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Saiba como abrir uma empresa de prestação de serviços

Quem quer abrir uma empresa de prestação de serviços deve estar atento a detalhes desde a abertura do CNPJ até a busca por alvarás. Confira todos os detalhes para começar seu negócio com o pé direito!

Abrir empresa prestação de serviços

O primeiro passo para você abrir uma empresa prestadora de serviços é buscar informações nos órgãos da sua cidade para reunir toda a documentação necessária. De modo geral, você deve escolher o nome, criar um plano de negócios e fazer os devidos registros nos órgãos fiscalizadores.

Segundo o Ministério da Economia, já são mais de 19 milhões de empresas abertas e operando no Brasil este ano. Hoje, o tempo médio para abrir um negócio no país é de um dia e 16 horas, mas, em alguns casos, já é possível abrir um registro como pessoa jurídica em um único dia!

Mesmo com esse cenário favorável, foram mais de 500 mil empresas que fecharam só no primeiro quadrimestre de 2022. E você não quer entrar pra essa estatística antes mesmo de começar a operar a sua empresa, não é mesmo?

Por isso preparamos, em detalhes, todas as dicas possíveis sobre como abrir o seu negócio do jeito certo para vê-lo decolar em pouco tempo. É só continuar a leitura!

8 passos para abrir uma empresa de prestação de serviços?

Antes de abrir uma empresa de prestação de serviços, inclusive como Microempreendedor Individual (MEI), você precisa pensar em diversos aspectos importantes.

Eles envolvem desde desenvolver um plano de negócios até escolher um nome e fazer parte do Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ). Veja mais detalhes a seguir.

1.  Desenvolva o plano de negócios

Antes de começar a jornada burocrática, indicamos que você elabore um plano de negócios para garantir o sucesso e organização do seu empreendimento antes mesmo de abrir as portas.

Esse plano descreve o funcionamento da empresa e seus objetivos, bem como as estratégias usadas para alcançá-los e ajuda até mesmo a identificar alguma falha que talvez impeça ou atrapalhe o sucesso da nova empreitada.

O ideal é desenvolver o plano de negócio antes mesmo de qualquer outra etapa da abertura da companhia, afinal, ele pode ter muito a dizer.

2.  Defina o nome

Mesmo que você já tenha um nome em mente para dar à sua empresa prestadora de serviços, é preciso pesquisar antes de torná-lo oficial para garantir que nenhuma outra companhia esteja usando a mesma denominação.

A pesquisa pode ser feita na Junta Comercial da sua cidade e ajudará você a não ter problemas com direitos autorais ou precisar fazer uma mudança brusca na comunicação e identidade da sua marca no futuro.

Se o nome desejado estiver livre, será fundamental registrá-lo para garantir que ele pertença única e exclusivamente à empresa que você está criando. Assim, caso alguém resolva usá-lo, você pode impedir por meios legais.

3.  Crie e implemente uma estrutura jurídica

Para a abertura da sua empresa, você também vai precisar definir uma estrutura jurídica e estabelecer se trabalhará com ou sem sócios, com uma equipe de colaboradores, sozinho ou com no máximo um funcionário no caso dos MEIs.

Se você escolher contar com uma equipe de pessoas na sua empresa, pode adotar as seguintes estruturas jurídicas:

  • Empresário Individual (EI);
  • Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (EIRELI);
  • Sociedade Limitada (LTDA);
  • Sociedade Limitada Unipessoal (SLU); ou
  • Sociedade Anônima (S/A).

A diferença básica entre essas estruturas jurídicas está na possibilidade de ter ou não sócios e também no vínculo ou na ausência de vínculo do seu patrimônio individual com o seu patrimônio empresarial.

Lembre-se que, independentemente da opção que você escolher, será necessário enquadrar seu negócio em algum formato. Todos estão previstos na legislação e servem para determinar aspectos operacionais, bem como o pagamento de impostos e outras responsabilidades.

Uma vez selecionada a estrutura jurídica e, caso existam sócios trabalhando junto com você na empresa, terá chegado a hora de elaborar o contrato social.

4.  Elabore o contrato social

Esse contrato é um documento que registra oficialmente como cada sócio contribui para o negócio e quais as responsabilidades de cada um. Ele também prevê como será a divisão da empresa no futuro caso a sociedade seja desfeita.

Portanto, serve como uma proteção para ambos os lados e para a empresa em si.

Para fazer o seu contrato social, busque um advogado especializado e que conheça a legislação. Depois, registre o documento assinado por todos os sócios nos órgãos competentes.

No contrato, constarão informações sobre a estrutura jurídica selecionada, bem como relacionadas ao regime tributário no qual estará enquadrada a nova companhia.

5.  Escolha um regime tributário

Além de escolher a modalidade jurídica da sua empresa e firmar um contrato social no caso de existência de sócios, para abri-la corretamente e dentro da lei, você precisará escolher o regime tributário que melhor se adequa à realidade dela.

Vale ressaltar que o regime tributário e a estrutura jurídica não são a mesma coisa.

Conforme o faturamento anual da empresa, seja qual for a sua estrutura jurídica, ela poderá ser classificada como:

  • Microempreendedor Individual (MEI): faturamento de até R$ 81 mil por ano;
  • Microempresa (ME): faturamento de até R$ 360 mil por ano; ou
  • Empresa de Pequeno Porte (EPP): faturamento de até R$ 4,8 milhões por ano.

Com essa definição, você optará finalmente pelo regime tributário em que deseja enquadrar seus negócios: Simples Nacional, Lucro Real ou Lucro Presumido.

Estude cada um deles, veja as principais diferenças entre as três alternativas e compreenda como elas impactam em alíquotas e impostos. Então, tome a sua decisão e parta para o registro da empresa na junta comercial.

Em caso de dúvidas, procure um contador de confiança para orientar sua escolha.

6.  Faça o registro na Junta Comercial

Com tudo definido, dirija-se à Junta Comercial da sua cidade para registrar a sua empresa oficialmente.

Entre em contato com o órgão e descubra quais os documentos necessários para que o registro aconteça da forma correta. Além disso, prepare-se para preencher alguns formulários.

Ao concluir o registro, você receberá um Número de Identificação do Registro de Empresa (NIRE) e poderá, enfim, entrar em ação para descobrir como obter ou como abrir seu CNPJ.

7.  Obtenha seu CNPJ

Tendo seguido todos os passos até aqui, para obter um Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ), acesse o site da Receita Federal e leia com atenção as instruções que guiarão você na realização do processo – que pode acontecer totalmente online dependendo do caso.

Tome cuidado! É nesse momento que você vai oficializar a atividade exercida pela empresa e passar a existir como pessoa jurídica. Então, certifique-se várias vezes de ter preenchido todos os campos corretamente.

Antes de finalizar a sua solicitação, cadastre um e-mail que você acesse com frequência para poder receber informações e atualizações e não perder nada de vista.

E, se sua empresa for funcionar em um espaço físico, você também precisa correr atrás de um alvará de funcionamento. Caso trabalhe somente online, é só começar a criar o seu plano de negócios.

8.  Adquira um alvará de funcionamento para espaço físico

Para você finalmente entrar em funcionamento montando a sua empresa em um espaço físico, um passo importantíssimo do processo de abertura é a solicitação do alvará de funcionamento junto à prefeitura da sua cidade.

Aqui, mais uma vez, vale a pena entrar em contato com o órgão para saber quais os documentos necessários para o processo antes mesmo de iniciá-lo, ok?

Tenha em mãos tudo o que for necessário reunir e apresentar e siga em frente para obter a sua inscrição municipal e a comprovação de que sua empresa está apta para realizar a prestação de serviços.

MEIs também devem passar pelo processo de abertura de empresa para conseguirem sua inscrição municipal e oficializarem a abertura de suas empresas, mesmo que não adquiram um alvará de funcionamento propriamente dito.

Então, se você tiver definido por atuar como MEI, esclareça qualquer dúvida junto à prefeitura também e veja o que é possível fazer online e o que depende da sua apresentação presencial em algum lugar.

Com tudo preparado para começar, é só se organizar!

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Como organizar uma prestadora de serviços em 4 passos

Crie uma rotina e uma agenda de contatos, desenvolva relacionamentos, cumpra com os compromissos iniciais sem falhar e preocupe-se em fazer a engrenagem funcionar perfeitamente.

Vamos ao passo a passo?

1.  Crie uma rotina e uma agenda de contatos

Com a abertura da empresa finalizada, você precisará se organizar a fim de criar uma rotina para que tudo funcione dentro dela. Isso significa criar um sistema de compromissos e, portanto, definir uma agenda de negócios e contatos.

Nessa agenda, deverão constar dados de fornecedores, parceiros e clientes: os chamados "stakeholders".

É claro que, para conseguir uma lista longa de cada um deles, será necessário tempo e muito trabalho, mas o importante é dar início às pesquisas e reuniões o quanto antes.

2.  Cultive relacionamentos

Converse com cada fornecedor e parceiro para descobrir suas propostas, seus interesses em relação à nova empresa, suas visões e valores, assim, você sabe quais mais combinam com o plano de negócios desenvolvido anteriormente.

Em relação aos clientes, o segredo é criar laços através de campanhas e ações de marketing e, sem dúvida, do relacionamento olho no olho (ou pelo menos com mensagens que priorizem a humanização).

3.  Cumpra combinados e apareça nos compromissos

Anote números de telefone, endereços de e-mail, datas dos encontros ou contatos, nome completo e o que mais achar necessário.

Você pode começar com uma agenda de papel e evoluir para uma planilha no seu computador ou para uma agenda digital com o passar do tempo sem problema! E use alarmes antes de cada compromisso, programando-se com antecedência para cumprir com os combinados.

4.  Padronize operações e crie processos

Organizar agendas e encontros e desenvolver relacionamentos com as pessoas são apenas alguns dos vários processos necessários para a sua empresa funcionar como uma engrenagem perfeita.

De modo geral, tudo aquilo que não pode ter falhas deverá ser padronizado.

Isso acontece também, por exemplo, com as cobranças dos pagamentos recorrentes que você fará aos clientes, muito mais simples e práticas quando realizadas sempre da mesma maneira e, preferencialmente, com o uso de um sistema de gestão de cobrança que auxilie nesse controle.

Uma vez estabelecidos alguns processos, você poderá dizer que está encaminhando muito bem o gerenciamento da sua empresa prestadora de serviços. Ufa! Anotou tudinho? Agora, é só colocar a mão na massa – ou nos formulários – e começar o processo de abertura do seu empreendimento. Bons negócios!

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