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Saiba como definir os planos de pagamento para estúdios

Está difícil definir quanto vai cobrar nos planos de pagamento para seu estúdio? Seja para aulas de música, pilates, artes marciais, academia, existem alguns fatores que devem ser levados em consideração em qualquer negócio. Veja como fazer o melhor cálculo para deixar o fluxo de caixa no positivo!

Planos pagamento estúdio

Para decidir quanto cobrar nos planos de pagamento para seu estúdio, é preciso conhecer uma lista de fatores e informações que vão definir o valor de cada plano. Os principais são os custos, capacidade de funcionamento, concorrência, margem de lucro, público-alvo e métodos de cobrança.

Se você dá aulas em um estúdio, precisa saber quanto ele custa para funcionar, quantos alunos consegue suportar e quantas aulas esses alunos vão realizar por semana.

Além disso, é preciso definir uma margem de lucro que não esteja muito longe do que é praticado por outras empresas do mesmo ramo.

Fique atento também aos seus concorrentes: identificar pontos fortes e fracos na concorrência pode colocar seu negócio à frente do mercado.

Quer entender melhor como calcular tudo isso e alavancar seus lucros? Então, não deixe de ler este guia que preparamos para você!

Como definir os planos de pagamento para meu estúdio?

Um cálculo simples para definir o valor de aulas ou planos é dividir o número de clientes que você tem pela quantidade de receita que deseja alcançar por mês.

Mas, para chegar nesse cálculo, precisamos prestar atenção em uma série de outros fatores que vão influenciar no resultado. Confira!

1.  Custos

Os custos ou despesas são todos aqueles valores necessários para manter o seu estúdio funcionando. Podemos separá-los em dois tipos, os fixos e os variáveis.

Os custos fixos são aqueles praticamente não mudam de mês para mês, como aluguel, salário de funcionários, contas de energia, água, telefone e internet.

Já os custos variáveis são aqueles que nunca dá para prever um valor exato, já que podem variar bastante de um mês para o outro. Você pode incluir aqui:

  • manutenção de equipamento;
  • produtos de limpeza;
  • reparos em geral; e
  • materiais de escritório e afins.

É importante saber como organizar as contas a receber e a pagar, mesmo aqueles gastos menores. Assim, você vai conseguir visualizar bem para onde está indo o dinheiro e pode estudar uma forma de maximizar seus lucros.

Para facilitar o nosso raciocínio, vamos imaginar que, depois de somar todos os custos, chegamos ao valor de R$ 60 mil mensais. Esse é o capital que o seu negócio precisa todos os meses para funcionar. Vamos usá-lo mais à frente.

2.  Capacidade

A capacidade de funcionamento também vai influenciar diretamente no valor da mensalidade do estúdio. Se você dá aula de pilates, por exemplo, precisa responder às seguintes perguntas:

  • Quantos dias por semana o estúdio abre?
  • Qual a quantidade de horas por aula?
  • Quantas aulas por dia?
  • Quantos alunos por aula?

Mas como calcular a capacidade? Vamos supor que sua empresa abra 5 dias por semana, 20 dias por mês, ofereça 4 aulas de 2 horas cada todos os dias. Em cada uma dessas aulas, sua equipe consegue atender, no máximo, 5 alunos.

A conta fica assim:

Número de alunos por aula x quantidade de aulas por dia x dias trabalhados no mês.

Usando os dados acima, temos uma capacidade total de 400 alunos!

Mas fique atento! Esse número leva em consideração que todas as aulas estão lotadas, todos os dias da semana, e que todos estão pagando corretamente, sem inadimplência.

Para deixar nosso exemplo mais realista, vamos considerar 350 alunos matriculados e em dia com os pagamentos.

3.  Margem de lucro, localização e público-alvo

Já calculamos quanto o negócio precisa para funcionar e quantos clientes ele consegue atender todos os meses, agora chegou a hora de falar do lucro.

Esse é o valor que vai garantir o seu bem-estar e o do seu negócio, permitindo investimentos, expansões, aprimoramentos, além de garantir a sua qualidade de vida.

Antes de definir a margem de lucro, pense onde o seu negócio se encontra e qual público-alvo você quer atingir. Se você oferece serviços em bairros mais nobres, com um público-alvo de maior poder aquisitivo, é possível definir margens de lucro maiores.

Mas, se o seu estúdio se encontra em um bairro mais popular e o seu público-alvo é de classe média, talvez uma margem de lucro muito elevada possa encarecer o serviço e acabar resultando no que ninguém quer: espantar clientes.

Um passo fundamental é pesquisar no mercado quais as margens de lucros esperadas para o seu ramo de negócio. Com esse estudo, você consegue uma base de informações importantes para avaliar as questões financeiras do seu estúdio.

Para o nosso exemplo, vamos estabelecer uma margem de 30% de lucro. Essa porcentagem será calculada em cima do valor de todas as despesas que vimos lá em cima. Mas, para finalizar a conta, ainda precisamos conhecer mais dois fatores.

4.  Concorrência

Antes de bater o martelo e definir quanto cobrar nos planos de mensalidade, é importante saber onde estão seus concorrentes, como eles estão trabalhando e quanto estão cobrando.

Não para que você faça as mesmas coisas que eles, pelo contrário! Sabendo quais são os pontos fortes e fracos de cada negócio que compete com o seu, é possível se diferenciar e se destacar.

Faça uma análise da estrutura dos outros estúdios, quais serviços eles oferecem, onde e quanto estão investindo. Tente identificar maneiras de se diferenciar, pois isso agrega valor e vai permitir aumentar sua margem de lucros.

5.  Formas de pagamento

Os meios de pagamento são facilitadores para seus alunos na hora de pagar as mensalidades do seu estúdio e os mais comuns são:

  • dinheiro;
  • cartão;
  • carnê;
  • boleto;
  • Link de Pagamento; e
  • Pix.

Nesse quesito, é importante conhecer o perfil dos seus clientes para decidir quais meios de pagamento oferecer.

Mas como implementar tantos métodos diferentes? Um sistema de pagamentos automatizado pode ajudar! Além de oferecer opções para cobranças recorrentes, um sistema eficiente agiliza e facilita o trabalho do setor financeiro.

Mas afinal, depois de analisar todos esses fatores, que tal descobrir quanto cobrar pelas aulas no seu estúdio?

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Quanto cobrar por uma aula em um estúdio de treinamento?

Agora que já levamos em consideração os principais fatores que influenciam no preço das aulas ou mensalidades do seu negócio, podemos fazer o cálculo final. Vamos levar em consideração os valores que utilizamos como exemplo neste artigo.

Para atingir o preço por aula, o cálculo será:

(Custos x margem de lucro) ÷ capacidade = valor a ser cobrado por aula

No nosso exemplo, teríamos os seguintes valores: custos (60.000) x margem de lucro (30% ou 1,3), tudo isso dividido pela capacidade (350). Fazendo essa conta, chegamos ao preço de R$ 222,85 por aula.

Com esse montante, é possível criar uma tabela de preços de estúdio de treinamento de pilates, por exemplo. Uma opção para ter alunos que façam mais aulas durante a semana é oferecer planos com descontos, para favorecer esses planos na hora da escolha e garantir uma renda mensal recorrente.

Número de aulas Valor por aula Aumentos/descontos
Aula 1x por semana R$ 234,00 Aumento de 5%
Aulas 2x por semana R$ 234,00 Valor base, sem alteração
Aulas 3x por semana R$ 211,70 Desconto de 5%

Vale lembrar que essa tabela e os valores citados neste artigo são apenas exemplos! Para fazer o planejamento e a gestão financeira de um estúdio, você precisa analisar com cuidado todos os fatores e decidir qual o melhor caminho para o seu negócio.

Mas, agora que você entendeu como funciona o cálculo dos preços das aulas e mensalidades, esse caminho ficou bem mais fácil! Bons negócios!

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