Receba pagamentos via boleto, cartão de crédito ou PIX

Passo a passo: como pagar boleto com Pix

O Pix facilita a vida financeira de todo mundo de diversas formas: qualquer pessoa pode até mesmo pagar boleto com Pix. Confira como é simples no nosso passo a passo!

Pagar boleto por pix

Desde que foi implementado pelo Banco Central em novembro de 2020, o Pix trouxe uma série de facilidades financeiras para todos os brasileiros.

A nova modalidade de transferências e pagamentos instantâneos permite pagar e transferir, em no máximo 10 segundos, em qualquer dia da semana e horário, o valor desejado, desde que não ultrapasse o limite diário/mensal disponível na conta.

Basta cadastrar uma chave Pix no seu banco, como CPF ou número do celular, por exemplo, e pronto: já dá para usufruir das vantagens do serviço: entre elas, pagar boleto com Pix. Mas como funciona?

Como pagar um boleto pelo Pix

Muita gente ainda está se acostumando com o uso dessa modalidade, então, se a sua pergunta é: posso pagar boleto com Pix? A resposta é sim! E preparamos um passo a passo para auxiliar você.

Basicamente, é possível pagar boletos com QR Code pelo Pix, assim:

1 Abra o aplicativo do seu banco no seu celular. No exemplo, escolhemos o Nubank, mas em geral as plataformas de internet banking dos bancos são muito semelhantes entre si. Talvez mude algum termo ou algum caminho, mas o procedimento é bem parecido.

2 Procure e escolha a opção Pix.

Boleto pix 1

3 Selecione “Pagar”.

Boleto pix 2

4 Vá até a opção “Ler QR Code” e aponte a câmera do seu celular para o código QR Code do boleto que você quer pagar.

5 Ah, se o boleto não tiver QR Code, não tem problema: você pode pagar usando o número do código de barras. Nesse caso, escolha a opção “Pix Copia e Cola”.

Boleto pix 3

6 Por fim, insira o código do seu boleto.

Boleto pix 4

7 Pronto! Agora você já pode pagar boletos pelo Pix.

Lembrando que o Pix não substitui boletos, TED e DOC, mas é uma alternativa para transferir e fazer ou receber pagamentos online. Além de pagar boletos, com o Pix é possível transferir dinheiro entre pessoas e empresas, fazer pagamentos para o governo e até mesmo pagar estabelecimentos comerciais físicos e online.

Segundo estudo da GMattos, consultoria de e-commerce e meios de pagamento, o Pix já é aceito por 1/3 das maiores lojas online.

A pesquisa verificou 59 grandes lojas online do mercado brasileiro, dos mais variados segmentos, entre os dias 3 e 12 de maio de 2021. Em meio aos estabelecimentos pesquisados, estavam marcas como Amazon, Americanas, Carrefour, Drogasil, Magalu, Mercado Livre e Uber.

E-book conquistando a inadimplência zero

E-book enviado com sucesso!

Acesse seu e-mail para ler o e-book e fazer seus clientes pagarem em dia.

Como cadastrar uma Chave Pix

O processo de cadastramento é muito simples. No internet banking do seu banco, apenas busque pela opção Pix no menu e siga os passos para cadastrar a sua chave ou chaves.

A chave Pix é o nome dos dados bancários que identificam sua conta. Existem quatro tipos de chaves que podem ser usadas para fazer transferências e pagamentos:

  • CPF ou CNPJ, caso seja uma empresa
  • E-mail
  • Número de celular
  • Chave aleatória

Você pode incluir todas as suas chaves (CPF, número de celular e e-mail) em uma mesma conta ou pode definir qual chave vai ser para qual banco, caso tenha mais de um banco, já que as chaves precisam ser diferentes para instituições diferentes.

Existe um limite de cinco chaves por conta para pessoas físicas e de 20 chaves por conta para pessoas jurídicas.

Para contas com dois titulares, cada um deve cadastrar sua própria chave Pix. Como são permitidas cinco chaves por conta, se o primeiro titular tiver três chaves, por exemplo, o segundo pode ter até duas.

Pode acontecer de sua chave ter sido reivindicada por outro usuário. Nesse caso, você tem até sete dias corridos para validar a posse da mesma. Atuando nesse prazo, o processo de reivindicação encerra e você continua usando a chave normalmente, mas também pode confirmar a transferência dela para o usuário que a reivindicou, se quiser.

Que tal compartilhar essas informações nas suas redes sociais? É só selecionar o ícone da sua rede social favorita aqui do lado esquerdo para informar mais pessoas sobre as facilidades do Pix!

Deixe seu comentário