Receba pagamentos via boleto, cartão de crédito ou PIX

API de integração de pagamento com bancos: 5 vantagens

A vida financeira da sua empresa pode ser mais fácil: descubra por que usar uma API de integração de pagamento com bancos é tudo que você precisa.

Api de integração de pagamento

Você sabe a responsabilidade que é e os cuidados que deve ter para administrar o setor financeiro da sua empresa. Ainda bem que, com a ajuda da tecnologia, diversas facilidades já existem para tornar tudo mais simples e são todas muito seguras.

Uma delas é a integração bancária, que garante a segurança e a integridade das informações, além de automatizar os pagamentos e cobranças sem precisar realizar atualizações manuais.

E essa solução é o uso de APIs para integrar os dados bancários e financeiros com o seu sistema. Vamos entender melhor?

O que é uma API de integração de pagamento?

A API auxilia na redefinição da execução de tarefas que podem ser repetitivas ou demoradas, filtrando e identificando atividades essenciais em um processo de pagamento: isso automatiza a interação entre a sua empresa, o intermediador de pagamentos e os seus clientes.

São definidos parâmetros necessários para reconhecer os dados inseridos na plataforma, garantindo ao usuário as facilidades para realizar suas compras em ambiente seguro e prático.

Como funciona uma API de integração de pagamento?

É com uma API que acontece, por exemplo, o pagamento por cartão de crédito, pois é ela que faz a comunicação entre as instituições financeiras (a operadora do cartão de crédito do cliente e o banco da sua empresa) e a sua plataforma de pagamento.

A API também permite que a plataforma emita o boleto registrado para aqueles consumidores que não possuem crédito ou não desejam usar o cartão. É tudo muito simples e, assim que o boleto é pago, o banco de origem identifica e faz a conexão com a conta da sua empresa, disponibilizando o valor.

Quais as vantagens de integrar uma API de pagamento ao seu negócio?

Usar uma API de pagamento traz alguns benefícios para você, como simplificar suas atividades financeiras com um gerenciamento baseado nas informações e dados gerados pelo sistema sem perder tempo com tarefas manuais. Mas não é só isso. Você também vai ter:

1.  Redução de custos

Ao incluir uma API de pagamento no sistema da sua empresa, você não vai precisar desenvolver uma nova plataforma de maneira complexa. Os gastos são mínimos para fazer a integração e você não vai ter, por exemplo, que comprar novos equipamentos.

2.  Facilidade de integração

Fazer a integração é rápido, prático e simples. Se o desenvolvimento da integração for bem elaborado e de acordo com as necessidades do seu negócio, tudo estará em pleno funcionamento em alguns minutos.

3.  Redução de erros

Ter que realizar menos ações manuais depois de implantar a API é uma vantagem incrível para um negócio online. Os erros de cobrança indevida ou de não identificação de pagamentos não acontecem mais quando você usa uma API.

4.  Facilidade para o consumidor

Também é mais interessante para o seu cliente contar com outras formas de pagamento disponíveis. Isso cria uma relação diferenciada e positiva com a sua empresa. Afinal, você vai garantir que o pagamento por boleto bancário ou cartão de crédito seja feito com segurança, e isso é um diferencial importante.

5.  Análise de métricas

Com integração via API, as métricas de pagamento acontecem com base em dados concretos. Seja para análise financeira ou de produtos, o sistema oferece informações reais sobre o que foi realizado dentro do período em análise.

Conheça a API de pagamentos da Cobre Fácil

A Cobre Fácil lançou, neste ano, a primeira versão da sua API de pagamentos.

Intuitiva e fácil de mexer, ela foi desenvolvida de DEV para DEV, e oferece todo o suporte necessário para que o desenvolvedor possa realizar as integrações com os sistemas de gestão da sua empresa com praticidade.

Assim, você tem mais uma poderosa ferramenta que, ao tornar a sua gestão financeira ágil, impulsiona o seu negócio!

Deixe seu comentário