Receba pagamentos via boleto, cartão de crédito ou PIX

Como uma MEI pode gerar boleto de pagamento?

Saber como gerar boleto é um das habilidades necessárias para ser um empreendedor de sucesso. Pensando nisso, preparamos esse post para dar um empurrãozinho na sua carreira.

Gerar boleto pagamento MEI

O microempreendedor individual, assim como qualquer empresário, precisa proporcionar aos clientes os melhores meios de pagamento para que, dessa forma, os consumidores sintam-se seguros e acolhidos para adquirirem produtos e serviços com maior facilidade.

No entanto, quando o assunto é gerar boleto sendo MEI, dúvidas podem surgir, inclusive se o MEI pode fazer uso ou não do serviço fazendo parte dessa categoria. Por essa razão, embora o boleto bancário seja uma das formas de pagamento mais seguras e utilizadas em território nacional, é preciso sanar essas incertezas antes de dar o próximo passo.

Por isso e para isso, preparamos esse artigo para que você saiba se pode gerar boleto sendo MEI, como é possível gerá-lo, se existe alguma plataforma que facilite esse processo, entre outras informações importantes. Que tal acompanhar a leitura e encontrar as respostas para todas essas dúvidas?

Posso gerar boleto sendo MEI?

Sim, todas as empresas, sejam elas de pequeno, médio e grande porte, podem emitir boletos bancários. Inclusive, não é preciso possuir um CNPJ para emitir o documento, pois pessoas físicas também podem fazer uso do título de cobrança.

E se você se pergunta o motivo de pessoas sem CNPJ fazerem uso do serviço, saiba que talvez elas já tenham percebido os benefícios da forma de pagamento. Além do mais, é natural que o CPF que emita boleto bancário venha a se tornar um empreendedor no futuro.

À propósito, é recomendado que o MEI gere boleto bancário e disponibilize ao consumidor a opção da forma de pagamento, incluindo, dessa maneira, os consumidores que preferem utilizar título de cobrança e, também, pagar com dinheiro em espécie.

Falando nisso, uma pesquisa do Banco Central identificou que a forma de pagamento mais utilizada no Brasil é através do dinheiro em espécie. Segundo o mesmo estudo, 50% a mais dos pagamentos efetivados, em comparação ao cartão de crédito, são feitos por meio do boleto bancário.

Como gerar boleto de pagamento?

Sanada a primeira dúvida, vamos à segunda, mas, pode respirar aliviado, pois a resposta para essa pergunta é simples, já que gerar boleto sendo MEI é fácil.

Veja o passo a passo que preparamos para você:

  1. Tenha uma conta em alguma instituição bancária ou plataforma de emissão de boletos - caso não possua, é necessário abri-la.
  2. Habilite, junto ao banco ou plataforma, o serviço de emissão de boletos.
  3. Reúna os dados do beneficiário, quem receberá a cobrança (nome completo, CPF ou CNPJ, endereço).
  4. Recolha os dados do sacado, quem pagará o título (nome completo, CPF ou CNPJ, endereço).
  5. Envie as informações reunidas para o banco ou anexe-as à plataforma, registrando, dessa forma, o boleto.
  6. Determine o valor-base do produto/serviço e a data de vencimento da cobrança.
  7. Acrescente juros, multas ou descontos, caso seja da sua vontade (além disso, comunique com antecedência ao consumidor sobre os juros e multas que estará sujeito a pagar caso atrase o pagamento).
  8. Faça o download do documento (geralmente, o emissor do boleto realiza o processo por meio de aplicativos de bancos - internet banking - ou, ainda, na própria plataforma de emissão de boletos).

Como você viu, a facilidade proporcionada pela emissão do boleto bancário já é, por si só, um benefício. Os dois próximos passos serão, igualmente, tranquilos: encaminhar o documento ao seu cliente e, após o pagamento ser efetuado, receber o valor do boleto em até 72 horas.

É possível utilizar um gerador de boleto sendo MEI?

Como mencionado no passo de número um, para que sua empresa possa gerar boleto bancário é preciso que ela possua conta em alguma instituição bancária ou, ainda, em um gerador de boletos. Por isso, a resposta para a terceira e última pergunta é: sim, é possível utilizar um sistema de emissão de boletos.

Aliás, essa atitude é aconselhável, visto que, qualquer iniciativa que ofereça ao microempreendedor individual a oportunidade de otimizar tempo e dinheiro é uma opção a ser considerada. E é, justamente, isso, que um gerador de boleto proporciona para o MEI.

Um sistema de emissão de boleto oferece, entre seus diferenciais, taxas mais acessíveis e soluções financeiras integradas em apenas um lugar. Afinal, nada melhor do que contar com soluções empáticas, que prezam por praticidade e simplicidade, certo?

Por isso, busque por opções condizentes e proporcione aos seus clientes as melhores formas de pagamento. Gerar boleto sendo MEI é prático e pode superar suas expectativas.

Deixe seu comentário