Cobre seus clientes de forma automatizada

Como funciona e como receber por boleto PIX?

Você sabia que existe um meio termo entre o boleto bancário e os benefícios do PIX? Pois bem, esse é o Boleto Pix ou, ainda, Pix Cobrança. Saiba como funciona e de que forma implementar na sua empresa.

Como funciona boleto pix

Assim que o sistema de pagamentos instantâneos entrou em vigor, o Pix Cobrança ou Boleto Pix também foi instituído. A funcionalidade se assemelha ao boleto bancário, sendo ideal para cobrar serviços pontuais e clientes que não utilizam o cartão de crédito.

Basicamente, ele mantém as características básicas do boleto convencional enquanto preserva os benefícios do novo sistema do Banco Central. A modalidade de cobrança funciona como um meio de pagamento para pessoas jurídicas.

Por isso, neste artigo, vamos aprender juntos, detalhe por detalhe, como funciona a cobrança de Pix por boleto, assim como conhecer suas vantagens.

O que é boleto com Pix?

O Pix de Cobrança é uma forma de receber os pagamentos da sua empresa através de uma espécie de boleto. Nesse caso, o pagamento é feito por um QR Code ao invés de um código de barras.

Assim, qualquer empreendedor pode emitir um QR Code dinâmico exclusivo para cada transação a fim de realizar uma cobrança imediata ou com vencimento em uma data futura e, se desejado, com adicional de multa, juros e desconto. Ou seja, ele é uma alternativa ao boleto bancário mesmo!

Para que a cobrança por boleto Pix seja possível, o cliente deve ter ao menos uma chave Pix cadastrada em uma de suas contas bancárias.

E-book conquistando a inadimplência zero

E-book enviado com sucesso!

Acesse seu e-mail para ler o e-book e fazer seus clientes pagarem em dia.

Como funciona a cobrança de Pix por boleto?

Ela funciona a partir da emissão de um QR Code dinâmico, ou seja, um código exclusivo para cada transação. Assim, no momento da emissão do documento, o empreendedor deve adicionar todas as informações necessárias: valor, vencimento, juros, multas e descontos - se assim desejar.

Depois da emissão da cobrança, basta que o cliente abra o aplicativo do seu banco, aponte a câmera do celular para o QR Code e escaneie o código para realizar o pagamento. Instantaneamente, o dinheiro estará disponível na conta bancária da empresa.

Além disso, vale salientar que os empresários que utilizarem o Pix para fins comerciais poderão pagar taxas, especialmente em casos de recebimento. Aliás, o modelo de precificação do serviço, assim como os valores cobrados, podem variar de acordo com cada instituição bancária.

Qual a diferença entre boleto Pix e boleto convencional?

Ao contrário do boleto de cobrança convencional, o recurso com Pix tem recebimento imediato, como acontece nas transferências feitas pelo sistema de pagamento instantâneo.

Assim, ao invés de aguardar o prazo de processamento do boleto bancário (que pode levar até três dias úteis), você recebe o seu dinheiro no mesmo momento que seu cliente realizar o pagamento. Afinal, o boleto Pix tem liquidação instantânea.

Além disso, como mencionado antes, ele funciona através da leitura de um QR Code, enquanto o boleto tradicional é processado através do escaneamento e digitação de um código de barras.

Quais as vantagens de receber boleto por Pix?

As principais vantagens de utilizar o boleto Pix como meio de pagamento são o tempo de compensação, a possibilidade de personalização da cobrança, a segurança proporcionada pela prática e a praticidade oferecida aos clientes.

Assim, a compensação acontece instantaneamente, todos os dias da semana, de modo personalizado, rápido e seguro. Afinal, esse procedimento segue todas as diretrizes estipuladas pelo Banco Central, protegendo os dados do emissor e do cliente com criptografia e autenticação.

Como receber boletos por Pix?

Para receber os seus pagamentos através dessa modalidade, você pode contar com a Cobrança por Pix, no novo recurso da Cobre Fácil. Através do nosso sistema, você recebe seu dinheiro no mesmo instante, inclusive nos finais de semana e feriados.

Além disso, o preço justo ajuda no crescimento do seu negócio, já que o valor é de apenas R$ 0,99 por transação realizada. Ou seja, se o cliente deixar de pagar, você não tem custo nenhum.

Ainda tem dúvidas sobre o funcionamento do Cobrança por Pix? Entre em contato com a nossa equipe, ficaremos felizes em atendê-lo!

Leia também:
Passo a passo: como pagar boleto com Pix
Como receber pagamentos pelo Pix
Boleto Pix: o que é, como funciona e vantagens

Deixe seu comentário