Nota Fiscal Eletrônica automática, grátis e ilimitada

Como imprimir e pagar boleto MEI vencido?

A guia DAS - Documento de Arrecadação Simplificada do Microempreendedor serve para que você possa fazer mensalmente o pagamento dos seus tributos e ficar em dia com as suas contribuições. Saiba agora como imprimir e pagar o boleto MEI vencido.

Imprimir boleto mei vencido

Você sabe como imprimir e pagar o boleto MEI vencido? Pois saiba que não é nada complicado, basta fazer download do aplicativo PGMEI ou acessá-lo pelo Portal do Simples Nacional.

O Programa Gerador de DAS do Microempreendedor Individual - PGMEI oferece a opção de gerar e imprimir o Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS) mensalmente, assim como as guias já vencidas.

Antes de explicar detalhadamente como baixar o aplicativo ou acessar o portal para emitir o documento, saiba a real importância dele e da sua quitação mensal.

Ao atrasar o pagamento por 12 meses consecutivos, o MEI tem seu cadastro suspenso no Portal do Empreendedor por 30 dias, mas vale frisar que essa é a porta de entrada para o cancelamento total do cadastro.

Por isso, é importante que o pagamento seja feito com regularidade. Esquecer uma fatura pode ser normal, devido à correria do dia a dia do microempreendedor, mas a situação deve ser regularizada o mais rápido possível.

Saiba que a guia do DAS em dia traz inúmeros benefícios ao trabalhador autônomo, como o direito de receber os auxílios governamentais e previdenciários.

Além disso, o pagamento correto da guia garante ao trabalhador a regularização do seu negócio, mas caso você tenha esquecido de quitar o valor mensal, fique tranquilo porque é possível emitir a segunda via do boleto e a correção dos valores será realizada automaticamente.

E-book conquistando a inadimplência zero

E-book enviado com sucesso!

Acesse seu e-mail para ler o e-book e fazer seus clientes pagarem em dia.

Como gerar boleto MEI atrasado?

Para gerar a segunda via do boleto em atraso ou fazer a impressão da guia referente ao mês sem atraso, é preciso acessar o Portal do Empreendedor ou o Portal do Simples Nacional. Você também pode baixar o aplicativo do PGMEI e resolver tudo pelo seu smartphone.

Não se preocupe! Abaixo, vamos explicar cada uma das três opções e você pode escolher aquela que será mais prática para o seu cotidiano. Confira!

Como imprimir a guia MEI através do Portal do Empreendedor

  1. Primeiro, acesse o portal clicando aqui.
  2. Ao abri-lo, procure o quadrante do meio, em que se lê “Já sou MEI”.
  3. Na próxima página, procure pelo serviço “Pagamento de Contribuição Mensal e Parcelamentos”.
  4. Em seguida, escolha a opção “boleto de pagamento”, preencha o seu CNPJ e clique em "continuar".
  5. Outra opção é escolher o quadrante “Parcelamento”, contudo, saiba que esse método de pagamento somente pode ser utilizado por um MEI que possui Certificado Digital. Se esse não for o seu caso, escolha a opção do passo número 4.
  6. Depois de escolher a opção de pagamento, insira o CNPJ/MEI e em seguida será preciso escolher o ano de vigência, ou seja, o ano em que há guias para serem pagas, podendo ser de anos anteriores ou do atual.
  7. Após escolher o ano, abrirá uma outra página, com os meses em atraso e a fatura atual, nomeados como “Devedor” os que estiverem em atraso e “A Vencer” o boleto do mês atual.
  8. Selecione os meses e clique em “download em PDF”. Lembre-se de que os valores estão atualizados com juros e multas e, por isso, só faça a emissão se realmente for pagar a guia, pois a nova data de vencimento é aquela em que a emissão é realizada.

Como emitir o boleto MEI atrasado pelo Portal do Simples Nacional

Aqui, o passo a passo é semelhante ao anterior, porém um pouco mais simples. Veja só!

  1. Acesse o Portal do Simples Nacional.
  2. No menu à direita do site, nomeado "Serviços mais procurados”, clique na opção “PGMEI - Programa Gerador do DAS/MEI”.
  3. Preencha seu CNPJ e clique em “Continuar”.
  4. Na próxima página, basta selecionar o ano vigente e os meses em atraso que deseja efetuar o pagamento.
  5. Faça o download dos boletos escolhidos e pronto! Basta fazer o pagamento no mesmo dia em que as guias foram emitidas.

Como emitir o DAS em atraso pelo aplicativo MEI

Por último, um passo a passo simples e prático, que poderá facilitar ainda mais o seu controle sobre os pagamentos das contribuições mensais.

  1. Na loja de aplicativos do seu smartphone, procure pelo app “MEI - Governo do Brasil” e faça o download.
  2. No menu principal, escolha a opção “Emitir DAS”.
  3. Na próxima aba, basta informar o ano-calendário e escolher os meses que constam como “Devedor” ou “A vencer” e fazer o download em PDF dos boletos.
  4. Não esqueça que o pagamento dos boletos em atraso deve ser feito no mesmo dia da emissão e que os juros e multas serão calculados automaticamente pelo aplicativo.

Simples, não é mesmo?

Por fim, saiba que não é preciso se assustar com as multas e os juros referentes ao atraso do DAS, isso porque os juros para MEI são baixos quando comparados aos demais tipos de empreendedorismo.

Isto é, se você tem algum pagamento atrasado em dois meses, é possível que você pague menos de R$ 10 em juros pelas contribuições vencidas.

Viu como é fácil e prático fazer a emissão da segunda via em atraso dos boletos MEI? Siga as descrições de cada etapa e mantenha o seu negócio em dia com as contribuições tributárias.

Veja também:
Como abrir um MEI gratuitamente: rápido e fácil
Entenda se MEI precisa emitir nota fiscal
Quem pode e quem não pode ser MEI?

Deixe seu comentário