Receba pagamentos via boleto, cartão de crédito ou PIX

Qual a melhor plataforma de pagamentos recorrentes e por quê?

Empresas que vendem produtos ou serviços pagos de forma recorrente lucram mais quando usam soluções específicas para administrar seus recebimentos, você sabia? Descubra qual a melhor plataforma de pagamentos recorrentes e conheça seus benefícios para começar a usar hoje mesmo!

Melhor plataforma de pagamento recorrentes

A melhor plataforma de pagamentos recorrentes é aquela capaz de oferecer planos de assinatura adequados às necessidades da sua empresa e que cobre taxas justas por cada transação realizada, além de garantir segurança de dados e informações confidenciais.

Além disso, quanto mais amigável for a plataforma, maiores as vantagens para empreendedores como você, afinal, soluções com interface e recursos que não tenham mistérios para serem visualizados e utilizados simplificam e facilitam o trabalho de quem conta com elas.

Contar com uma plataforma ajudará na otimização do recebimento das receitas recorrentes e permitirá tanto a você quanto ao departamento financeiro da sua empresa dedicarem mais tempo para outras atividades. E essa não é a única vantagem!

Quer conhecer todos os benefícios e descobrir como escolher a solução perfeita? Veja dicas completas logo abaixo.

O que é uma plataforma de pagamento recorrente?

Uma plataforma de pagamento ou de cobrança recorrente é aquela que permite a gestores-empreendedores receberem, de maneira automatizada, o pagamento das mensalidades de quem contrata seus produtos ou serviços.

Elas também podem intermediar transações financeiras semelhantes às mensalidades, programadas para acontecerem de tempos em tempos.

Esse tipo de plataforma pode ser extremamente útil para empresas de pequeno, médio e grande portes e já é bastante utilizado por:

  • plataformas de streaming;
  • clubes de assinatura;
  • consultorias de marketing;
  • empresas de contabilidade;
  • empresas de TV a cabo;
  • academias;
  • cursos de idiomas ou outros cursos livres; e
  • escolas.

O sistema é geralmente disponibilizado online, como a solução da Cobre Fácil, e possibilita a administração de pagamentos feitos através de links da internet, boletos bancários, cartões de crédito ou débito. Continue a leitura para saber como utilizá-la.

Como funciona a plataforma de pagamento recorrente?

A plataforma de pagamento recorrente disponibilizada pela Cobre Fácil funciona em 4 frentes principais a partir do momento que é escolhida por você. Veja!

1.  Pagamentos são configurados

Primeiro, cada pagamento de cada cliente recorrente é configurado dentro da plataforma em detalhes.

Na configuração, entram os dados pessoais de quem contrata o serviço ou produto e informações sobre o método utilizado para o acerto de contas nos dias predeterminados, que dias de recebimento são esses (data de vencimento) e qual a periodicidade da cobrança, se ela deve acontecer semanal, mensal ou anualmente, por exemplo.

2.  Envios de cobranças e NFs são programados

Depois, programam-se os envios automáticos tanto das cobranças e dos lembretes de pagamento antes do vencimento quanto da Nota Fiscal depois que o pagamento é realizado.

A própria plataforma fica "responsável" por enviar os lembretes a cada cliente, via SMS ou e-mail, o que diminui índices de inadimplência e melhora a experiência de consumo.

Empreendedores, por sua vez, podem acompanhar, também através da solução, o recebimento e a visualização de cada um desses avisos.

3.  Recebimentos são monitorados pelo departamento financeiro

Em qualquer momento, através de um painel de controle exclusivo para a empresa contratante da plataforma, é possível monitorar todos os recebimentos de mensalidades e pagamentos e também aquelas cobranças que já foram feitas e ainda não foram pagas, bem como aquelas que ainda chegarão aos clientes.

Além disso, existe a possibilidade de analisar a situação financeira dos pagamentos recorrentes através de gráficos e relatórios, que mostram ainda taxas de inadimplência dos clientes da companhia e porcentagem de dinheiro que ainda precisa entrar em caixa.

4.  Clientes recebem acesso à área exclusiva para gerenciar contas

Ainda dentro da solução, é possível oferecer a cada cliente um login e uma senha de acesso a uma área exclusiva na qual eles poderão monitorar históricos de pagamento e até mesmo alterar, sem burocracia, a maneira como desejam acertar suas cobranças recorrentes.

Clientes que antes pagavam com cartão de crédito podem mudar o método de pagamento para débito, Pix, boleto bancário ou Link de Pagamento.

Outra opção é modificar os dados do cartão a vencer para não enfrentar o risco de deixar de receber o produto comprado com recorrência ou de usufruir o serviço que precisa ser pago de tempos em tempos.

E cabe dizer: oferecer diversos meios de pagamento e dar autonomia aos consumidores significa fazê-los sentir em casa, o que aumenta as chances de fidelização.

Fidelizar é, inclusive, mais um benefício do uso de plataformas de pagamentos recorrentes. Fizemos uma lista das vantagens para você conferir.

12 vantagens de usar uma plataforma de pagamento recorrente

Abaixo, você encontra mais de uma dezena de motivos para escolher uma plataforma de pagamento online recorrente o quanto antes:

  1. Eliminação dos gastos com impressões e papel.
  2. Redução da inadimplência.
  3. Transações mais seguras.
  4. Previsibilidade do dinheiro que deve entrar em caixa.
  5. Otimização dos processos executados pelo departamento financeiro.
  6. Não comprometimento do limite do cartão de crédito dos clientes.
  7. Melhor experiência do consumidor.
  8. Conquista e fidelização de clientes.
  9. Menos erros e falhas humanas.
  10. Menor tempo de recebimento dos pagamentos.
  11. Redução de Churn e garantia de circulação de capital.
  12. Recebimentos também via Pix.

E mais! Alguns benefícios são exclusivos para quem conta com a solução de cobrança recorrente da Cobre Fácil e eles merecem ainda mais destaque.

Além de áreas exclusivas para gestores e clientes, a Nota Fiscal com emissão automática, a possibilidade de criação e gerenciamento de planos mensais, o envio de lembretes e o controle de recebimento de mensalidades e de notificações de pagamento já mencionados anteriormente, o cliente Cobre Fácil também garante:

  • definição de valores de multas e juros;
  • apresentação de indicadores para análise de métricas;
  • gestão simplificada de contratos;
  • ativação e pausa de cobranças a qualquer momento;
  • faturas personalizadas com sua logomarca; e
  • cobranças de serviços adicionais sem afetar o contrato previamente estabelecido.

Cadastre-se, conheça os planos e comece a usar hoje mesmo!

Qual a melhor plataforma de pagamentos recorrentes?

Sem dúvidas, a Cobre Fácil é a melhor plataforma de pagamentos recorrentes tanto para o empreendedor quanto para o cliente.

Inclusive, a lista extra de benefícios aqui de cima já diz muito. O que você acha?

De qualquer forma, fique sabendo: uma plataforma para receber pagamentos recorrentes será a melhor de todas quando atender às necessidades cotidianas do seu negócio, contribuir com o operacional do departamento de contas a pagar e receber e se encaixar nas suas possibilidades financeiras.

E-book conquistando a inadimplência zero

E-book enviado com sucesso!

Acesse seu e-mail para ler o e-book e fazer seus clientes pagarem em dia.

Como escolher uma plataforma de pagamento recorrente?

Para ter certeza de que está fazendo a escolha certa, opte por uma solução que ofereça, senão todos, a maioria dos benefícios trazidos anteriormente nesse texto e que também:

  • permita colocar à disposição dos clientes o máximo possível de alternativas de pagamentos;
  • ajude a antecipar recebíveis e administrar melhor o fluxo de caixa;
  • tenha o máximo possível de automação - de cobranças, lembretes, emissões etc; e
  • cresça junto com o seu negócio!

E aí, pronto(a) para uma nova era? Vem com a gente, garantimos que o processo de cobrar os seus clientes vai ficar realmente mais fácil!

Deixe seu comentário