Receba pagamentos via boleto, cartão de crédito ou PIX

Quais são as opções para receber pagamentos online?

Para receber pagamentos online, é preciso ter alguma plataforma que auxilie no recebimento. Saiba como receber pela internet e modernizar seu negócio.

Receber pagamentos online

Hoje em dia, as vendas pela internet estão extremamente popularizadas, não apenas por grandes franquias, mas também por pequenos negócios. Por conta disto, o recebimento de pagamentos online é uma preocupação de todo empreendedor que vende seus produtos pela internet.

Como disponibilizar este método aos seus clientes, taxas envolvidas e segurança dos dados bancários fornecidos estão entre as principais questões que tomam atenção.

Podem fazer parte do sistema de pagamento online tanto lojas físicas, quanto e-commerce, marketplace e outros negócios em que seja feito o uso de cartões de crédito, débito e boletos bancários.

Mas, principalmente para empreendedores independentes, a internet é uma via muito interessante como canal de vendas.

Apesar dessa vasta diversidade de usuários, nenhum deles precisa lidar diretamente com as questões ligadas ao pagamento em si ou ao banco.

Isto porque existem sistemas intermediadores de pagamento que ajudam e facilitam muito a vida dos comerciantes, afinal, é preciso ter um bom meio de pagamento online para o cliente ser bem atendido e sair satisfeito de sua compra.

O que são os intermediadores de pagamento?

Os intermediadores de pagamento são um tipo de sistema que o comerciante pode contratar para que o cliente realize os pagamento através do software. Seja cadastrando um cartão de crédito ou débito, ou pela emissão de um boleto bancário. Independente de como o cliente escolher pagar, tudo será feito por meio desse intermediador.

É importante não confundir os intermediadores com bandeiras de cartões de crédito ou débito, como os conhecidos Credicard, Mastercard e Visa. Os meios de pagamento são, por exemplo, PagSeguro, Paypal, MercadoPago e Cobre Fácil. Eles servem para ajudar comerciantes que fazem vendas online a receberem seus pagamentos de maneira segura e fácil.

Formas de pagamento online: como receber pela internet

Mesmo que seja contratado um serviço de intermediação de pagamentos, é interessante saber quais as formas possíveis de utilizar, assim como as vantagens e desvantagens de cada uma. As principais, mais usadas, são:

  • cartão de crédito;
  • cartão de débito;
  • boleto;
  • depósito ou transferência.

Cartão de crédito e débito

As vantagens do cartão de crédito incluem a possibilidade de fazer parcelamentos sem juros, a facilidade do cliente de finalizar uma compra sem precisar de dinheiro na conta e, também, baixos custos variáveis. Porém, as desvantagens incluem riscos de fraude e custos fixos, dependendo da bandeira do cartão.

Boleto bancário

A emissão de um boleto bancário para pagamentos online passou a ser ainda mais utilizada após ser efetivada a obrigatoriedade de registro do boleto - dessa forma são evitadas fraudes.

Além disso, as vantagens incluem a garantia de pagamento à vista, baixos custos de investimento, segurança para o cliente e para o comerciante.

Já a desvantagem desse meio de pagamento é, no caso de o cliente fazer um parcelamento, o lojista/recebedor não tem a certeza de recebimento como no cartão, por exemplo. Por esse motivo, deverá se atentar na análise de crédito do comprador, uma vez que se ele não pagar o boleto, não terá a garantia de recebimento.

Depósito ou transferência

Esse meio de pagamento já caiu em desvantagem com o surgimento dos métodos citados acima, porém, ainda é uma possibilidade. Apesar de dar uma abertura maior para golpes, o que gera falta de segurança, tanto para o cliente quanto para a empresa, muitas vezes o dinheiro já cai na conta no mesmo dia, dentro de alguns minutos (para transferências TED e depósito em boca de caixa).

Porém, se for feita transferência DOC ou depósito em caixa eletrônico, podem demorar alguns dias para que a empresa tenha certeza da efetivação do pagamento.

Benefícios do intermediador de pagamento

Além de o sistema já fazer todo o trabalho de receber os pagamentos para a empresa ou microempresa, esses são alguns benefícios extras:

  • antecipação de recebíveis;
  • pagamentos recorrentes;
  • sistema antifraude;
  • simplicidade e rapidez;
  • facilidade de gestão/administração.

Então, embora haja a opção de cuidar de todos os processos por conta própria, ou até mesmo de adquirir um gateway de pagamento - que funciona como uma máquina de cartão online -, a melhor escolha para que dê tudo certo e sem mais complicações é através de uma plataforma intermediadora de pagamentos.

Claro que, mesmo tendo muita segurança, ainda existem riscos de realizar transações via internet. Mas, vale ter em mente que a maioria dos casos em que surgem problemas se dá por conta de vírus de computador e hackers que roubam as senhas de cartões, por exemplo.

A vantagem de usar um intermediador, tal como o sistema da Cobre Fácil, é que nessas situações, já terá um protocolo de como agir e quais ações tomar.

Deixe seu comentário