Receba pagamentos via boleto, cartão de crédito ou PIX

Como as escolas devem gerar boleto para os alunos?

Você sabe qual é a melhor maneira de gerar boleto para seus alunos e o tipo de cobrança mais adequado quando o objetivo for esse?

Gerar boleto aluno

O boleto bancário, assim como a utilização dele como meio de pagamento, consolidou-se no mercado - disso, não dá para discordar. No entanto, antes de gerar boleto para a sua empresa, é necessário conhecer quais são os tipos do título de cobrança para, assim, escolher o mais apropriado para o seu negócio.

É preciso conhecer, na ponta da língua, as características do seu negócio e, também, quais são os meios compatíveis para realizar as cobranças regulares da sua empresa. Dessa forma, será possível aproveitar os benefícios da emissão de boletos e evitar retrabalho.

Se o seu negócio é uma escola, acompanhe esse artigo, pois abordaremos como uma escola deve gerar boleto para seus alunos - de maneira rápida, fácil e, se preferir, também de modo automático - já que instituições como essa devem apostar energias no ensino e não se preocupar com trâmites burocráticos, concorda?

Como a sua escola deve gerar boletos para os alunos?

Para entendermos de maneira mais clara como e de que forma sua instituição de ensino deve gerar boleto bancário, precisamos considerar os tipos de cobrança. Confira, a seguir, como funciona cada um deles e para quais situações são mais indicados.

Tipos de cobrança:

Boleto avulso

Esse tipo de cobrança é mais indicado quando o negócio recebe por produto vendido ou serviço prestado - o boleto avulso é o formato ideal para compras à vista ou de parcela única.

Boleto mensal

Esse formato de cobrança é o mais indicado para empresas que prestam serviço, como é o caso das instituições de ensino, como a sua escola, por exemplo.

Afinal, quando os pais de seus alunos contratam o seu serviço, eles recebem mensalmente o boleto referente ao mês em questão - de modo que, enquanto a escola estiver em atividade, o contratante continuará recebendo a cobrança.

Carnê

Os carnês de pagamento são boletos bancários gerados, de modo geral, em até 24 meses (dois anos), pois são compromissos de longa data acordados entre contratante e contratado. São utilizados, geralmente, para compras parceladas e compras contratuais.

Por isso, para gerar cobranças recorrentes para seus alunos, como no caso das mensalidades, a melhor maneira é por meio dos boletos mensais, já que o serviço prestado é oferecido de modo contínuo.

Como mandar o boleto mensal para meus alunos?

Para garantir todos os benefícios do boleto bancário em sua instituição de ensino, o ideal é contar com uma plataforma de emissão de boletos que, além de gerar os títulos, encaminha-os automaticamente todos os meses.

Para isso, basta cadastrar uma única vez os dados de seus alunos, pois depois a plataforma se encarrega de fazer o restante - ou seja, encaminhar automaticamente as cobranças aos contratantes, enviar lembretes sobre o vencimento e, também, de cobrança, caso o cliente atrase o pagamento.

Essa é a solução ideal, visto que preencher e enviar manualmente mais de centenas de boletos bancários está fora de cogitação, certo? Assim, a direção escolar economiza tempo e energia para se dedicar ao que realmente importa: o processo de ensino-aprendizagem.

Portanto, agora que você conheceu a melhor maneira de gerar boleto para os seus alunos e descobriu que pode ser mais simples do que imaginou, lembre-se de comparar as tarifas e benefícios que cada plataforma de emissão de boletos oferece, para, então, decidir e usufruí-los adequadamente.

Deixe seu comentário