O que é previsão de demanda e como aplicar

O conceito de previsão de demanda refere-se à antecipação de dados que correspondem ao futuro do produto ou serviço que a empresa propõe ao mercado.

Previsão de demanda

Uma das formas de tentar enxergar à frente do tempo é através de análises que auxiliem nas tomadas de decisões e, uma delas, é a previsão de demanda, que, através de investigações econômicas e mercadológicas, é capaz de auxiliar na hora de tomar decisões.

Afinal, toda empresa precisa lidar com um mercado inconstante e as mudanças que ele frequentemente impõe, gerando alterações internas e externas no negócio que precisa lidar com esse cenário de incertezas.

Quer conhecer melhor como esse método funciona para trazê-lo até a sua empresa? Nesse artigo, vamos ajudá-lo a entender o seu conceito e técnicas, além de uma forma de colocá-lo em prática. Confira!

O que é previsão de demanda

A previsão de demanda tem como objetivo possibilitar que os gestores tenham acesso a informações sobre o mercado em que estão inseridos, prevendo através de métodos qualitativos e quantitativos o que acontecerá no futuro do setor e que pode afetar a empresa e sua produção.

Com essas informações, é possível tomar decisões de quantidade de produção e formação de preço, entender as oportunidades do mercado e até mesmo quais as chances de expandir os negócios.

Grandes organizações utilizam a previsão de demanda para avaliar a inserção de novos produtos que se encaixem no seu setor de empreendimento, podendo assim criar um plano de ação e ter acesso a um novo mercado de forma mais segura.

Ebook conquistando a inadimplência zero

eBook enviado com sucesso!

Acesse seu e-mail para ler o eBook e fazer seus clientes pagarem em dia.

Métodos de previsão de demanda

Como citamos acima, há métodos qualitativos e quantitativos de previsão de demanda. Abaixo, explicamos como cada um deles funciona, assim você pode escolher a aplicação ideal para o seu tipo de negócio.

Técnicas qualitativas de previsão de demanda

O método qualitativo é o de pesquisa. A pesquisa deve ser realizada com o público que já consome a sua marca e também com quem ainda não a conhece. O objetivo é saber porquê essas pessoas utilizam ou não os produtos e serviços oferecidos pelo seu negócio.

Ela faz um levantamento do volume e frequência de compra e identifica quais são as características que fortalecem a sua marca, tornando-a diferente de tudo que já existe no mercado e, do mesmo modo, verifica o motivo das pessoas não comprarem com você.

Técnicas quantitativas de previsão de demanda

Esse método não realiza pesquisas e não conta com o auxílio do público. Ele tem por base dados mais concretos, buscando saber quanto um determinado produto vendeu em um determinado período, levantando números que dirão se vale a pena ou não investir na produção.

5 passos para realizar uma previsão de demanda qualitativa

Para o exemplo, vamos criar uma empresa fictícia que produz e vende bolsas. Na verdade, funciona quase como uma pesquisa de mercado. Abaixo, montamos um modelo de como seria a previsão de demanda do negócio, veja:

1.  Objetivo

Para iniciar a sua análise, é necessário possuir objetivos específicos de curto, médio e longo prazo, pois são eles que vão direcionar a pesquisa. Lembre-se de levar em consideração o setor do mercado, a demanda do produto na esfera global e também o que a sua empresa oferece.

No nosso exemplo, queremos saber qual a demanda do uso de bolsas no próximo ano no Brasil, devido ao fortalecimento de acessórios nos últimos tempos. Vale a pena lançar novos modelos?

2.  Horizonte temporal

Conforme os objetivos traçados, estabeleça a duração do tempo de previsão da demanda. Por exemplo, na nossa empresa fictícia, a previsão terá duração de dois anos.

3.  Método de previsão

A metodologia escolhida também deve ter como base os objetivos. O ideal é que o responsável pela previsão de demanda escolha o que melhor se encaixe nos conhecimentos que a empresa busca no momento.

No nosso exemplo, o modelo utilizado será o de pesquisa qualitativa, então vamos criar um questionário de respostas objetivas com as perguntas que mais temos dúvidas.

4.  Coleta de dados

Pronto, a metodologia de pesquisa foi a escolhida. Aqui, na nossa falsa empresa de exemplo, vamos pedir para algumas pessoas serem voluntárias. Dividimos em dois grupos: as que normalmente usam bolsas e as que não usam.

Nelas, vamos aplicar um questionário rápido com todas as perguntas que circundam os interesses da organização e saber o que mais atrai e o que menos atrai nos produtos.

5.  Interpretação do resultado

Quando você achar que já tem o número suficiente de dados e finalizar a pesquisa precisa unir-se ao setor financeiro para interpretá-los. A equipe financeira vai cruzar os dados coletados com as estatísticas econômico-financeiras da empresa e, a partir dos resultados, dizer se vale a pena investir em novos modelos de bolsas mais versáteis e cheias de possibilidades de uso.

A metodologia qualitativa também pode servir para que você observe o que mais atrai na empresa e o que mais afasta o público, podendo assim realizar mudanças a fim de aumentar o público e vender cada vez mais.

Lembre-se que o foco da previsão de demanda é entender o seu produto no setor que ele faz parte em uma visão futura, o que consiste em avaliar o mercado, projetar a intenção de novos lançamentos e até a expansão dos negócios.

O que você achou do post?

0 Respostas

Deixe seu comentário