Nota Fiscal Eletrônica automática, grátis e ilimitada

Como emitir uma nota fiscal avulsa?

Se você é um profissional autônomo ou um microempreendedor individual (MEI), não pule este artigo. Afinal de contas, emitir uma nota fiscal avulsa pode garantir a venda do seu produto ou a prestação do seu serviço às empresas que exigem um documento fiscal.

Nota fiscal avulsa

De modo geral, a nota fiscal avulsa é utilizada como comprovante por empreendedores e empresas que vendem esporadicamente um produto ou serviço que exige o documento fiscal.

A nota fiscal é um documento que tem como finalidade registrar uma transferência entre bens ou atividades comerciais prestadas por uma empresa a uma pessoa física ou outra pessoa jurídica. Já a nota fiscal avulsa possui o mesmo objetivo, embora seja utilizada em situações mais particulares.

No entanto, avisamos de antemão que o funcionamento da nota fiscal eletrônica avulsa, ao contrário de outros tipos de NF-e, não é padronizado, sendo necessário conferir a legislação de cada estado, antes de começar a emiti-la.

Nos parágrafos seguintes, você confere quais são essas características “padronizadas”, aprende como emitir o documento quando necessário e quais as vantagens e desvantagens de fazê-lo.

O que é uma nota fiscal avulsa?

É um documento fiscal usado para comprovar a venda de um produto ou a prestação de um serviço esporádico. De modo geral, a nota fiscal avulsa é utilizada por pessoas físicas ou jurídicas que precisam emitir um documento fiscal esporadicamente, pois não são obrigadas a emiti-las regularmente ou não possuem uma frequência de vendas ou prestação de serviços bem definida.

Em outras palavras, ela serve justamente para suprir uma demanda atípica, sendo a solução ideal para empresas que costumam comercializar seus produtos ou serviços sem emitir nota fiscal, mas que, quando solicitadas pelo cliente, devem preencher e entregar o comprovante fiscal.

O documento é individual e, por isso, seu preenchimento é feito manualmente. Este é um dos motivos de não ser indicada para vendas regulares e frequentes.

E-book conquistando a inadimplência zero

E-book enviado com sucesso!

Acesse seu e-mail para ler o e-book e fazer seus clientes pagarem em dia.

Quem pode emitir uma nota fiscal eletrônica avulsa?

Ela pode ser emitida por qualquer pessoa física ou jurídica que tenha necessidade ou interesse em emitir o documento fiscal em situações específicas.

No entanto, por conta das suas características de funcionamento, geralmente é emitida por micro e pequenas empresas, profissionais autônomos sem CNPJ, microempreendedores individuais e por não contribuintes do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços).

Além disso, empresas que não possuem um software específico para a emissão de notas podem fazer uso do sistema de nota fiscal avulsa para emitir o comprovante fiscal sempre que necessário.

Como emitir uma nota fiscal avulsa?

O primeiro passo para emitir uma nota fiscal eletrônica avulsa é conferir a legislação do documento fiscal em sua região, garantindo, assim, a validade do documento.

Depois de adequar-se às exigências de cada estado e município, basta entrar no site da Secretaria da Fazendo do seu estado (SEFAZ) e realizar o seu cadastro.

Para se cadastrar, será necessário informar o RG ou documento equivalente, CPF e o seu comprovante de residência (pessoa física) ou inserir o CNPJ, RG ou documento equivalente e o número de inscrição no CF - Cadastro Fiscal (pessoa jurídica).

Em seguida, aguarde até que o seu cadastro seja aprovado. Depois de ter o seu acesso autorizado, você poderá começar a emitir nota fiscal.

Quais são as vantagens e desvantagens da NFA-e?

As principais vantagens são a segurança e a economia envolvidas na operação e a possibilidade de venda para empresas maiores — geralmente empresas que exigem o documento fiscal.

A segurança desta nota está relacionada ao seu formato eletrônico, afinal, seus dados são armazenados em uma chave XML, evitando o extravio do documento e, consequentemente, garantindo a segurança da operação.

A economia ou redução de custos é resultado da possibilidade de emitir notas fiscais e não há obrigatoriedade de uso de um software específico para essa finalidade.

Por outro lado, é pertinente mencionar que a utilização de uma solução financeira com emissão de nota fiscal, como a da Cobre Fácil, pode facilitar e muito o processo de emissão da NFA-e, pois possui emissão automática assim que seu produto ou serviço é adquirido.

Afinal, nem toda empresa contratará o seu serviço ou comprará o seu produto, se não houver a contrapartida da comprovação via nota fiscal. Desse modo, contar com a possibilidade de emitir uma nota fiscal avulsa colocará o seu negócio em patamar competitivo.

Já os pontos negativos estão relacionados à falta de padronização (como mencionado anteriormente), à falta de praticidade (decorrente da necessidade de preenchê-la manualmente), à limitação de itens (10 itens por NFA) e à impossibilidade de correção, caso haja erros.

Agora que você conheceu o que é uma nota fiscal avulsa, aprendeu a emiti-la e conferiu seus prós e contras, você já pode utilizá-la sempre que necessário ou, ainda, para dar mais credibilidade ao seu negócio, ok?

P.s: a plataforma da Cobre Fácil está com emissão de nota fiscal para mais de 1.600 prefeituras cadastradas, entre em contato conosco para saber se a sua é uma delas.

Deixe seu comentário