Receba pagamentos via boleto, cartão de crédito ou PIX

Como saber se o boleto é verdadeiro

Veja como identificar se o boleto é verdadeiro em apenas cinco passos.

Boleto verdadeiro

Todo cuidado é pouco quando o assunto é realizar o pagamento de um boleto bancário. A atenção redobrada é necessária para evitar fraudes e a perda do seu dinheiro.

Por isso, neste artigo, vamos aprender como identificar a veracidade da cobrança antes de efetuar, de fato, o pagamento do título.

Seja faturas do seu negócio ou pagamentos pessoais, atentar-se para detalhes como esse pode salvar seu orçamento empresarial ou familiar e manter sua saúde financeira em dia. Afinal, se você cair em um golpe, ainda será preciso efetuar o pagamento do boleto verdadeiro, não é mesmo?

Assim, é imprescindível conferir se o boleto é verdadeiro sempre que um título como esse chegar em suas mãos, ok? Por isso, acompanhe o passo a passo que preparamos para você desviar de situações desgastantes como: ser enganado e perder dinheiro.

1.  Verifique o endereço de e-mail que encaminhou a cobrança

O primeiro passo para conferir a veracidade do boleto bancário é atentar-se à origem da cobrança, ou seja, é preciso verificar se o e-mail com a cobrança é, de fato, da empresa em que você realizou a compra ou contratou o serviço.

Por isso, perceba se as informações de endereço e corpo de e-mail são realmente da empresa em questão. Além disso, não se deixe levar por qualquer cobrança que lhe façam na sua caixa de entrada do e-mail.

Pois existem listas de e-mail à venda no mercado e isso significa que é possível que empresas ou pessoas mal-intencionadas tenham acesso ao seu e-mail particular ou empresarial e tentem lhe passar trotes.

Outro ponto importante é manter os e-mails em dia, visto que, dessa forma, é possível acompanhar os boletos bancários verdadeiros com mais facilidade e evitar confusão na hora de realizar pagamentos. Evitando, consequentemente, o pagamento de um boleto falso.

2.  Confira seus dados pessoais no documento

Todo boleto verdadeiro contém os dados do pagador/sacado. Portanto, para um boleto ser verídico é preciso que os dados do comprador estejam discriminados no campo indicado no documento.

Assim, se as suas informações estiverem de acordo com os seus documentos, você poderá reconhecer o boleto como verdadeiro.

3.  Confirme os dados do emissor do boleto bancário

Lembre-se de confirmar, do mesmo modo, os dados do emissor do boleto bancário, neste caso, quem receberá o pagamento. Nessa etapa, confirme também o CNPJ da instituição.

4.  Leia as informações do boleto por completo

Além das informações citadas acima, leia o documento por completo, conferindo data de vencimento, endereço e valor do pagamento, por exemplo.

Dessa maneira, se os dados de quem deve pagar e receber a cobrança estiverem corretos, assim como o valor devido, o boleto têm grandes chances de ser verdadeiro.

5.  Cheque o número do documento

Por último e não menos importante, verifique o código de barras do documento. Afinal, cada número que compõe o código de barras de um boleto bancário está ali por uma razão. Veja, abaixo, o que cada sequência significa:

Exemplo boleto falso

Por isso, mesmo sendo uma tarefa pouco atrativa, não hesite em analisar os números que compõem o código de barras do documento antes de efetuar o pagamento.

Além disso, a nova Plataforma de Cobranças, implementada pela Federação Nacional dos Bancos - Febraban, em 2018, trouxe mais segurança para a efetivação do boleto bancário, já que os títulos de cobranças passaram a ser registrados em um sistema unificado em todos os bancos.

Por isso, é possível consultar a veracidade do boleto bancário junto à instituição emissora. Assim, se você utiliza a plataforma da Cobre Fácil, basta entrar em contato conosco e checar a veracidade da cobrança antes de realizar o pagamento.

Portanto, você poderá conferir a veracidade do boleto seguindo os cinco passos apresentados neste artigo ou, ainda, contando com o suporte da instituição emissora do documento.

Deixe seu comentário