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Melhor API de pagamento: qual e como escolher

Conheça os benefícios da Cobre Fácil e simplifique suas transações online com a melhor API de pagamento para o seu negócio.

Imagem de uma mulher sorridente em um escritório azul segurando um caderno da cobre fácil

Você já parou para pensar sobre a importância de escolher a melhor API de pagamento para o seu negócio de forma que a solução seja capaz de atender às necessidades da empresa, bem como às dos clientes? Isso pode fazer toda a diferença na retenção e na fidelização do público-alvo, além de tornar o seu dia a dia empresarial muito mais eficiente!

E, com tantas opções de APIs no mercado, a reputação e a confiabilidade da plataforma vêm em primeiro lugar. Não à toa, a Cobre Fácil se destaca como opção número um de quem planeja receber pagamentos online de um jeito intuitivo e sem burocracias.

Aceita conhecer um pouco mais sobre a marca e ficar totalmente por dentro do assunto? Não perca a chance de explorar as dicas e informações deste artigo!

O que é uma API de pagamento?

API é a sigla, em inglês, para Application Programming Interface, expressão que significa Interface de Programação de Aplicativos, que nada mais é do que uma espécie de ponte que permite a comunicação entre diferentes sistemas, pessoas e/ou empresas, facilitando a realização, especificamente no caso das APIs de pagamento, de operações financeiras.

E proporcionando uma experiência tranquila aos clientes das empresas que optam por implementá-la!

Quando um cliente faz uma compra em um site ou aplicativo, a API de pagamento entra em ação, transmitindo as informações dos pagadores para a rede bancária envolvida no processo, executando e contabilizando a cobrança e enviando o dinheiro para o recebedor.

Tudo isso em tempo real, sem a necessidade de intervenção manual e com máxima segurança de dados. Se a API for, além de certificada, for adequada às leis válidas ao redor de todo o país, claro!

Como escolher API de pagamento? 5 dicas para não errar

Desde pesquisar e definir suas necessidades até priorizar a experiência dos seus clientes e avaliar os recursos oferecidos pela solução, optando pela que comporta mais opções de pagamento e melhor se ajusta ao seu negócio, tudo conta na hora da decisão.

Abaixo, você encontra orientações valiosas!

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1. Defina suas necessidades

Cada empreendimento é único, portanto, vale listar os requisitos específicos do seu antes de qualquer coisa, pensando em questões como o volume de transações esperado e a integração da API a outros sistemas, sejam de gestão empresarial (ERPs) ou plataformas voltadas para a atuação em e-commerce.

Entender e estabelecer suas necessidades será uma ótima forma de se preparar para escolher uma solução que atenda as atenda e, assim, otimizar de verdade a eficiência das suas operações de pagamento.

2. Comece sua pesquisa

Depois das definições iniciais, explore as opções disponíveis no mercado: pesquise diferentes provedores de API de pagamento e se familiarize com suas ofertas, considerando também fatores como reputação, confiabilidade e experiência dos usuários/cases de sucesso.

Compare preços tendo em mente que, às vezes, o barato pode sair caro, e ainda pondere sobre aspectos ligados à segurança, escalabilidade e suporte técnico. O melhor gateway de pagamento será aquele capaz de se enquadrar positivamente em todas as suas análises, ajudando o seu negócio a priorizar a experiência dos clientes.

3. Priorize a experiência do cliente

A principal missão que deve ser cumprida por uma API de pagamento é permitir a você garantir uma experiência tranquila e livre de complicações para os seus clientes, por isso, ao selecionar sua plataforma, busque respostas para as perguntas listadas adiante.

  • Qual é o perfil do seu cliente?
  • O que esse público-alvo precisa, em termos de pagamento, para começar a consumir da sua marca ou continuar consumindo?
  • Como os consumidores preferem pagar? Por quê?
  • O que cabe a você para que eles consigam pagar como querem e continuar comprando?

Opte por uma solução que apresente uma interface intuitiva e fácil de usar, assegurando uma jornada de compra fluida e sem obstáculos, bem como um checkout transparente.

4. Avalie as opções de pagamento oferecidas

Pense que, quanto maior for a autonomia de seus clientes ao escolher a forma de pagamento que desejam, maior será a fidelização e, além de buscar respostas para todas as perguntas trazidas acima, priorize a solução que suportar a maior variedade de alternativas.

Por que ficar só no básico se você cobrar não só via Pix ou cartões de crédito e débito como também através de links de pagamento e até de carteiras digitais ou boletos bancários, garantindo a conveniência e a flexibilidade que o cliente precisa (e procura)?

5. Verifique outros diferenciais da API

Por último, mas não menos importante, busque por uma solução personalizável, que permita a automatização do envio de comunicados de cobrança por SMS ou e-mail, e cujo suporte seja acessível e disponível: esses são diferenciais que contam muito na hora da decisão e só quem usa uma plataforma como essa entende o porquê!

Quer saber qual a melhor plataforma de pagamento do mercado? Aquela que conseguir lhe oferecer todos eles + os benefícios técnicos de uma vez só.

Cobre Fácil: mais diferenciais para a sua empresa

Se você ainda tem dúvidas e precisa de uma ajudinha extra na escolha da sua plataforma de cobrança, sinta-se devidamente apresentado(a) à Cobre Fácil e aproveite os minutinhos finais de leitura deste artigo para explorar alguns dos benefícios extras de contar com a ferramenta.

  • Otimização de tarefas: automatizando o processo de pagamento com confirmação rápida de transações, a plataforma desenrola as tarefas repetitivas, liberando tempo e colaboradores para outras atividades essenciais
  • Minimização de erros: a API da Cobre Fácil garante transações seguras, acabando com falhas que podem comprometer a experiência do cliente e até virar uma dor de cabeça para seu departamento jurídico.
  • Redução de custos: você não precisa gastar desenvolvendo uma solução do zero e consegue reunir todas as etapas de cobranças num só lugar!
  • Satisfação garantida: sem precisar repassar custos extras ao consumidor e com a flexibilidade de pagar como quiser, basta caprichar no produto/serviço e fazer um ótimo pós-vendas que a satisfação será completa
  • Checkout simplificado e transparente através de uma API de pagamento 100% digital: a Cobre Fácil também pode ser utilizada como API de checkout para e-commerce, aumentando as chances de conclusões de compras por reduzir a dificuldade do cliente para chegar à etapa final do pedido.

Que tal? Solicite uma demonstração e comprove por si mesmo(a)!

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