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7 dicas para escolher a melhor API de pagamento para seu négocio

Neste artigo, você confere sete dicas de como escolher o melhor sistema de API de pagamento para integrar ao seu negócio. Vamos lá?

Melhor api de pagamento

Contar com o auxílio de uma API de pagamento pode reduzir custos, aumentar a produtividade e manter um negócio competitivo.

Mas, para garantir estes benefícios, é necessário escolher a melhor API de pagamento, ou seja, aquela que se encaixa de modo adequado em sua empresa e lhe proporciona as vantagens que você espera.

Por isso, neste artigo, vamos conhecer um pouco mais sobre seus benefícios, além de conferir sete dicas de como escolher a melhor API para o seu negócio.

O que é uma API de pagamento?

API é a sigla utilizada para se referir ao termo em inglês Application Programming Interface, que significa em português, Interface de Programação de Aplicativos.

Ou seja, uma API é um acoplado de instruções, rotinas e padrões de programação estabelecidos por um software que formam uma interface de acesso a um aplicativo ou plataforma online, isto é, que disponibilizam suas funcionalidades a aplicativos terceiros.

Assim, dois programas distintos podem manter um diálogo, trocando informações úteis para um fim comum. Assim, uma Interface de Programação de Aplicativos de pagamento empresta suas funcionalidades para auxiliar outra marca a vender.

Dicas para escolher a melhor API de pagamento

1.  Comece a pesquisar

A primeira dica para escolher a melhor API de pagamento pode parecer óbvia, mas totalmente necessária. É preciso querer os benefícios dele para o seu negócio e tomar a decisão de ir atrás, de fato, da integração para a sua empresa.

É claro que, como você verá nas próximas dicas, é preciso considerar alguns fatores determinantes antes de escolher, dentro de suas opções - selecionadas nesta parte prévia da pesquisa - a API mais adequada para o seu negócio.

Sim, por vezes, a melhor Interface de Programação de Aplicativos para a sua empresa pode não ser a ideal para outra organização.

2.  Faça uma lista do que você deseja para o seu negócio

Para escolher uma solução que se adeque perfeitamente com o que você quer, é necessário saber o que você deseja para o futuro do seu negócio. Por isso, liste onde sua empresa deve chegar e como a API pode auxiliar nessa jornada.

Fazendo isso, é possível eliminar distrações e acertar com mais facilidade na escolha do seu Application Programming Interface.

3.  Busque uma API que combine com a sua empresa

Sabe aquela lista feita a partir do tópico anterior? Com ela em mãos, refaça a sua pesquisa, refinando a sua escolha através da lista que elenca, de certo modo, o que combina com a sua empresa.

4.  Considere o que o seu cliente precisa

Qual é o perfil do seu cliente? O que o seu consumidor precisa para começar ou continuar comprando ou solicitando o seu serviço? Como ele deseja pagar por isso?

Nesse momento, tão importante quanto saber do que sua empresa precisa, se faz necessário valorizar a experiência do seu cliente em sua plataforma ou no seu ponto de venda, considerando o conforto e a praticidade do usuário em seu e-commerce ou face-to-face.

5.  Mapeie os recursos que deseja disponibilizar

Quais os benefícios de uma API de pagamento que você deseja incorporar ao seu negócio? Quais são os recursos que você gostaria de disponibilizar aos seus clientes, isto é, recursos indispensáveis que devem fazer parte da sua Interface de Programação de Aplicativos?

Ao responder essas perguntas, você consegue mapear os recursos ideais para a sua empresa e, assim, fazer a escolha com mais facilidade.

Considere recursos como:

  • pagamento recorrente;
  • meios de pagamento diversos;
  • emissão de 2º via de boleto;
  • alerta de vencimento;
  • parcelamento de pagamento;
  • régua de cobrança;
  • análise de crédito;
  • acompanhamento de ticket médio;
  • cálculo de juros e multas;
  • compra com um clique.

6.  Avalie quais são os métodos de pagamento oferecidos pela API

Quanto maior a variedade de meios de pagamento melhor. Lembra que falamos da necessidade de considerar a experiência e a facilidade em efetuar compras de nossos consumidores e possíveis clientes?

Pois então, quanto maior for a autonomia de seus clientes em escolher a forma de pagamento que desejam utilizar, maior será a fidelização de sua clientela.

7.  Confira se a API lhe fornece autonomia para personalizar o sistema

É importante ter a autonomia de personalizar o sistema contratado e, além disso, contar com o suporte antes, durante e depois da contratação do serviço, principalmente quando o negócio é online - ou seja, funcionando 24 horas por dia.

Benefícios da utilização de um API de pagamento

Otimiza tarefas

Contar com uma API de pagamento automatiza o processo de pagamento de seus clientes, fator que, por consequência, agiliza a rotina do negócio.

Diminui erros

Ao automatizar o processo de pagamento que antes era feito manualmente, é possível reduzir a probabilidade de erro ao zero, aumentando, por sua vez, a economia de recursos, como tempo e dinheiro.

Agrega valor

Com a utilização de uma API, seu cliente ficará mais satisfeito em poder escolher a melhor forma de pagamento para o seu bolso, o que trará mais valor à sua empresa;

Reduz custos

Além de diminuir custos com a otimização de tarefas e diminuição de erros, contar com uma API pode reduzir custos, também, à medida que é uma opção mais acessível para qualquer negócio, já que desenvolver por si só uma plataforma de pagamentos demanda recursos maiores. Enquanto, com uma API, basta escolher a ideal para o seu negócio e realizar o processo de integração de pagamento.

Agora ficou mais fácil escolher a API de pagamento ideal para o seu negócio, concorda? Por isso, como sugestão, deixe este artigo ao seu lado no momento de buscar as opções. Assim, você não esquece de pontos essenciais para escolher o seu software, ok?

Ah, e a propósito, a Cobre Fácil lançou, recentemente, o seu próprio API de pagamentos com o objetivo de deixar o seu negócio ainda mais eficiente. A solução conta com vários pontos mencionados e, portanto, poderá ser também uma boa escolha para controlar os seus recebimentos.

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