Cobre seus clientes de forma automatizada

Entenda e conheça a régua de cobrança imobiliária

Realizar cobranças ainda causa muita dor de cabeça para você? Esqueça tudo que você já viu sobre isso e conheça a régua de cobrança imobiliária, a solução automatizada para o seu negócio!

Régua de cobrança imobiliária

A régua de cobrança imobiliária é um recurso que facilita a gestão financeira do seu negócio e pode ajudar você a diminuir os altos índices de inadimplência que não poupam o setor imobiliário, principalmente em tempos de crise.

Cobrar seus clientes é uma questão delicada, mas não precisa ser uma situação embaraçosa para ninguém e um atendimento bem feito, com tom de voz respeitoso e humanizado pode fazer toda a diferença.

Além disso, automatizar os processos internos da sua empresa proporciona facilidade e comodidade para você e os seus clientes, que nem sempre estão devendo porque querem, já que, na correria do dia a dia, é normal que uma conta ou outra acabe ficando de fora.

Confira abaixo mais detalhes sobre o assunto e funções que só a tecnologia pode oferecer a você!

Entendendo a régua de cobrança imobiliária

Para implementar a régua de cobrança e usufruir de todas as suas vantagens e benefícios, você precisa entender primeiro o que ela é e como funciona, por isso, nós preparamos os próximos tópicos com todos os detalhes sobre o método.

Continue a leitura!

O que é a régua de cobrança imobiliária?

É uma estratégia simples e eficiente que define como e em que momento a cobrança será feita e que pode ser implementada na sua imobiliária para diminuir o número de devedores e, consequentemente, os riscos de inadimplência.

A régua é uma funcionalidade usada para pagamentos que ainda serão feitos e também para dívidas atrasadas, otimizando os processos de emissão e acompanhamento das cobranças e emitindo avisos antes, durante e depois da data de vencimento.

Inclusive, a ferramenta é uma ótima estratégia de cobrança preventiva, já que você pode programá-la para emitir alertas com três ou quatro dias de antecedência através de e-mails ou mensagens de cobrança, que servem para avisar que a data do vencimento está próxima.

Vamos juntos entender melhor como funciona e quais os benefícios desse método para o seu empreendimento?

Como funciona a régua de cobrança imobiliária?

Ela funciona através de um sistema de cobranças para imobiliária eficiente, que mapeia as principais informações sobre todos os clientes, reunindo seus dados em um software de gestão financeira.

Para o mapeamento ser exato e completo, você precisa manter os dados dos consumidores sempre atualizados e, além disso:

  • saber o valor exato das faturas que estão em aberto;
  • conferir o valor exato das faturas que já venceram;
  • organizar a data de vencimento das próximas faturas; e
  • identificar quais colaboradores são responsáveis pelo contrato de cada cliente.

Depois de reunir todas essas informações, você pode definir, através da ferramenta, as datas em que os alertas serão enviados aos clientes, seja para lembrá-los que a data do pagamento está próxima ou que a conta já venceu.

Não esqueça de sempre atualizar o valor das faturas ou boletos em aberto, hein?

O próximo passo é escolher por quais canais de comunicação o cliente vai receber os lembretes: SMS (mensagem de texto), e-mail ou WhatsApp, por exemplo, e tudo depende do perfil de cada consumidor.

Lembrando que as notificações serão disparadas de forma automática e de acordo com os dados mencionados acima, que você mesmo cadastrou para cada devedor, por isso, fique ligado para não cometer erros e fazer cobranças indevidas ou repetidas.

Agora que você já sabe como ela opera, vamos conferir juntos quais os principais benefícios de investir em um sistema desse tipo? Vamos lá!

3 principais vantagens da régua de cobrança imobiliária

Você já percebeu que montar uma régua de cobrança é indispensável para padronizar o seu serviço e ter mais controle sobre as pendências financeiras existentes, independentemente do tipo de negócio, não é?

Além disso, uma plataforma completa para a sua imobiliária possibilita que você:

  • realize a cobrança automática e não perca mais tempo com essa função;
  • receba os pagamentos de forma recorrente; e
  • lembre os seus clientes de quando e quanto deve pagar.

Veja abaixo outras três vantagens de investir em um conjunto de soluções que vão ajudar você a não se preocupar mais com o atraso dos pagamentos!

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1.  Redução da inadimplência

Em primeiríssimo lugar, nós precisamos elencar a redução da inadimplência, já que o maior objetivo da ferramenta é evitar o atraso dos pagamentos e lançar notificações aos devedores.

Lembre-se: a régua não vai fazer milagre pela sua empresa, por isso, seu time de cobranças também precisa conduzir as negociações de crédito de forma leve, objetiva e bem orientada, para que você saia ganhando, mas garantindo que o seu cliente também fique satisfeito.

2.  Cobranças profissionais

Falando em satisfação e retenção de clientes, a padronização das cobranças as torna mais profissionais e transmite ao cliente a percepção de que você é profissional e confiável, fazendo com que ele se sinta satisfeito com o seu serviço.

Além disso, a programação das ações proporcionada pelo sistema elimina a possibilidade de erros e cobranças indevidas, coisas que geralmente acontecem se a sua equipe faz esse processo todo manualmente.

Cá entre nós, nada melhor do que se tornar referência naquilo que você faz e ainda ter a certeza de que os seus clientes se sentem seguros com o seu trabalho, não é?!

3.  Maior controle do setor financeiro

Como a plataforma consegue agilizar pagamentos, recebimentos e ainda conta com um banco de dados recheado de informações atualizadas sobre a sua clientela, através dela você também possui mais controle sobre o que entra e sai da sua empresa.

As informações sobre pagamentos e dívidas ativas ajudam nas previsões sobre gastos e na realização de balanços financeiros.

Ficou curioso para saber como fazer essas cobranças? Veja abaixo alguns exemplos que nós separamos para você se inspirar!

Exemplos de cobrança imobiliária

Para evitar maiores problemas e constrangimentos, a cobrança deve ser feita da maneira mais amigável possível, isso porque a falta de pagamento pode acontecer por diversos motivos, como atrasos salariais e até mesmo esquecimentos.

Defina quais os meios de cobrança e pagamento que você quer utilizar no seu negócio e acabe de vez com a inadimplência na sua empresa. Confira abaixo alguns exemplos e inspire-se!

1.  Cobrança pelo WhatsApp

O aplicativo é um dos mais populares e utilizados hoje em dia quando o assunto é comunicação e, já que nem todo mundo gosta de atender a uma ligação, realizar cobranças pelo WhatsApp pode ser uma boa estratégia para conseguir entrar em contato com os seus clientes.

Não precisa se preocupar! Realizar cobranças através do aplicativo é permitido pelo Instituto de Defesa do Consumidor (Idec) desde ano de 2013 e, por isso, a prática é totalmente legal.

Você precisa apenas evitar o envio abusivo de mensagens, manter a cordialidade com o seu cliente e nada de encaminhar comunicados fora do horário comercial, hein?!

Além de ser uma plataforma gratuita de comunicação, ela garante a facilidade, agilidade e principalmente a segurança que você precisa para esse tipo de função, já que o app utiliza a criptografia de ponta-a-ponta para a troca de mensagens.

Nesse caso, manter a formalidade, o tom de voz e o padrão das cobranças ainda é importante, viu? Não abuse das gírias, da intimidade e nem dos famosos emojis quando for conversar com o inquilino.

2.  Cobrança por e-mail

Enviar e-mail de cobrança também é uma alternativa muito utilizada para disparar lembretes automáticos e alertar os clientes da existência de uma dívida e de que está chegando o dia do vencimento dela.

Através desse meio, você pode automatizar e padronizar as cobranças, sem que seja necessário você ou alguém da sua equipe gastar um determinado tempo para escrever as mensagens uma a uma.

Mas, tome cuidado! E-mails caem facilmente na caixa de “spam” e o seu cliente pode acabar não visualizando, por isso é tão importante contar com uma estratégia omnichannel, que une diversos canais de comunicação, fazendo com que o contato com o público se torne mais eficiente.

Para evitar que a sua mensagem não seja recebida, você pode tomar algumas atitudes que diminuem esse risco, por exemplo:

  • tenha cuidado com a linguagem utilizada no corpo dos e-mails e principalmente no assunto – termos como “compre”, “oferta” e “promoção” devem ser evitados;
  • conheça a ferramenta de envio que você utiliza, sua reputação e a confiança do público nela; e
  • escolha e utilize um bom HTML, pois alguns estudos comprovam que e-mails neste formato possuem maior interação.

Para garantir que a sua mensagem apareça na caixa de entrada, você também pode usar endereços corporativos e manter a sua lista de contatos sempre atualizada.

3.  Cobrança por telefone

Apesar de ser um método antigo e tradicional, a cobrança por telefone ainda é muito usada e eficiente, já que permite que a negociação da dívida em aberto seja realizada instantaneamente.

Mas, antes de fazer o contato com o seu cliente através de uma ligação telefônica, certifique-se de que essa estratégia é a que mais funciona para o seu público, para que a sua cobrança não seja inconveniente e insistente, como aqueles números que ligam diversas vezes no dia e sem parar.

Além disso, você pode estar dando murro em ponta de faca, já que o seu cliente pode simplesmente não atender às ligações e até bloquear seu número, considerando que boa parte das pessoas não é adepta às chamadas telefônicas atualmente.

Para manter a política da boa vizinhança, vale estar atento a alguns detalhes importantes, como fazer as ligações somente para números cadastrados, sempre em horário comercial para não importunar o cliente e nunca deixe recados ou fale com terceiros sobre o assunto da ligação.

4.  Cobrança judicial

A cobrança judicial é a medida mais severa e deve ser usada com cautela, pois é preciso se certificar de que todos os outros meios de comunicação foram usados antes para notificar o cliente da dívida e cobrá-lo.

O método é usado em última instância e é necessário que a empresa possua provas de que o pagamento não foi efetuado e que as abordagens feitas anteriormente não resultaram em nada.

Para garantir o recebimento do valor da dívida, você também pode confirmar a inadimplência do cliente através do protesto de boletos e títulos online, que garante rapidez e segurança através de uma plataforma digital reconhecida no mercado.

Dessa forma, em média 60% dos clientes inadimplentes quitam suas dívidas, você recebe o dinheiro e ainda conta com a praticidade do mundo digital, resolvendo problemas sem gastar seu tempo em filas desgastantes e processos burocráticos.

5.  Régua de cobrança

Nessas horas, a tecnologia pode ser a sua melhor amiga! Utilizar um sistema de cobrança é a melhor solução para realizar ações preventivas contra a inadimplência, com lembretes de pagamentos personalizados, pré-programados e automatizados para os seus clientes.

A régua de cobrança, além de facilitar o seu dia a dia e os processos internos da sua empresa, ainda permite que o cliente negocie sua dívida e realize o pagamento de diversas formas, fazendo com que você, empreendedor(a), tenha maior controle dos seus recebimentos.

Esse tipo de sistema ainda pode oferecer relatórios completos com as informações de todos os devedores, como os valores dos débitos em aberto e as datas de vencimento, além de conter ferramentas inteligentes que mostram como o seu negócio está evoluindo de acordo com as vendas e taxas de inadimplência, que tendem a diminuir consideravelmente.

A tabela abaixo é um exemplo simplificado de como funciona a régua de cobrança para imobiliárias e pode ajudar você a entender a importância que esse recurso tem para identificar com mais eficiência os clientes inadimplentes, cobrar com assertividade e rapidez.

Vamos conferir?

Fase Ação Canal de comunicação
5 dias antes do vencimento Enviar lembrete E-mail
2 dias antes do vencimento Enviar lembrete SMS e/ou WhatsApp
Dia do vencimento Verificar se o pagamento foi feito e identificar possíveis inadimplências -
3 dias após o vencimento Verificar se o pagamento foi feito e identificar possíveis inadimplências E-mail, SMS, WhatsApp
7 dias após o vencimento Entrar em contato com o cliente para fazer a cobrança ou renegociar a dívida Ligação telefônica

Agora, você já está pronto para não se preocupar mais com as cobranças e ainda manter uma relação saudável e harmoniosa com seu cliente através da régua de cobrança.

Diante de todas essas vantagens, fica difícil não querer experimentar esse novo jeito de receber seus pagamentos em dia, não é? Nós temos certeza de que você não vai se arrepender!

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