Entenda a diferença entre SPC e Serasa

Se fala muito em tirar o nome do SPC e Serasa, dando a entender que são uma coisa só. Você sabe a diferença entre eles?

SPC e serasa

Todo consumidor já ouviu falar no SPC e Serasa. Às vezes, você ouve só SPC ou só Serasa, mas é bem comum alguém dizer “você pode ir parar no SPC e Serasa” ou “Sem consulta ao SPC e Serasa”.

Então é normal que pareça que ambos são o mesmo órgão ou que o nome dele é composto por esses dois nomes. Mas eles são diferentes. A semelhança entre eles é que ambos são bureaus de crédito.

Esse tipo de empresa usa informações dos consumidores para classificar o nível de inadimplência - ou adimplência - de pessoas jurídicas e pessoas físicas. É nesse banco de dados que as instituições financeiras podem avaliar se seus futuros consumidores oferecem algum risco de não pagar futuramente.

Essa classificação se dá por meio de um parâmetro conhecido como score. Ele é utilizado para avaliar a chance de pagamento nos próximos 12 meses e é o principal indicador para identificar bons e maus pagadores.

Quando alguém precisa de bons resultados para obter aprovações financeiras, é essencial possuir uma boa pontuação no score. Quem tem uma nota baixa nesse indicador, possivelmente vai ter problemas para conseguir empréstimos ou crédito.

Mas qual a diferença entre a Serasa Experian e o SPC Brasil?

O que é Serasa Experian

A Serasa é uma parceria que surgiu em 1968, entre a Associação de Bancos do Estado de São Paulo e a Federação Brasileira das Associações de Bancos. Para a economia do País, a criação desse órgão foi muito importante, porque começou a ser possível consultar cheques roubados e dívidas atrasadas por meio do nome e do CPF do consumidor.

Além dos bancos, a maioria dos lojistas também usam a Serasa para conferir as chances de inadimplência de seus clientes.

O que é SPC Brasil

SPC significa Serviço de Proteção ao Crédito. O órgão é quem oferece esses dados para lojistas. Ele é sustentado por associações comerciais, que fornecem informações por meio de instituições parceiras em cada estado do Brasil.

É assim que os comerciantes podem avaliar o risco de inadimplência, evitando sair no prejuízo em parcelamentos ou crediários. Ao ter uma dívida não paga, o lojista pode avisar o SPC e incluir esse consumidor como mau pagador. O que impossibilita que o inadimplente faça novas dívidas.

Portanto, a diferença entre os dois órgãos é que os dados do SPC são coletados a partir de dados de lojistas credenciados, enquanto os dados da Serasa vêm de instituições financeiras.

Ebook conquistando a inadimplência zero

eBook enviado com sucesso!

Acesse seu e-mail para ler o eBook e fazer seus clientes pagarem em dia.

Como consultar o nome na Serasa

Por meio do CPF é que o consumidor consegue saber como anda seu nome no mercado. Para consultar seu score de crédito na Serasa não existe nenhum custo e o procedimento pode ser feito pela internet.

Basta fazer um cadastro simples e você recebe a informação sobre o seu nome na Serasa. Se for encontrada alguma dívida no seu nome, o sistema vai indicar as instituições ou empresas referentes ao débito. É bem rapidinho:

  1. Acesse o site da Serasa.
  2. Clique em “Consultar CPF grátis”.
  3. Caso seja o seu primeiro acesso, serão solicitadas algumas informações básicas para realizar o cadastro.
  4. Você vai precisar escolher se quer receber o código de validação por e-mail ou SMS. Escolha e confirme. Use o código recebido na próxima tela e crie uma senha.
  5. Pronto! A tela seguinte vai mostrar as informações relacionadas ao seu CPF. Se encontrar alguma pendência, você pode usar esses dados para regularizar sua situação. Recomendamos que faça o quanto antes.

Como consultar uma empresa pelo CNPJ gratuitamente

  1. Acesse o site da Serasa para empresas.
  2. Digite o seu CNPJ e clique em “Cadastre para consultar”.
  3. Na tela seguinte, faça o cadastro da sua empresa, inserindo as informações solicitadas.
  4. Você vai precisar escolher se quer receber o código de validação por e-mail ou SMS. Escolha e confirme. Use o código recebido na próxima tela e crie uma senha.
  5. Pronto! Com o cadastro ativo, você já pode consultar o score do seu CNPJ. Aqui também, se encontrar alguma pendência, busque regularizar sua situação o mais rápido possível.

Como consultar o nome no SPC

Para consultar seu CPF, score de crédito e cadastro positivo, acesse o Portal do Consumidor no site do SPC Brasil e siga os seguintes passos:

  1. Se é o seu primeiro acesso, clique em “Criar acesso”. Se já possui cadastro, digite o CPF e, logo após, a senha.
  2. Se clicar em “Criar acesso”, preencha os dados solicitados para se cadastrar, aceite o termo de adesão e clique em “Prosseguir”.
  3. Será enviado um link para o e-mail cadastrado.
  4. No e-mail recebido, clique em “Confirmar meu e-mail”.
  5. Na tela que abrir, você vai precisar criar uma senha.
  6. Após, também vai precisar registrar um token. Vai ser preciso ler o QR Code que aparece na tela com o seu celular por meio do aplicativo Google Authenticator. O aplicativo vai gerar um token de 6 dígitos que você deve digitar na tela. Clique em “Continuar”.
  7. Por fim, na tela que abrir, clique em “Consulte seu CPF” e verifique se existem pendências em seu nome.
O que você achou do post?

0 Respostas

Deixe seu comentário