Receba pagamentos via boleto, cartão de crédito ou PIX

Cobrança escalável para empresas: o que é e como funciona?

Você sabia que a automação tecnológica pode ser a peça-chave para uma maior estabilidade financeira da sua empresa? Conheça o processo de cobrança escalável e os benefícios que ele trará para o seu negócio!

Cobrança escalável

Você consegue cobrar de clientes e receber por valores em atraso sem aumentar os custos operacionais do seu negócio? Se sim, parabéns! Provavelmente, seu processo de cobrança é escalável o suficiente. Se a resposta for negativa, contar com uma plataforma de solução financeira é o que falta na sua empresa.

Um dos momentos que costumam causar certa insegurança tanto para a empresa quanto para o cliente são as cobranças. Sem a atenção e a sutileza necessárias nesse momento, inúmeros contras podem surgir, como a instabilidade dessa relação.

Porém, não há mais motivo para pânico, pois modelos de operação como o processo escalável de cobrança vieram para ajudar nesse aspecto.

Para entender melhor, escalável é uma caraterística de negócio em que o crescimento e a produtividade acontecem de forma rápida, sem depender do aumento de investimento ou esforço.

Assim, a escalabilidade em um negócio, seja como modelo ou característica, pode ser a peça-chave para uma expansão bem-sucedida.

Quer entender como isso pode ter a ver com a rotina de cobrança e a saúde financeira da sua empresa? Vem com a gente, pois vamos explicar tudo!

O que é um modelo escalável de cobrança?

É quando um negócio consegue cobrar os clientes e reduzir a inadimplência sem necessariamente aumentar muito os custos para fazer esse procedimento.

Trazendo para a nossa realidade a potência da escalabilidade, algo que precisamos primeiramente deixar claro é que essa alta performance de resultados vem sempre acompanhada de algo: a tecnologia.

O avanço dos softwares e dos dispositivos eletrônicos nos permite, atualmente, desafiar qualquer limite de alcance e facilitar inúmeras rotinas que antes exigiam tempo e esforço.

Já no nosso cenário, a automação, ganhando aqui o nome de processo escalável de cobrança, deixa tudo mais prático através da agilidade que a tecnologia por si só garante.

Algumas vantagens de um processo de cobrança escalável com auxílio de tecnologia incluem:

  • padronização dos contatos;
  • maior controle dos pagamentos, independentemente do volume de clientes; e
  • atendimento menos invasivo e mais humanizado.

Agora, o que antes envolvia um grande número de pessoas ou um volume grande de tempo para o desenvolvimento pode ser feito com um simples toque, como é o caso das APIs de pagamentos que oferecem inúmeras funcionalidades e benefícios.

Saiba mais como isso acontece na prática a seguir.

E-book conquistando a inadimplência zero

E-book enviado com sucesso!

Acesse seu e-mail para ler o e-book e fazer seus clientes pagarem em dia.

Como ter um processo escalável de cobrança

O primeiro passo seria contratar um serviço/programa que automatize esse processo, oferecendo uma plataforma através da qual você, empreendedor, possa cadastrar sua carteira de clientes.

Busque também um software que permita sincronizar seu calendário de vencimentos e que dê a liberdade de escolha sobre como ocorre o pagamento (se no cartão de crédito, boleto bancário ou débito em conta, além de outras opções).

Assim, você tem mais liberdade para alinhar como acontecerá a abordagem de cobrança.

Confira, a seguir, os principais passos para automatizar o processo.

1. Busque um software de cobrança escalável para sua empresa

Recursos automatizados como a cobrança escalável por software, por serem de fácil personalização, se adaptam a diferentes cenários sem exigir um grande esforço, além de proporcionar praticidade para o funcionamento do seu negócio e melhorar a performance do financeiro da empresa.

Com uma plataforma de cobranças completa, mesmo que haja um aumento considerável do seu volume de clientes, o seu controle de todos os pagamentos continuará sendo produtivo.

2.  Crie uma régua de cobranças

Uma boa plataforma de cobrança escalável certamente deve contar também com um recurso de régua de cobrança.

Essa ferramenta nada mais é do que o envio programado de lembretes para que o seu cliente não esqueça de fazer o pagamento antes, na data do vencimento ou até mesmo depois disso.

Ela serve até mesmo como um indicador financeiro para mostrar como seus clientes costumam se comportar, dando margem para que você tome medidas e pense em estratégias para melhorar a relação com esses consumidores para que eles paguem em dia.

3.  Humanize a cobrança

Em situações de cobrança de títulos de créditos vencidos, modelos tradicionais de cobrança muitas vezes costumam ser invasivos, causando mais constrangimento para o cliente e instabilidade para a relação entre essa parte e a empresa do que garantindo a efetivação do pagamento.

Usar um sistema de cobrança que padroniza o processo com mensagens no tom correto, agendadas para datas pré, durante e pós-vencimento e que permite você acompanhar as notificações de chegada e visualização dos avisos trará mais agilidade e praticidade para sua rotina e deixará o atendimento mais respeitoso e empático.

4.  Aproveite a estabilidade financeira

Além da automação na cobrança promover a redução de gastos, já que você e seus colaboradores poderão redirecionar a atenção que exigiria esse processo para outras áreas importantes do negócio, você garante a estabilidade financeira da empresa.

Afinal, uma rotina de cobrança com maior controle, mais padronizada, prática e humanizada reduzirá consideravelmente a situação de inadimplência dos seus clientes, trazendo maior segurança financeira para o negócio.

Seus olhos brilharam de empolgação diante de todos esses benefícios? Acredita que trazer a escalabilidade para seu processo de cobrança ajudará nos negócios e na sua relação com seus clientes?

Então, leia com atenção esta próxima dica para escolher a sua ferramenta de cobrança e acertar de primeira!

Por que um software de cobrança deve ser escalável?

Uma das maneiras de fazer cobrança em larga escala, que garante o principal benefício para a sua empresa que é de tornar mais fácil e ágil o processo, é contratar um software que colocará em prática esse passo de forma escalável.

Como explicamos anteriormente, a escalabilidade fará com que essa alta produtividade esteja garantida, trazendo melhorias no aspecto de atendimento, no operacional e no financeiro.

Ou seja, é imprescindível escolher uma plataforma de pagamento online que ofereça essa otimização e aceleração de resultados, e a Cobre Fácil é a plataforma ideal para você nesse sentido.

Nossa ferramenta conta com funcionalidades como:

Gostou dos benefícios? Então, comece a usar nossa plataforma de forma totalmente gratuita! Clique em "Começar Agora" e venha facilitar de vez a rotina da sua empresa e a vida do seu cliente!

Deixe seu comentário