Cobre seus clientes de forma automatizada

8 plataformas para criar um clube de assinatura e como implementar

Quer oferecer a comodidade e a surpresa de entregar itens exclusivos para seus clientes? Saiba qual plataforma para clube de assinaturas usar.

Plataforma para clube de assinaturas

Os clubes de assinaturas não são uma novidade. O que mudou é que esse tipo de negócio está mais moderno. Esse modelo de negócio consiste, basicamente, em atuar de maneira recorrente. O que significa que existe uma periodicidade de pagamento e recebimento.

Hoje, quem quer oferecer um serviço como esse pode usar uma plataforma para clube de assinaturas, pois já existem diversos parceiros para facilitar que esse tipo de negócio seja colocado em prática com inovação.

Se você quer investir nesse mercado, essa é uma boa ideia, pois cada vez mais clubes vêm surgindo na busca de atender as necessidades dos consumidores. Não faltam nichos de entretenimento para todos os gostos e o seu projeto pode ser um clube de assinatura de sucesso que vai agradar um desses públicos.

Agora que você entendeu como um clube de assinatura funciona, lembre-se que o importante é oferecer um diferencial e aprender como montar um serviço recorrente eficiente. Inclusive, escolhendo a plataforma certa para o negócio decolar.

Como montar um clube de assinatura

Nesse tipo de negócio, seus clientes podem assinar, por um valor fixo, e receber semanalmente, mensalmente ou anualmente, por exemplo, produtos selecionados pela sua empresa, em casa.

Já existem empresas que atuam com esse formato para cosméticos, comidas, bebidas alcoólicas, livros, itens de filmes e séries e muitos outros. O que caracteriza esse modelo são os produtos selecionados, que podem já ser conhecidos do cliente ou surpresa, a comodidade de receber em casa, a exclusividade que só aquele clube entrega e a cobrança recorrente.

Algumas das vantagens desse modelo de negócio são:

  • A fidelização dos clientes por um contrato mais longo, diferentemente de uma única venda.
  • A previsibilidade do seu fluxo de caixa, por receber de maneira contínua.
  • O controle de custos, já que você sabe o quanto vai vender a cada período e recebe o pagamento antecipado.
  • A facilidade no gerenciamento de estoque, por saber exatamente o que os assinantes vão consumir.

Antes de montar um clube de assinaturas, entretanto, é importante seguir alguns passos para montá-lo de maneira correta. Listamos os mais importantes abaixo:

1.  Defina o seu produto

Para isso, é interessante fazer uma pesquisa de mercado para descobrir as necessidades de cada público.

Você pode pensar nos públicos que consomem produtos exclusivos conforme o seu nicho, até mesmo analisando os clubes de assinatura já existentes. O mercado geek (fãs de tecnologia, super-heróis e histórias em quadrinhos, apaixonados por livros, games e cinema), por exemplo, é um grande consumidor.

O ideal é oferecer algum produto que não possa ser encontrado com facilidade, mas antes de já investir em estoque, plataforma e divulgação, procure saber se a sua escolha realmente é promissora, se existe um público que vai querer participar do seu clube. Do contrário, você pode perder dinheiro.

Então, planeje com cautela e vá devagar. Faça pesquisas e testes para avaliar a aceitação do seu produto, para seguir para os próximos passos com segurança.

2.  Determine o valor da assinatura do produto

O preço de venda vai depender do produto e da quantidade de assinantes. Inclua os custos com logística, frete e marketing, o produto em si. Pense nos custos como se fosse um e-commerce mesmo.

Para ficar mais fácil de administrar, crie poucos tipos de planos e dê opções para o consumidor assinar de forma mensal, trimestral, semestral e anual, oferecendo descontos e benefícios para quem escolhe os planos mais longos. O importante é deixar os planos simples de serem compreendidos e flexíveis para contratação.

3.  Estabeleça uma logística

Falando em logística, esse é um ponto muito importante para um clube de assinaturas: se você se compromete a entregar o produto mensalmente, ele precisa chegar no prazo adequado, especialmente porque os assinantes podem divulgar nas redes sociais imagens do produto recebido e quem não recebeu ainda pode não ter mais a surpresa da entrega.

Avalie o peso médio dos produtos, as medidas e os CEPs de destino em que pretende atuar e contate várias transportadoras, a fim de descobrir um preço de frete justo para o seu negócio e para o seu assinante.

Também certifique-se de que é uma transportadora de confiança, que vai cumprir os prazos prometidos e entregar o produto em segurança.

4.  Teste o site do seu clube de assinatura antes de entrar no ar

Todas as funções do seu site precisam funcionar 100% antes de ir ao ar. Por isso, é importante verificar se todos os botões estão respondendo aos comandos do usuário, se a plataforma é responsiva e se adapta aos diversos tipos de dispositivos e se possui checkout de pagamento transparente.

Ou seja, o sistema que hospeda o seu clube de assinatura precisa trabalhar em conjunto com a empresa para ajudar na venda do serviço ou, pelo menos, não atrapalhar. Afinal, os usuários precisam ir até o fim e não abandonar o pedido no carrinho. A solução para isso é simples: utilizar um site que seja user friendly.

O checkout transparente, por sua vez, vai tornar o processo de compra mais simples, personalizado e confiável, permitindo que o usuário permaneça na sua plataforma enquanto finaliza o pagamento, sem ser direcionado para outra URL, tornando essa transação mais segura.

5.  Tenha uma plataforma de pagamento recorrente

É muito importante pensar no sistema de cobrança para clube de assinatura. Como seus recebimentos serão de maneira recorrente, o ideal é contar com a automação de uma plataforma de crédito recorrente para se organizar.

Afinal, você vai precisar gerenciar pagamentos, fazer a gestão dos clientes e enviar notificações com auxílio de uma régua de cobrança. Não conte com uma planilha de Excel para fazer tudo isso não, automatize!

Muito bem, mas qual plataforma para clube de assinaturas usar?

8 melhores plataformas para clube de assinaturas

Pense na experiência de consumo do seu assinante. Para isso, é fundamental estudar a integração entre o que o seu clube tem a oferecer com a plataforma ideal, que se encaixa com o nicho que você escolheu.

Abaixo, citamos oito exemplos. Temos certeza que algum deles certamente vai fechar com o que você planeja.

1.  Cobre Fácil

A Cobre Fácil surgiu para simplificar a vida das pessoas através de soluções financeiras. A empresa trabalha com meios de pagamentos diversificados, oferece cobrança recorrente e controle de assinaturas, tudo dentro de um só lugar.

Um exemplo de negócio que utiliza a Cobre Fácil é a bem-sucedida WiseUp, escola de inglês que é referência no assunto e que pôde facilitar suas cobranças com a automatização recorrente das mensalidades.

A solução é ideal para clubes de assinatura pois permite que as cobranças sejam automatizadas, bastando configurar uma única vez a mensalidade do cliente, o método de cobrança e a data de vencimento. Assim, periodicamente, ela se repete e a própria plataforma emite Nota Fiscal de modo automático.

Você ainda consegue criar e gerenciar diversos planos mensais, configurar e enviar lembretes e fazer um controle de notificações, além de proporcionar ao cliente uma área exclusiva, onde ele pode acompanhar o histórico de seus pagamentos e alterar dados do cartão com autonomia. Aliás, também é possível personalizar faturas, ativando ou pausando a assinatura sempre que o cliente solicitar.

Além disso, você pode escolher entre utilizar as soluções na plataforma ou integrar o sistema através de uma API de pagamento, que oferece as mesmas vantagens com o bônus do checkout transparente e uma interface amigável ao usuário.

2.  Agile Commerce

Criada pela JN2, empresa que no Brasil é pioneira em Magento - um sistema web de e-commerce de código aberto -, a Agile Commerce é baseada justamente na plataforma Magento, umas das mais flexíveis do mercado e-commerce.

A empresa também oferece treinamento, suporte, manutenção, hospedagem, otimização de vendas e evolução da plataforma. São mais de 60 módulos pré-instalados, oferecendo tanto velocidade na implementação quanto atualização constante e, claro, redução de custos.

3.  Alumy

A Alumy é uma plataforma que permite a criação e o gerenciamento do seu próprio clube de assinaturas. Ela é intuitiva e fácil de interagir. Você pode construir o seu clube com a sua cara, personalizando com as ferramentas disponíveis.

4.  Betalabs

A Betalabs foi desenvolvida por alunos da FGV em 2010 e eleita como o melhor sistema de gestão pela Folha de São Paulo em 2013. Clubes famosos como YvY, Faber Castell e Tag Livros usam essa plataforma.

Ela dispensa integrações com outras ferramentas e tem a base na nuvem, tornando o fluxo mais ágil e rápido. Você pode reduzir gastos com equipes e prestadores de serviços de TI, além de contar com um layout bem amigável.

5.  Linx Commerce

Atualmente, a empresa atende mais de 50.000 empresas. A ideia da Linx é fornecer uma solução completa para vendas digitais, desde a plataforma até serviços adicionais.

Ela conta com uma equipe que está sempre incluindo novas funcionalidades. E a implementação possui o atendimento feito por agências. Desse modo, você ganha agilidade nesse processo.

6.  Signashop

A Signashop é uma plataforma da Signativa, empresa com mais de 10 anos de experiência em Magento, além de ser a plataforma mais Open-SaaS do mercado brasileiro. Oferece o desenvolvimento baseado em Magento, aproveitando toda a flexibilidade desse modelo.

Com o plano Signashop Master é possível ter as funcionalidades necessárias para vender assinaturas.

7.  Rits SignUp

Desenvolvida pela Rits, empresa focada em produtos digitais e com mais de 10 anos de mercado, a Rits SignUp é uma plataforma white label para desenvolvimento de assinaturas digitais.

Ela é aberta para integração com outros sistemas e permite novas personalizações e funcionalidades, de acordo com a necessidade do negócio do cliente. A empresa também oferece consultoria em todas as fases de implementação do sistema de assinaturas.

8.  VTEX

Essa é a plataforma líder para grandes negócios online no Brasil, atuando em mais de 24 países. Possui diversas funcionalidades, como venda omnichannel, integração com uma grande variedade de ERPs e um dos times mais importantes de e-commerce no País.

E-commerces conhecidos que usam a VTEX são O Boticário e Época Cosméticos.

Viu, só? Opções não faltam. Estude cada uma delas e escolha qual a ideal para o seu clube de assinaturas!

Como ganhar dinheiro com um clube de assinatura?

Se você quer aprender como ganhar dinheiro com um clube de assinatura, confira cinco dicas para lucrar com o seu negócio e, de quebra, oferecer uma super experiência aos seus clientes.

Ofereça um produto único

É bastante difícil reinventar a roda e oferecer algo inédito, mas nem por isso você precisa oferecer um produto e uma proposta semelhante aos demais. Você precisa vender um diferencial e uma experiência única.

Por isso, pergunte-se:

  • É difícil encontrar meu produto em outro lugar?
  • O que fazer para destacar o meu serviço dos demais?
  • Qual é o diferencial e qual é a essência do meu serviço?

Para isso, você deve pensar como um usuário e focar no poder da personalização.

Resolva a dor do seu público-alvo

Só é possível ganhar dinheiro com seu clube de assinatura se você resolver um problema do seu público-alvo, por isso, tenha essa premissa em mente antes de decidir o produto que será o carro-chefe do seu negócio.

Por isso, seja criativo e, de novo, pense como um usuário e tente resolver dores que você e sua equipe possuem. Esse pode ser um bom começo, afinal, o seu problema pode ser o mesmo de seus potenciais clientes.

Seja apaixonado pelo seu nicho

Todo o processo de criação e burocracia pode ser “amenizado” caso você trabalhe dentro de um nicho que você goste.

Inclusive, essa paixão pode ser depositada em seus produtos e sentida por seus usuários, o que pode tornar o seu serviço ainda mais especial e diferenciado frente à concorrência.

Venda uma experiência, não um produto

Você deve pensar em todos os detalhes envolvendo a experiência do seu cliente, desde a qualidade do seu produto até a forma como ele chega na casa de seus clientes. Ou seja, como ele é fabricado, embalado, divulgado, recebido e sentido pelo usuário.

Foque no marketing digital

Depois de garantir a qualidade e o diferencial do seu produto, é hora de focar no marketing digital e turbinar os pagamentos recorrentes do seu clube de assinatura. Invista em identidade visual, gerar conteúdo para a sua marca, ganhar relevância no mercado e divulgar seu clube de assinatura.

Com todos esses pontos contemplados, você consegue ganhar dinheiro com o seu clube de assinatura e ainda investir uma parte do retorno financeiro no negócio.

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