferecer descontos para pagamentos antecipados. Esse método funciona bem para quem trabalha com vendas recorrentes e pode oferecer desconto na mensalidade caso ela seja paga antes do vencimento.

Por que fazer o cálculo do prazo médio de recebimento?

Saber quando o dinheiro entra no seu caixa é um fator essencial para a saúde financeira da sua empresa. O ideal para manter uma margem segura entre o prazo médio de recebimento e pagamento é sempre dar preferência às vendas à vista e aos pagamentos a prazo.

Assim, você garante que sempre terá o valor em caixa para pagar seus fornecedores. Fazer esse sistema ao contrário (dar preferência para vendas a prazo e pagamentos à vista) faz com que você dependa sempre do capital de giro para pagar os fornecedores.

Por isso, esteja sempre atento ao prazo médio de recebimento das suas vendas. Manter o equilíbrio entre as contas a pagar e a receber é o melhor caminho para manter o seu caixa estável e longe das surpresas desagradáveis na gestão financeira do seu empreendimento.

O que você achou do post?

5 Respostas

Deixe seu comentário