12 livros de empreendedorismo que você precisa ler

Conheça os 12 livros de empreendedorismo que irão fazer a diferença na sua carreira.

Livros empreendedorismo

Os bons gestores estão sempre em dia com a leitura de livros sobre empreendedorismo. O hábito da leitura é essencial para o crescimento pessoal e profissional, seja para quem está iniciando ou é mais experiente e quer aprimorar os conhecimentos.

O que se chama de lista de leituras obrigatórias nada mais é do que um caminho para ajudar a criar ideias, inovar, conhecer produtos novos, obter insights e, consequentemente, alcançar os objetivos propostos.

Os melhores livros de empreendedorismo

Existem muitos títulos literários que explicam, abrangem e ensinam os mais variados métodos de organização, administração e técnicas de vendas.

O exemplar do psicólogo Robert Cialdini, intitulado de “As Armas da Persuasão”, traz métodos inovadores para o setor de vendas.

Em uma das páginas, o autor descreve que a forma mais precisa para que o “sim” seja conquistado em uma venda, tem relação com o atendimento ao cliente e como ele se identifica com o vendedor que o recebe.

Segundo o livro, para ativar o gatilho de compra, é preciso criar um laço afetivo, entendendo as necessidades e convertendo os problemas em soluções.

Uma maneira simples para criar esses laços e fidelizar clientes, é deixar o cliente à vontade para escolher a forma de pagamento que prefere, o que pode ser feito por meio de uma plataforma de gestão de cobranças.

Ideias como essa podem ser tiradas de boas leituras. Por isso, buscar conteúdos de qualidade, através dos melhores livros de empreendedorismo, trarão resultados de verdade para os seus negócios.

12 melhores livros de empreendedorismo

1.  As Armas da Persuasão, de Robert Cialdini

Como já mencionamos, o livro explica quais são as técnicas mais eficientes para persuadir o seu cliente a dizer “sim” ao produto. O livro demonstra métodos comprovados, através de estudos científicos realizados pelo escritor e psicólogo Robert Cialdini.

2.  O Poder do Hábito, de Charles Duhigg

Duhigg explica e ensina dicas eficientes para a criação de hábitos saudáveis, que influenciam em muitos aspectos da vida de quem os põe em prática, mostrando que é possível conciliar a criação dos filhos, trabalho, estudos — e ainda criar uma empresa de sucesso.

3.  Quem Pensa Enriquece, de Napoleon Hill

Segundo o autor, a nossa vida reflete aquilo que pensamos e, seguindo essa lógica, para que você enriqueça, é necessário primeiro controlar seus pensamentos e direcioná-los para onde deseja chegar.

Com esta obra, é possível aprender sobre os seis tipos diferentes de medo que possuímos e como controlar cada um.

4.  Empreendedores Inteligentes Enriquecem Mais, de Gustavo Cerbasi

Utilizando uma linguagem simples, o autor oferece dicas e métodos inovadores, mostrando ser possível criar estratégias para um crescimento sustentável e eficiente.

5.  Startup: O Manual do Empreendedor, de Steve Blank e Bob Dorf

Como o próprio nome diz, o “Manual do Empreendedor” é realmente um manual, recheado de dicas e passos para auxiliar a entender e desenvolver seu público-alvo.

É possível aprender na íntegra a resolver as necessidades e desejos dos consumidores.

6.  Fome de Poder - A Verdadeira História do Fundador do McDonald’s, de Ray Kroc

Trazendo a história real de um dos homens mais conhecidos no mundo, o livro oferece milhares de inspirações, além de ensinar o real poder da persistência e da importância de sonhar.

7.  Como Convencer Alguém em 90 Segundos, de Nicholas Boothman

Sim! O autor Nicholas Boothman afirma, com base em estudos e pesquisas realizadas, que é possível convencer alguém a fazer ou comprar algo em apenas 90 segundos — e que este tempo é o suficiente para se tornar amigo ou inimigo de alguém.

Em sua obra, ele ensina táticas para convencer e conquistar qualquer pessoa.

8.  Gestão de Vendas - Os 21 Segredos do Sucesso, de Marcos Cobra e José Luiz Tejon

Mais do que entender a empresa e conhecer o produto, é preciso dominar o seu público, saber o que dizer e para quem dizer.

Entre os 21 segredos do sucesso, os autores afirmam que saber “ler” as pessoas é um dos mais importantes.

9.  Você Pode Negociar Qualquer Coisa, de Herb Cohen

Herb Cohen ensina, por meio de vários exemplos, como negociar ou, para quem já possui experiência na área, como negociar melhor.

Para isso, o livro conta com inúmeros exemplos e explicações de casos de negociações simples e importantes, como a de uma geladeira na loja americana Sears.

10.  Gigantes da Estratégia, de Michael A. Cusumano e David B. Yoffie

Que tal aprender quais foram as táticas e práticas executadas pelos empresários Bill Gates, Steve Jobs e Andy Grove Steve?

Na obra, você descobre quais técnicas de administração e empreendedorismo fazem com que os três maiores nomes da tecnologia estejam interligados.

11.  A Startup Enxuta, de Eric Ries

É possível desenvolver produtos novos e inovar, a partir da interação rápida dos seus consumidores, acrescentando doses de ambições, realidade e visão de futuro. Tudo ao mesmo tempo.

12.  A Lógica do Cisne Negro, de Nassim Taleb

O livro aborda temas que poucos escritores no mundo dos negócios possuem coragem para comentar, como o atentado de 11 de setembro, a crise Subprime de 2008 e o crescimento rápido de empresas como o Google.

Segundo Taleb, estes acontecimenteos possuem traços em comum e são eles que os tornam Cisnes Negros.

Onde procurar títulos premiados

Há muito mais do que apenas 12 livros de empreendedorismo que você deve ler. Como essas listas se atualizam com frequência, não deixe de conferir as indicações de títulos premiados da Forbes e Publishers Weekly.

Essas listas estão sendo sempre atualizadas com os melhores livros de empreendedorismo, escolhidos pelo seu conteúdo de qualidade e sucesso de vendas.

Outra dica é procurar pelas indicações do banco britânico Financial Times, que anualmente concede prêmios às melhores obras relacionadas ao mundo dos negócios.

Um ponto relevante para ficar de olho nessa lista é que os livros escolhidos possuem uma grande qualidade de conteúdo e sempre atualizado, prometendo soluções modernas e métodos inovadores.

Como criar hábitos de leitura?

Comece encontrando um título que você goste, que aborde um assunto do seu interesse e que seja curto, pois um exemplar com muitas páginas pode ser desanimador para iniciar.

Após a escolha, comece lendo poucas páginas por dia e procure não ler em momentos que você está cansado, pois seu cérebro atribui este cansaço ao novo hobbie, causando um autoboicote literário.

Caso a obra escolhida não esteja “rendendo”, procure trocar de título — mas não desista de alimentar a prática, que vem com a persistência diária.

Como escolher o tema?

O que não falta, mesmo dentro desse único nicho, são títulos de livros. De empreendedorismo a projetos de vida, sempre será possível encontrar um livro para contar as histórias das suas empresas preferidas.

Outro assunto que conquista empreendedores são os livros do gênero da biografia, que contam histórias inspiradoras de pessoas de sucesso e os seus projetos de vida.

A biografia do Jeff Bezos (fundador da Amazon), por exemplo, traz este cenário de sucesso, contando como uma empresa de garagem se transformou na maior empresa do mundo em valor de mercado.

Há, ainda, os livros com temas mais específicos de gestão, que podem ser voltados para áreas de vendas, marketing, recursos humanos, etc.

É importante saber qual destes temas são do seu gosto e, principalmente, o que você deseja aprender ou aperfeiçoar.

Gostou? Vale ressaltar que além de ler é preciso pôr em prática tudo aquilo que se aprende nos livros e nas revistas de negócios, que também auxiliam na formação e construção de uma boa gestão financeira.

O que você achou do post?

0 Respostas

Deixe seu comentário