Receba pagamentos via boleto, cartão de crédito ou PIX

Como emitir boleto de forma descomplicada?

Gerar boleto pode ser uma tarefa burocrática e, por essa razão, complicada. Pensando nisso, preparamos esse post para te ajudar a entender como emitir boleto para os seus clientes de maneira simples e sem custo.

Como emitir boleto

Uma das principais preocupações de novos empreendedores é saber de que forma cobrar o produto vendido ou serviço prestado, sem que o meio escolhido seja desvantajoso para a empresa e, também, para o cliente, prejudicando, portanto, o processo de compra e fidelização dos envolvidos.

Nessa perspectiva, o empresário poderá optar por vendas em espécie, cartão de crédito e débito, cheque, crediário ou boleto bancário. A escolha deverá ser bem feita, pois, caso isso não aconteça, a empresa - que ainda está em processo de amadurecimento - poderá arcar com custos não programados.

Nesse momento, o recomendado é analisar as melhores opções para o seu negócio e oferecer, pelo menos, duas das opções citadas anteriormente - além, é claro, da possibilidade de efetivar as compras em espécie.

No post de hoje você acompanhará, sobretudo, como o boleto bancário pode ser uma opção estratégica para a sua empresa e de que forma é possível emitir boleto de maneira simples.

Aqui você encontrará, respectivamente:
• como emitir boleto para clientes;
• onde emitir boleto facilmente;
• quanto custa a emissão do boleto.

Boa leitura!

Como emitir boleto para clientes?

O boleto bancário é um título de cobrança com valor pré-estabelecido, o que significa - na prática - que o emissor do boleto elabora um documento com um valor a ser pago acordado entre vendedor e cliente.

A forma de pagamento é uma das mais utilizadas em território brasileiro, assim como um dos meios mais baratos para se realizar uma cobrança.

O boleto bancário carrega consigo praticidade, tanto para quem faz a emissão do documento quanto para quem efetua o pagamento, já que o consumidor pode quitar o título de cobrança em qualquer banco, assim como em lotéricas e correspondentes bancários.

Para emitir um boleto bancário para os seus clientes, basta seguir, em ordem cronológica, os pontos a seguir:

  • faça uso de uma conta em alguma instituição bancária ou gerador de boletos - se ainda não tiver, é necessário abri-la;
  • solicite, junto ao banco ou gerador, o serviço de emissão de boletos;
  • reúna os dados do beneficiário, recebedor da cobrança (nome completo, CPF ou CNPJ, endereço);
  • colete os dados do sacado, pagante do título (nome completo, CPF ou CNPJ, endereço);
  • encaminhe as informações reunidas para o banco ou anexe-as ao gerador, para registrar, assim, o boleto;
  • aponte no documento o valor-base do produto/serviço e a data de vencimento da cobrança;
  • acrescente juros, multas ou descontos, se quiser;
  • realize o download do boleto (via internet banking ou plataforma de emissão de boletos);
  • envie o boleto bancário para o endereço - físico ou virtual (e-mail);
  • aguarde até três dias pela compensação do documento.

Ufa! Tranquilo, certo? A elaboração do boleto bancário, na maioria das vezes, é um processo simples. No entanto, em algumas instituições os passos citados podem ser, facilmente, transformados em trâmites estressantes e é possível que você tenha que passar algumas horas do seu dia em uma fila bancária.

Por essa razão, conhecer as possibilidades disponíveis no mercado para facilitar a emissão de boletos pode descomplicar o processo, e os benefícios da implementação da forma de pagamento, finalmente, sentidos.

Onde emitir boleto facilmente?

Muitas empresas estão presentes no mercado para oferecer a outros negócios alternativas inteligentes para seus problemas. Esse é o caso das empresas de soluções financeiras.

Por isso, uma opção estratégica é contar com as vantagens de uma plataforma de emissão de boletos. Nessas plataformas, é possível gerar boletos sem muita burocracia, basta acessar de seu smartphone ou computador a página de uma delas, cadastrar-se e começar, imediatamente, a utilizá-la.

Além disso, alguns desses sistemas não possuem apenas o serviço de emissão de boletos, mas também um arsenal de soluções financeiras integradas em uma única plataforma, como a possibilidade de controlar a vida útil do boleto gerado, bem como fazer uso de uma conta digital do próprio gerador para sacar os valores recebidos.

Quanto custa a emissão do boleto?

Se você ainda está se perguntando qual é o melhor banco para emitir boletos, saiba que talvez a pergunta certa a se fazer é qual a melhor plataforma para emissão de boletos. Isso porque os custos para emissão do documento em uma instituição bancária são mais altos do que em um sistema de emissão de títulos.

Na Cobre Fácil, por exemplo, o custo é de R$2,90 por boleto pago (podendo chegar a apenas R$ 1,90). Isso significa que você só paga essa taxa quando o seu cliente realiza o pagamento, ou seja, o valor apenas é descontado quando a transação for efetuada.

Por isso, em sistemas com essa política, não há prejuízo com boletos cancelados ou com a manutenção de títulos vencidos, por exemplo. O custo, portanto, não é por emissão e, sim, por transação efetuada.

Viu só? É possível descomplicar a emissão do documento, basta saber como emitir boleto bancário nos lugares certos e aproveitar, por fim, os benefícios que a forma de pagamento proporciona ao novo empreendedor.

Deixe seu comentário