Receba pagamentos via boleto, cartão de crédito ou PIX

Boleto recorrente: como funciona essa modalidade de cobrança

O boleto é um meio de pagamento democrático e seguro e a cobrança recorrente é uma forma de desburocratizar o financeiro da organização e diminuir o índice de inadimplência da empresa, que tal reunir o melhor dos dois mundos com o boleto recorrente?

Boleto recorrente

Empresas que prestam serviços ou vendem produtos periodicamente costumam utilizar o boleto recorrente como uma forma de receber por seus pagamentos mensais, trimestrais ou anuais.

Por isso, o boleto recorrente pode ser definido como uma modalidade de cobrança oferecida por empresas que vendem e recebem de modo contínuo. Aqui, o cliente recebe automaticamente a cobrança até que o contrato termine ou que a recorrência seja cancelada.

Mas, para deixar esse assunto mais claro que um copo d’água, confira mais informações sobre o tema e aprenda um passo a passo simples e prático de como emitir esse tipo de cobrança para os clientes do seu negócio.

O que é um boleto recorrente?

O boleto recorrente é uma forma de cobrar serviços e produtos de demanda contínua, ou seja, que são vendidos e consumidos periodicamente, como é o caso de academias, escolas, cursos, clube de assinatura, etc.

Esse tipo de cobrança exige uma recorrência quinzenal, mensal, trimestral ou anual e uma data fixa de vencimento. A modalidade permite que você defina datas, valores e ocorrências de multas e juros, além de permitir que você programe o envio automático do documento.

Ele também é semelhante a outros modelos tradicionais de recorrência, como o cartão de crédito e o débito automático, porém, a mensalidade não é faturada automaticamente nesse caso, uma vez que requer a interferência do cliente para realizar o pagamento.

Além disso, a cobrança pode ser feita através da emissão de um boleto tradicional ou de um boleto Pix, em que a compensação do valor é feita imediatamente.

Como funciona um boleto recorrente?

Assim que o serviço é contratado, um período para a cobrança recorrente deve ser definido (mensal ou trimestral, por exemplo). Desse modo, na data de vencimento da cobrança, também acordada no momento da contratação, o cliente recebe automaticamente a conta em seu e-mail ou outro canal de comunicação de sua preferência.

Em resumo, não há necessidade de que o cliente solicite o boleto todos os meses, nem mesmo que a empresa faça a emissão individual de cada documento, já que, dentro de uma modalidade recorrente, existe sempre uma data fixa de cobrança e o auxílio de uma solução financeira.

Portanto, em sua essência, o funcionamento desse tipo de boleto está diretamente relacionado com um serviço ou produto de demanda contínua e com a utilização de um sistema de cobrança recorrente. Do contrário, seu uso é dispensável e seu manejo é ineficiente.

Por que o boleto recorrente otimiza as cobranças?

A utilização do boleto recorrente oferece diversos benefícios para o dia a dia do financeiro de uma empresa, seja ela de pequeno, médio ou grande porte. A seguir, você confere alguns deles:

  1. O seu time financeiro economiza tempo, já que com a automatização da cobrança, o trabalho será apenas conferir se o pagamento foi feito, sem gastar energia com atividades rotineiras e operacionais.
  2. O risco da inadimplência diminui e, com isso, reduz também o retrabalho de cobrança e tempo gasto em negociação.
  3. Você tem previsibilidade de receita e consegue planejar com mais precisão o destino do capital da empresa.
  4. O processo de cobrança e de pagamento se torna mais ágil, uma vez que a empresa não esquece de enviar a fatura e o cliente não precisa solicitar o encaminhamento do boleto.

Afinal, quanto mais rápida a cobrança for feita, mais rapidamente o pagamento pode ser efetuado e o acesso ao serviço recorrente renovado, sem abrir margens ou dar motivo para que o cancelamento da assinatura seja realizado.

Quais são as empresas que necessitam do boleto recorrente?

Muitas empresas podem fazer uso do boleto recorrente, desde que possuam serviços ou produtos com demanda frequente. Porém, os negócios mais comuns que podem se beneficiar desse modelo de cobrança são:

  • Academias
  • Plataformas de streaming
  • Escolas
  • Cursos
  • Clubes de assinatura
  • Empresas de Software as a Service (SaaS)
  • Comércios que vendem produtos essenciais do dia a dia

Nesse último item se encaixam negócios como farmácias e supermercados também, viu?

Como funciona a cobrança recorrente?

O funcionamento do serviço prestado com parcela recorrente acontece da seguinte forma:

  1. O cliente realiza um cadastro ou assina um contrato.
  2. Escolhe um meio de pagamento: cartão de crédito, débito recorrente, boleto recorrente, etc.
  3. Informa os dados de pagamento.
  4. Recebe acesso ao produto/serviço contratado por um período determinado.
  5. É cobrado periodicamente enquanto utilizar o produto/serviço.

Assim, diferentemente das vendas esporádicas, você continua vendendo para uma mesma pessoa até que o cliente encerre essa relação de compra-venda automática, o que é muito mais fácil do que fidelizar novos clientes, além de que esse método de cobrança garante previsibilidade de receita.

E-book conquistando a inadimplência zero

E-book enviado com sucesso!

Acesse seu e-mail para ler o e-book e fazer seus clientes pagarem em dia.

Como emitir boletos recorrentes?

Antes de tudo, vai ser preciso contar com um sistema de cobrança recorrente para que o disparo do boleto seja automatizado. Depois disso, basta aprender como funciona a plataforma contratada, cadastrar os dados de cada cliente e inserir as condições de pagamento de cada um deles.

Aqui na Cobre fácil, o processo é bem intuitivo e demanda um passo a passo simples, dá uma espiadinha:

  1. Faça o cadastro ou o login na página da Cobre Fácil.
  2. Cadastre os dados pessoais do cliente, como nome completo, CPF/CNPJ e endereço.
  3. Escolha a modalidade boleto entre as opções de cobrança recorrente oferecidas.
  4. Detalhe a periodicidade da cobrança e a data de vencimento escolhida pelo cliente.
  5. Informe o valor da cobrança e a incidência de juros, multas ou descontos, caso houver.
  6. Programe o envio automático de cobrança, lembretes de pagamento e Nota Fiscal de Serviço ou vendas.
  7. Acompanhe o andamento da cobrança pela plataforma.

Viu, só? A gente falou que era simples, não é mesmo? Agora, basta seguir esse passo a passo e começar a emitir boletos recorrentes ainda hoje! Boas vendas!

Deixe seu comentário