Finanças Corporativas: o que são e quais seus objetivos?

Neste artigo, você vai entender o que são finanças corporativas, quais seus objetivos e como implementar esse conceito de modo eficiente dentro da sua empresa.

Finanças corporativas

Assim como cada cidadão deve tomar conta de suas finanças pessoais, uma empresa deve fazer o mesmo com suas finanças corporativas e, por isso, manter em dia seu planejamento e organização financeira, a fim de alcançar seus objetivos e maximizar seus ganhos.

Desse modo, as finanças corporativas assumem a “bronca” e devem dar “conta do recado”, pois a sobrevivência e escalabilidade de um negócio dependem, quase que exclusivamente, de decisões financeiras adequadas.

Portanto, se responsabilizar pelo financeiro de uma empresa é olhar o organismo empresarial como um todo, bem como ser capaz de realizar um raio-x do negócio, identificando falhas e traçando estratégias para solucioná-las.

Afinal, além de manter a saudabilidade do negócio, as finanças corporativas devem balancear as decisões financeiras de toda a empresa, independentemente do setor, e propor meios de aumentar, a cada dia que passa, o patrimônio empresarial.

Por isso, que tal entender um pouquinho mais sobre finanças corporativas, seus objetivos e como implementar o conceito de modo eficiente dentro da sua empresa?

O que são finanças corporativas?

As finanças corporativas ou societárias são uma área de finanças que pressupõem a tomada de decisão estratégica em relação aos negócios e ações financeiras de uma empresa.

Para isso, se apoiam em estudos, ferramentas e análises que baseiam suas decisões em relação ao que fazer para manter a organização financeira e, ainda assim, sair da zona de conforto para alcançar metas financeiras previamente desenhadas.

As finanças corporativas de um negócio irão discutir, ponderar, negociar e decidir questões como:

  • O fluxo de caixa da empresa está em ordem?
  • No que investir no momento?
  • Como faremos para honrar nossos compromissos no curto prazo?
  • As finanças a longo prazo estão organizadas?
  • É possível investir em um novo projeto agora?
  • Como aumentar os ganhos do negócio, quais estratégias utilizaremos?
  • Entre outras.

Qual o objetivo das finanças corporativas?

Por isso, é essencial ter uma equipe específica e qualificada de finanças corporativas para manter em ordem e próspero o financeiro do negócio.

Afinal, seu principal objetivo é angariar lucro, fazendo o negócio expandir a ponto de continuar aumentando a margem de ganhos cada dia mais. Maximizando, assim, o valor patrimonial da empresa.

Além disso, um dos objetivos bases de qualquer finança corporativa qualificada é manter o fluxo de caixa da empresa no azul, a partir de uma gestão financeira efetiva - que controla receitas, despesas e considera riscos.

Mas é importante considerar que as finanças corporativas baseiam-se em dados e não decidem, aleatoriamente, qual caminho financeiro sua empresa deve tomar. Por isso, essa área embasa suas ações em indicadores.

Indicadores utilizados pelas finanças corporativas

A seguir, alguns dos indicadores mais utilizados pelas finanças para mensurar os números de uma empresa:

  • faturamento;
  • custos fixos e variáveis;
  • ticket médio;
  • retorno sobre o investimento - ROI;
  • demonstração do Resultado do Exercício - DRE;
  • grau de endividamento.

Ter uma equipe preparada para gerir e controlar o financeiro do seu empreendimento pode alavancar os resultados do seu negócio ou, ao menos, fazer com que não apresente números negativos e perca fôlego no mercado.

Assim, pondere adotar uma estratégia de finanças e tenha cautela sempre que for tomar alguma decisão que envolva o uso do capital financeiro do seu negócio.

O que você achou do post?

2 Respostas

Deixe seu comentário