Receba pagamentos via boleto, cartão de crédito ou PIX

Como vender no cartão sem ter máquina? Saiba fazer!

Por mais úteis que sejam, as máquinas de cartão também geram custos para o seu negócio. Se você está procurando alternativas para vender no cartão sem ter máquina, chegou ao lugar certo! Leia mais!

Vender no cartão sem ter maquina

É possível, sim, vender no cartão sem ter máquina utilizando, por exemplo, plataformas de cobrança online que oferecem várias alternativas de recebimento, como os links de pagamento. Outra solução é usar o telefone celular.

Segundo a Associação Brasileira das Empresas de Cartão de Crédito e Serviços (Abecs), no último trimestre de 2022, foram movimentados mais de 550 milhões de reais no Brasil só na função crédito dos cartões dos usuários.

Esse é um dado que mostra que o brasileiro usa muito a modalidade e também o quanto é importante para os empreendedores terem essa opção sempre disponível em seus negócios.

Mas se você não tem uma máquina de cartões, não se preocupe! Vamos mostrar várias maneiras de receber sem precisar de uma. Acompanhe!

É possível receber no cartão sem ter máquina?

Sim, é possível! Já existem várias formas de fazer cobranças de clientes sem depender de uma maquininha de cartão. Destaque para o uso dos aplicativos de celular e para a geração de links de pagamento.

Apesar de úteis, as máquinas de cartão são um custo a mais nas vendas – ruim para quem vende e também para quem compra porque, na maioria das vezes, o valor adicional precisa ser repassado para o cliente – e acarretam, aos negócios, na necessidade do acerto de mensalidades e na cobrança das taxas a cada negociação realizada.

Esses são alguns dos motivos que levam os vendedores a procurarem alternativas para receberem dos seus clientes. Você está passando por isso também? Continue a leitura e descubra o que fazer para conseguir cobrar mesmo sem ter uma máquina.

5 maneiras de vender no cartão sem ter máquina

Dá para cobrar no cartão sem utilizar uma maquininha, por meio de aplicativos de cobrança, de links de pagamento, das carteiras digitais, leitores móveis de cartão com NFC e também através de QR Code.

Todas essas opções podem ser utilizadas com uma ferramenta que cabe na palma da mão – no celular!

Cada vez mais tecnológicos e conectados, os smartphones conseguem substituir até a necessidade de um aparelho que alguns anos atrás era tão importante. Veja mais detalhes abaixo.

1.  Aplicativos de cobrança

Hoje, existem várias empresas no mercado que oferecem plataformas completas para pagamentos online, como a Cobre Fácil.

Elas facilitam todos os tipos de transação financeira e funcionam praticamente como uma maquininha de cartão online, permitindo que os clientes paguem suas compras ou contratações de serviços utilizando o cartão de crédito ou débito, sem precisar da máquina em si.

A principal vantagem desse tipo de serviço para o vendedor é a obtenção de muitas maneiras de cobrar os seus clientes, sem ficar dependente de nenhum aparelho ou sequer da necessidade de ter um espaço físico para atendimento e negociações.

Quem trabalha com vendas online, inclusive, pode integrar a plataforma escolhida à sua loja virtual ou site, facilitando ainda mais o processo.

O link de pagamento é uma maneira nova e muito prática de cobrar os clientes, já que permite a realização de qualquer cobrança em qualquer cartão sem precisar de maquininha ou sequer de site, além de facilitar que as vendas sejam fechadas de qualquer lugar.

Para criar e enviar esse link, você, empreendedor ou empreendedora, precisa selecionar a plataforma de gestão de recebimentos que pretende utilizar. Depois, siga os passos abaixo.

  1. Insira o valor da cobrança, juros e multas.
  2. Defina de que maneira o cliente vai pagar – Pix, boleto, cartão de crédito, link de pagamento etc.
  3. Estabeleça uma data de validade para o pagamento. Se for em link, por exemplo, o site só vai funcionar até o dia que você escolher.
  4. Lembre-se, ainda, que algumas plataformas permitem gerar uma cobrança recorrente, ideal para pagamento de mensalidades. Experimente!
  5. Por último, é só conferir se está tudo certo, solicitar que o aplicativo crie a cobrança e enviá-la para os clientes.

Você pode encaminhar o pedido do acerto de contas por aplicativos de mensagem, como o WhatsApp, automaticamente através da própria solução digital, mas também dá para copiá-lo e enviá-lo por e-mail ou qualquer outro lugar.

Quem receber a mensagem só vai precisar clicar no link encaminhado, preencher os dados do cartão ou da forma de pagamento escolhida e pronto! Venda feita!

E-book conquistando a inadimplência zero

E-book enviado com sucesso!

Acesse seu e-mail para ler o e-book e fazer seus clientes pagarem em dia.

3.  Carteiras digitais

As carteiras digitais funcionam como uma extensão do cartão de crédito e da sua conta bancária em um aplicativo no celular. As mais conhecidas são o Google Pay e Apple Pay, usados em aparelhos Android e em iPhones, respectivamente.

Para utilizar qualquer uma delas, basta cadastrar seus dados no app e eles serão guardados de maneira segura através da autenticação de dois fatores que você também pode registrar.

Com tudo feito, basta utilizar o celular igualzinho a um cartão, com a vantagem de não precisar carregar sua carteira com você.

Os pagamentos acontecem, na maioria das vezes, por NFC (Near Field Communication), mais conhecido como “aproximação”, mas as carteiras digitais também funcionam através do QR code, sobre o qual vamos falar em seguida.

4.  Leitores de cartão

Outra ótima alternativa possível são os leitores de cartão como aqueles que a gente vê em cafeterias mais modernas e cujo atendimento é feito quase integralmente por cardápios em tablet.

Eles são aparelhos que conseguem se conectar com qualquer dispositivo móvel, como tablets e celulares, por USB ou Bluetooth, a depender do modelo.

Assim que conectado, um leitor consegue ler o chip dos cartões de crédito e transmitir suas informações para o aparelho móvel, que faz o resto da transação por meio de aplicativos, funcionando igual a uma máquina tradicional.

A principal vantagem da adoção do recurso é poder usar a rede móvel do tablet ou do celular para as cobranças, ou seja, vender de qualquer lugar em que se tenha rede disponível!

5.  QR code

O QR code é outra maneira de receber e pagar sem precisar de uma máquina de cartão. Ele nada mais é do que uma imagem codificada, parecida com um código de barras, que pode ser lida por qualquer celular mais moderno, com câmera e conectado a internet.

Quer criar um QR Code? Você pode utilizar o app do seu banco, buscando dentro da opção “Pix”. Assim que ele for gerado, quem vai pagar precisa utilizar o celular para escanear a imagem e logo os dados da cobrança aparecem automaticamente.

Dá até para imprimir o código e deixá-lo exposto, para receber todos os pagamentos de quem tiver interesse em usar a modalidade e não apenas um pagamento de uma pessoa específica.

Quer pagar via QR Code? Então, você precisa ter, no celular, uma carteira digital ou um app de internet banking instalado. Aí, basta escanear e escolher se vai pagar por crédito ou Pix e confirmar. Oriente os seus clientes sobre o passo a passo e não perca nenhum negócio!

Não deixe a falta de uma máquina de cartão atrapalhar suas vendas! Utilizando os recursos que citamos aqui, você vai conseguir receber sem burocracia, de um jeito fácil e rápido.

Lembre-se: cada pequeno passo será parte fundamental de uma trajetória para melhorar ainda mais a sua gestão financeira. Sucesso!

Deixe seu comentário