Cobre seus clientes de forma automatizada

Processo de cobrança: como acertar na hora de criar o seu?

Este guia completo vai ajudar você a equipar sua empresa com um processo de cobrança inovador e eficiente, garantindo que o caixa fique no azul sem deixar nenhum cliente insatisfeito.

Operadora cobrando clientes inadimplentes com êxito

Para criar um processo de cobrança verdadeiramente eficiente, defina políticas claras, elabore um fluxograma das etapas, avalie cada situação separadamente, explore a comunicação proativa e cuide do tom dos diálogos.

Além disso, ofereça flexibilidade para quitação de dívidas, conte com a ajuda da tecnologia e monitore os resultados das ações de cobrança.

As vantagens dessa organização incluem o estabelecimento de um sistema eficiente de recuperação de pagamentos pendentes, um fluxo de caixa mais saudável e um relacionamento fortalecido com os clientes. Sem mencionar o combate da inadimplência!

Neste artigo, você explora os detalhes de como elaborar um processo realmente eficaz e descobre qual a relação do sucesso desse processo com o implemento de novidades tecnológicas para otimizar seus resultados.

Para começo de conversa, o que é um processo de cobrança?

O processo de cobrança é definido por uma série de etapas que uma empresa segue para recuperar os valores em atraso de seus clientes. Ele deve ser colocado em prática antes e depois de uma conta vencer sem ser quitada e abrange comunicações estruturadas e ações coordenadas.

Quando acontece de forma eficaz, o processo não apenas assegura que as obrigações financeiras dos consumidores junto à sua empresa sejam atendidas, mas também desempenha um papel crucial na manutenção de relacionamentos duradouros e na prevenção da inadimplência.

Quais são as fases do processo de cobrança? 3 etapas para seguir à risca

O processo de cobrança geralmente envolve o envio de lembretes de pagamento prévios ao vencimento para todos os consumidores – em especial aqueles que têm fama de inadimplentes –, mas começa para valer, nas comunicações mais assertivas à medida que o atraso acontece e o tempo vá passando ainda sem pagamento.

Caso a inadimplência persista, notificações formais e envolvimento de agências de cobrança podem ser necessários para recuperar os montantes devidos.

1.  Cobrança amigável

Esta é a fase inicial do processo de cobrança propriamente dito, na qual mensagens de cobrança cordiais são enviadas aos clientes com pagamentos pendentes. Esses comunicados têm como objetivo principal recordar o consumidor sobre a obrigação e manter um canal de conversa aberto com ele.

2.  Comunicações mais firmes

Se os lembretes iniciais não derem resultados, a abordagem deverá ser mais direta. Nela, o profissional responsável pelo contato – ou o lembrete automatizado e programado na régua de cobranças – precisará informar ao consumidor, de maneira clara e assertiva, sobre a pendência financeira, além de esclarecer a incidência de juros e multas sobre o valor total da dívida.

3.  Medidas de notificação formal

Se a falta de pagamento persistir, a empresa poderá tomar medidas mais formais, como notificações extrajudiciais e judiciais ou mesmo o encaminhamento dos dados do cliente para agências de cobrança ou a negativação do inadimplente em sistemas de proteção ao crédito, como o SPC e o Serasa.

Idealmente, uma política de cobrança bem estruturada deve evitar que as coisas cheguem a esse ponto, mas tenha em mente que, em certos casos, algumas estratégias de cobrança específicas podem ser necessárias.

Qual a importância de ter uma política de cobrança?

Uma política de cobrança claramente definida é um elemento-chave para manter um processo tão eficiente que leve ao caixa sempre fechando no azul. Ela não apenas garante consistência nas abordagens, como também serve de guia para que o time responsável possa interagir de forma respeitosa e padronizada com clientes devedores.

Você pode considerá-la um documento que estabelece diretrizes sobre como cobrar clientes inadimplentes, quando e de que forma as comunicações devem ser realizadas, quais ações podem ser tomadas em caso de atrasos menos e mais duradouros e como balancear a cobrança do débito e a preservação do vínculo com o devedor.

Se a sua empresa ainda não possui tudo isso bem definido, já passou da hora de criar o tal documento por aí!

Como criar um processo de cobrança eficiente e amigável em 8 passos

Os principais passos envolvidos num processo de cobrança eficiente e amigável incluem definição de políticas claras para o relacionamento com os consumidores, comunicação personalizada e flexibilidade nos acordos de pagamento, buscando o equilíbrio entre um caixa positivo e uma base de clientes satisfeitos.

Adotar abordagens que priorizem a transparência, o respeito e a empatia também é essencial.

O processo de cobrança envolve uma série de etapas interligadas, que vão desde a análise de histórico de pagamentos até a implementação de estratégias de recuperação, e cada etapa devidamente cumprida vai desempenhar um papel vital na manutenção da saúde financeira da empresa.

1.  Defina políticas claras

Estabeleça políticas de cobrança claras e transparentes tanto para sua equipe, que precisa saber de que forma abordar um devedor, quanto para o cliente, que deve estar ciente de que será cobrado em caso de atrasos.

Separe uma seção específica no contrato de prestação de serviços ou similares para casos de inadimplência, reforce que a cobrança pode ser necessária e esclareça qualquer protocolo desde o início do relacionamento com o consumidor. Isso evita mal-entendidos e ajuda a alinhar expectativas.

2.  Elabore um fluxograma do processo

Crie um fluxograma abrangente que detalhe cada etapa do processo de cobrança e ofereça à sua equipe clareza sobre a rotina de comunicações e acertos com os devedores, ajudando a garantir uma abordagem consistente e bem coordenada.

Mapa conceitual de fluxograma de contas a receber

Um mapeamento bem estruturado é o pontapé inicial necessário para otimizar seu processo de cobrança e garante uma melhor visualização das etapas-chave para, no fim das contas (literalmente!), ter mais dinheiro entrando do que saindo.

Ele considera desde o primeiro lembrete de pagamento até a recuperação bem-sucedida de cada montante, padronizando a sequência de ações a serem tomadas pelo seu time e contribuindo para decisões mais assertivas por parte das lideranças em cada estágio.

3.  Avalie a situação antes de seguir em frente

Antes de iniciar qualquer ação de cobrança, é essencial avaliar a situação de cada pessoa devedora de forma individual, afinal, um cliente que atrasou um pagamento e quitou os outros antes do vencimento pode apenas ter esquecido de fazer o acerto ou estar com problemas pessoais.

Nesse caso, a abordagem deve ser bem diferente daquela tida com quem não paga há meses.

Verifique os detalhes do acordo, o histórico da contabilidade e converse com o cliente para entender o que aconteceu. Esse tipo de postura personaliza a abordagem e mostra empatia por parte da empresa.

4.  Opte pela comunicação proativa

Mantenha a comunicação aberta com seu público desde o início e, por proativa, entenda: na qual sejam dados ouvidos às questões e necessidades do próprio consumidor e, acima de tudo, em que ele seja tratado com respeito e transparência.

Comece enviando lembretes gentis através de uma régua de cobrança, por exemplo, antes da data de vencimento de cada conta e adote um tom semelhante nos outros avisos, mesmo passado o limite para o pagamento. Você pode deixar o papo cada vez mais sério, sem dúvida, mas não menos educado.

Uma abordagem proativa antecipa e evita problemas futuros, ajudando a manter uma relação saudável com o público.

5.  Mude o tom da comunicação gradativamente

Se o pagamento não for efetuado após o envio dos lembretes iniciais, planeje contatos escalonados – num dia e depois no outro, sempre em horário comercial, em dois momentos diferentes do mesmo dia, por e-mail e por mensagem e assim em diante –, intensificando gradualmente o tom das mensagens, passando-as de lembretes para notificações mais diretas e incisivas.

Vale reforçar: apenas tome cuidado para não usar um tom de voz grosseiro na comunicação, afinal, ninguém acerta uma dívida porque o atendente resolveu ser rude, não é mesmo?

6.  Ofereça formas flexíveis de pagamento

Às vezes, oferecer opções de pagamento flexíveis para clientes que enfrentam dificuldades financeiras temporárias pode ser o que falta para receber o valor devido.

Adote múltiplos meios de pagamento, ofereça planos de parcelamento ou extensões de prazo ou o que for necessário (e viável economicamente para a sua empresa) para garantir a quitação do débito. O próximo passo pode ajudar nesse sentido!

7.  Incorpore tecnologia aos processos

A modernização do processo de cobrança envolve a integração de sistemas de cobrança automatizados ao(s) sistema(s) já utilizado(s) na sua empresa. Essa incorporação aprimora significativamente a eficiência e a precisão das comunicações de cobrança, das emissões de boletos e até de Notas Fiscais.

Um bom sistema de cobranças ainda contribui com:

  • toda a flexibilidade necessária ao cliente;
  • oferta de meios de pagamento diversos;
  • automatização de tarefas que, antes, eram manuais e repetitivas;
  • redução das chances de erros humanos.

Permitindo, assim, que você e os profissionais do setor de atendimento e/ou vendas se concentrem em atividades mais estratégicas, como a comunicação direta com os clientes inadimplentes.

8.  Faça um acompanhamento rigoroso

Mantenha um registro detalhado de todas as interações e ações envolvendo os responsáveis pelas comunicações, as tecnologias adotadas no processo e os clientes com dívidas penduradas

Isso ajuda a evitar cobranças duplicadas, colabora para o monitoramento do progresso dos acertos e serve como base para tomar decisões pautadas em fatos.

Tudo o que for registrado no acompanhamento também pode ser utilizado como prova no caso de uma ação judicial em último caso, além de ajudar a criar um mapeamento de risco de inadimplência da sua base de clientes.

E, por falar em inadimplência mais uma vez, é preciso ter bastante tato para lidar com essa questão “espinhosa” sem perder de vez o cliente e o pagamento!

Como lidar com clientes inadimplentes no processo de cobrança?

Lidar com clientes inadimplentes exige sensibilidade e estratégia, então, em vez de adotar uma abordagem agressiva, é mais eficaz entrar em contato de maneira diplomática e compreensiva, realizando a cobrança de maneira amigável.

Identificar os motivos da inadimplência e oferecer soluções personalizadas pode transformar um cliente inadimplente em um parceiro de pagamento confiável, afinal, quem é tratado com respeito em momentos delicados, via de regra, saberá retribuir depois.

Abaixo, você confere algumas dicas valiosas para navegar por essa situação complexa. ⏬

  • Comunique-se com empatia: mantenha uma abordagem empática e compreensiva ao entrar em contato com clientes inadimplentes, evitando conflitos e proporcionando uma atmosfera mais colaborativa.
  • Ofereça soluções viáveis: em vez de focar apenas no pagamento integral, ofereça soluções viáveis, como parcelamentos ou planos de pagamento adaptados à situação financeira do cliente.
  • Mantenha registros detalhados: guarde um registro preciso de todas as interações e acordos feitos com clientes inadimplentes, estratégia importante para evitar mal-entendidos futuros.
  • Estabeleça prazos claros: ao propor acordos, estabeleça prazos claros e realistas para que os pagamentos sejam feitos, afinal, criar expectativas claras ajuda a evitar atrasos adicionais.
  • Seja consistente: aplique suas políticas de cobrança com consistência para todos os clientes, mostrando que todas as partes são tratadas de forma justa e igual.

Por último, mas não menos importante e de forma complementar a essas dicas, use a tecnologia a seu favor. Você não leria tantas vezes sobre investir em inovação se fazê-lo não fosse realmente importante… Já pensou por esse lado? As vantagens são muitas!

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8 vantagens de incorporar tecnologia no processo de cobrança

A tecnologia desempenha um papel transformador nas rotinas de cobrança e é por isso que várias organizações já fazem o processo de cobrança de forma automatizada. Depois de dar uma olhadinha nos benefícios que a automação de tarefas repetitivas traz, você não vai querer ficar para trás – da concorrência, inclusive.

  1. Automatização eficiente: o processo de cobrança fica mais simples, permitindo que lembretes e notificações sejam enviados automaticamente, o que economiza tempo e recursos valiosos.
  2. Redução de erros: com a automação de contas a receber, as chances de erros humanos se tornam mínimas, já que a tecnologia fica responsável por boa parte da burocracia do dia a dia, garantindo maior precisão nas comunicações, evitando mal-entendidos e aumentando a confiabilidade das interações com os clientes.
  3. Rastreamento detalhado: sistemas automatizados oferecem um registro minucioso de todas as interações e comunicações relacionadas à cobrança, o que pode ajudar você a resguardar seu negócio em casos de ações judiciais, por exemplo.
  4. Comunicações personalizadas: a tecnologia permite a personalização das mensagens de acordo com o histórico de relacionamento de cada cliente, contribuindo com a vida dos responsáveis pela comunicação e ajudando esses colaboradores a demonstrar consideração pelos fregueses.
  5. Agilidade no processo: etapas automatizadas aceleram a resolução de pendências, encurtando significativamente o tempo necessário para recuperar os pagamentos, o que resulta em fluxos de caixa mais previsíveis e sustentáveis.
  6. Prevenção da inadimplência: os relatórios de inadimplência, a análise de dados para identificar padrões e o uso de plataformas de gerenciamento de cobrança aprimoram a eficiência e a precisão de todo o processo, diminuindo as chances de dívidas que atrapalham a saúde financeira do negócio.
  7. Maior satisfação do cliente: uma abordagem automatizada também é mais organizada e tanto uma coisa quanto a outra são percebidas positivamente pelos clientes.
  8. Melhoria na gestão financeira: usar novas tecnologias, enfim, facilita a análise dos fluxos de caixa, dando uma visão mais profunda da saúde financeira do negócio e criando uma perspectiva informada, essencial para tomar decisões estratégicas embasadas.

Viu só como um processo de cobrança eficiente ultrapassa o mero objetivo da quitação de pagamentos atrasados?

Com um gerenciamento de cobrança inteligente, você pode criar relacionamentos sustentáveis com os clientes, otimizar a recuperação de pagamentos e tomar decisões embasadas, criando um ciclo virtuoso de crescimento e sucesso para o seu negócio.

Talvez mudanças no sentido de evitar ou reduzir a inadimplência sejam o argumento que você precisa para incorporar inovações, como apps de cobrança com emissão automática de Notas Fiscais!

E uma coisa complementa a outra…

Mantendo-se atualizado com as ferramentas tecnológicas disponíveis, você pode melhorar continuamente seus resultados de cobrança, manter a saúde financeira de seu negócio e o seu cliente extremamente satisfeito. Experimente!

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