Cobre seus clientes de forma automatizada

5 práticas para um negócio sustentável de verdade

Sustentabilidade é a palavra do momento no mundo todo, já que, cada vez mais, a sociedade cobra o uso consciente de recursos naturais. Para manter seu negócio sustentável, você precisa adotar definitivamente estas cinco práticas que separamos.

Negócio sustentável

Para deixar seu negócio sustentável, reduza o consumo de água e energia, adote a chamada "economia circular", compre de fornecedores preocupados com sustentabilidade, diminua a emissão de poluentes e utilize um sistema eletrônico de cobrança.

A empresa Opinion Box fez, recentemente, uma pesquisa para saber o que os brasileiros esperam das empresas em relação à sustentabilidade. Veja!

Sustentáveis

Dá pra notar que a preservação do meio ambiente é cada vez mais um fator decisivo no consumo e na opinião das pessoas sobre os empreendimentos, por isso, cada vez mais os gestores precisam praticar a inovação sustentável.

Vamos aprender juntos como ser mais sustentáveis e participar desse movimento?

O que é um negócio sustentável?

Um negócio sustentável é aquele que consegue funcionar de maneira responsável em relação ao meio ambiente, à economia e à sociedade. Ele precisa ter compromisso com a preservação de recursos naturais e com as necessidades das gerações atuais e futuras.

Quem gere esse negócio deve levar em consideração qualquer impacto que sua atividade tenha na natureza – independentemente do ramo de atuação –, adotar práticas que reduzam a emissão de poluentes e conservar e reaproveitar recursos naturais.

Uma organização que preza pela sustentabilidade não só preserva a natureza, como também busca sempre evoluir no âmbito social e trabalhar sua ética empresarial. Isso significa promover a diversidade, a igualdade de oportunidades e o respeito aos direitos humanos.

O empreendimento também precisa gerar lucro para se manter funcionando, é claro. Para atingir esse objetivo, seus administradores devem fazer uma gestão responsável de recursos, buscar sempre inovar e se relacionar bem com seus clientes e funcionários.

Rapidamente, será possível perceber que, ao contrário do que se pensa popularmente, adotar processos que estejam em harmonia com a natureza pode ser mais lucrativo. Continue a leitura e veja exemplos de organizações que comprovam isso!

4 ideias de negócios sustentáveis e lucrativos

As principais ideias de negócios que podem ser sustentáveis e lucrativos são: empresa geradora de energia renovável, organizações que realizam agricultura orgânica, fabricantes de moda sustentável e consultorias de sustentabilidade.

Você pode se basear nelas para fazer mudanças por aí, independentemente do setor em que a sua empresa atua!

Empreendimentos com esse foco estão em pleno crescimento e a tendência é continuarem ascendendo. O setor de energia solar, por exemplo, registrou um aumento de 84% em sua produção em menos de um ano, de acordo com a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar).

1.  Produção de energia renovável

As pessoas estão cada vez mais interessadas em produzir sua própria energia, não só pela questão ambiental mas também para economizar nas contas de casa e investir nesse tipo de negócio pode ser muito lucrativo, bem como contar com empresas do ramo para tornar a sua mais sustentável.

Quem trabalha com energia renovável administra a instalação de painéis solares ou usinas eólicas ou solares e afins. Esse é um mercado que está em plena expansão no brasil e só tende a crescer.

2.  Agricultura orgânica

A agricultura orgânica também vai ao encontro com o desejo da população de se alimentar melhor, de maneira saudável e sem agredir o meio ambiente.

Estamos cada vez mais cientes de que o uso de agrotóxicos tem um impacto negativo na saúde geral da população e o mundo está procurando alternativas para produzir sem utilizar esses insumos.

Esse tipo de manejo também inclui práticas que melhoram a qualidade do solo, como a rotação de cultura e o uso de adubo feito a partir da compostagem.

Mesmo a agricultura orgânica sendo mais cara no curto prazo, pela necessidade de técnicas de cultivo manuais e trabalhosas, ela acaba valendo a longo prazo. Com o passar do tempo, a terra acaba ficando mais rica, aumentando a produção.

Tudo sem gastar dinheiro e "desperdiçar saúde" com agrotóxicos.

3.  Moda sustentável

A moda sustentável é um movimento que tem como objetivo reduzir o impacto que a indústria de roupas causa ao meio ambiente. Ela se baseia em minimizar a poluição, o uso de recursos naturais e a exploração de mão de obra na fabricação das peças.

O foco dessa prática não envolve sustentabilidade só na hora de produzir, mas em todo o ciclo de vida do produto, desde o design das peças, passando pela sua maior durabilidade e até a maneira como elas serão descartadas quando quem as tiver não as quiser mais.

Ela também busca promover o consumo consciente das roupas e calçados, valorizando qualidade e durabilidade, fazendo com que os produtos durem mais e possam ser utilizados por mais tempo.

4.  Consultoria de sustentabilidade

O empreendedorismo sustentável em si também é uma opção de negócios. Consultorias de sustentabilidade, por exemplo, podem ser excelentes opções de parcerias para outras organizações.

Existem empresas exclusivamente focadas em ajudar outras companhias a implementar práticas que diminuam o impacto ambiental das suas atividades, você sabia?

Elas trabalham para identificar e avaliar como desenvolver estratégias que não só preservem o meio ambiente, mas também aumentem a margem de lucro e a eficiência das operações.

Muitas até aplicam algumas das dicas que vamos apresentar a seguir. Ou todas elas!

E-book conquistando a inadimplência zero

E-book enviado com sucesso!

Acesse seu e-mail para ler o e-book e fazer seus clientes pagarem em dia.

5 práticas sustentáveis para aplicar no seu negócio

Melhore a sustentabilidade do seu negócio reduzindo o consumo de água, adotando a economia circular, comprando de fornecedores também sustentáveis, diminuindo a emissão de poluentes e utilizando um sistema eletrônico de recebimentos.

A discussão sobre desenvolver uma marca que não agrida o meio ambiente não é nova, mas vem ganhando cada vez mais força e, quem pensa que adotar essas práticas é um desperdício de tempo e dinheiro, está muito enganado(a)!

Primeiro porque economizar recursos tem um impacto direto nas contas mais básicas de qualquer empresa, como água e energia. Segundo, como citamos lá no início deste artigo, os consumidores estão cada vez mais conscientes dos problemas ambientais e preferem consumir produtos "eco-friendly" – amigáveis ao meio ambiente.

Ou seja: tornar seu negócio mais sustentável vai poupar seu dinheiro, trazer uma visibilidade positiva e abrir uma vantagem competitiva em relação aos seus concorrentes. Confira, então, nossas dicas de como conseguir esses benefícios logo abaixo.

1.  Reduzir o consumo de água e energia

O primeiro passo de qualquer empreendedor que queira atingir um crescimento sustentável dos seus negócios é reduzir seu consumo de recursos naturais e os principais deles são a água e a energia elétrica.

Para diminuir o consumo de água, sugerimos instalar equipamentos modernos e mais econômicos, identificar vazamentos e desperdícios fazendo inspeções frequentes e utilizar, se possível, água de reuso.

2.  Adotar a economia circular

A economia circular é um modelo econômico que tem o objetivo de manter um recurso sendo utilizado pelo maior tempo possível, evitando que ele seja descartado.

Ela é baseada em três princípios: reduzir, reutilizar e reciclar, também conhecidos como "os três R 's". Essas práticas precisam ser aplicadas em todas as etapas de todos os processos da empresa, sempre que for possível.

3.  Comprar de fornecedores sustentáveis

Ao escolher seus fornecedores, dê preferência aos que possuem certificações ambientais ou adotam práticas sustentáveis em suas operações. Eles, assim como a sua empresa, vão estar engajados em reduzir o impacto das atividades e melhorar a eficiência do serviço.

Dar prioridade para quem trabalha dessa maneira vai incentivar outras empresas fornecedoras a adotar práticas mais sustentáveis, criando uma competitividade positiva.

4.  Diminuir a emissão de poluentes

A redução das emissões de poluentes é outra prática importante para tornar um negócio mais sustentável. Ela pode acontecer com a adoção de veículos elétricos, a redução do uso de combustíveis fósseis e a implantação de sistemas de gestão das próprias emissões.

Também é importante incentivar, inclusive com ações de conscientização, os colaboradores da empresa a utilizarem bicicletas ou transporte público ou irem de carona com colegas ao trabalho. Vale, ainda, possibilitar o home office pelo menos em alguns dias da semana.

5.  Utilizar um sistema eletrônico de recebimentos

Um sistema eletrônico de recebimentos é uma ferramenta poderosa para a sustentabilidade empresarial e financeira. Além de reduzir o uso de papel, ele otimiza os processos de pagamento de contas e de cobrança de clientes.

Esse sistema, somado a uma plataforma completa de cobrança recorrente, também vai diminuir o tempo que os colaboradores do setor financeiro levam para gerir todas as contas, permitindo que eles foquem em outros processos do seu negócio.

Na hora de escolher, tenha certeza de que a tecnologia oferece:

  • emissão de Notas Fiscais;
  • envio automático de lembretes para os clientes sobre contas à pagar;
  • controle de notificações; e
  • várias formas de pagamento.

Aliando o sistema às outras práticas que você aprendeu no decorrer deste artigo, vai ser fácil levar sua empresa ao reconhecimento pelo cuidado com os recursos naturais, as pessoas e o meio ambiente. Sucesso!

Deixe seu comentário