Como fazer boleto: guia para iniciantes

Fazer algo pela primeira vez pode parecer complicado. Se você quer saber como fazer um boleto bancário, preparamos um guia prático com todos os passos para você seguir.

Como fazer boleto

O boleto bancário é um título de cobrança com um valor a cobrar pré-estabelecido. Em outras palavras, um documento com valor monetário acordado, de modo geral, no momento da compra ou contratação do serviço, por você e seu cliente.

Este título de cobrança vem acompanhado de algumas informações, como nome e CPF/CNPJ de quem receberá o pagamento e de quem irá quitar a quantia. Esses dados são requisitados para tornar o documento um boleto registrado e, por essa razão, seguro tanto para quem paga quanto para quem recebe.

A forma de pagamento é uma das mais populares entre os brasileiros, seja por sua praticidade no momento de emissão ou efetivação do pagamento. Por isso, se você está começando o seu negócio e deseja oferecer um meio de pagamento confiável e prático, o boleto pode ser uma opção inteligente.

Além disso, se você é do time que adora ler guias ou assistir tutoriais no Youtube para sanar suas dúvidas, você está no lugar certo, pois, neste artigo, vamos lhe ensinar como fazer boleto bancário para receber o pagamento de forma segura.

Passo a passo para fazer boleto de modo simples

Para iniciar com o pé direito o seu negócio, nada melhor que oferecer aos seus clientes uma forma de pagamento segura, prática e, ao mesmo tempo, empática com o consumidor, não é mesmo?

Se você está se perguntando porque o boleto é uma opção empática, saiba que, mesmo parecendo surreal, a maior parte da população nacional não utiliza cartão de crédito. Por isso, oferecer a forma de pagamento em seu estabelecimento pode facilitar o processo de venda e compra de futuros clientes.

Mas para que isso possa acontecer, confira o passo a passo que preparamos. Seguindo-os, você aprenderá como emitir e compensar um boleto bancário sem muita burocracia:

1.  Abra uma conta em alguma instituição bancária ou cadastre-se em uma plataforma de emissão de boletos - caso já tenha uma conta ou já esteja cadastrado, você pode utilizar esta conta/cadastro.

2.  Solicite, junto ao banco ou plataforma, o serviço de emissão de boletos.

3.  Reúna os dados do beneficiário, recebedor da cobrança, geralmente emissor do boleto. Neste caso, provavelmente, serão os seus dados (nome completo, CPF/CNPJ e endereço).

4.  Recolha os dados do sacado, pagante do título, ou seja, o seu cliente (nome completo, CPF/CNPJ e endereço).

5.  Envie as informações reunidas para o banco ou cadastre-as à plataforma, registrando, dessa forma, o boleto.

6.  Escolha o tipo de cobrança que deseja realizar via boleto: avulsa, mensalidade ou carnê.

7.  Escolha o valor-base do produto/serviço e a data de vencimento da cobrança (normalmente, informações acordadas em conjunto com o cliente).

8.  Acrescente juros, multas ou descontos (pois é importante que o cliente tenha ciência dos juros e multas que está sujeito a pagar caso atrase o pagamento).

9.  Anexe as informações recolhidas e determinadas anteriormente nos campos correspondentes, preenchendo-as conforme a sequência descrita aqui.

10.  Faça o download do documento (comumente, o emissor do boleto realiza o processo por meio de aplicativos de bancos - internet banking - ou, ainda, na própria plataforma de emissão de boletos).

11.  Encaminhe o boleto bancário para o endereço - físico ou virtual (e-mail) - do seu cliente (se optar pelo uso de uma plataforma, saiba que algumas delas enviam o documento automaticamente).

12.  Aguarde até três dias pela compensação do boleto.

Ufa, simples, não é? Seguindo este guia que preparamos, você poderá dedicar seu tempo - ativo mais importante de uma empresa - para fazer prosperar o seu negócio, destinando sua atenção ao que realmente importa: seu produto/serviço oferecido.

Onde fazer o boleto bancário?

Como citado no tópico anterior, você pode optar em fazer a emissão do boleto bancário em uma instituição bancária ou, ainda, em uma plataforma de emissão de boletos.

O indicado, principalmente, para empreendedores iniciantes, é realizar a emissão em um gerador de boleto bancário. Por que? Pois bem, o processo é menos burocrático e as taxas e tarifas mais acessíveis.

Por meio de uma plataforma de emissão de boletos é possível, também, acompanhar o status do documento e enviar mensagens de cobrança, ou seja, lembretes automáticos, por exemplo. Ações importantes para acompanhar e manter a saúde financeira do negócio.

Benefícios da utilização do boleto

Para que não reste dúvidas sobre fornecer ou não a opção do boleto bancário aos seus clientes, veja mais alguns benefícios da utilização do serviço:

  • uma opção a mais de recebimento para a sua empresa;
  • possibilidade de pagamento, mesmo para aqueles que não possuem contas bancárias;
  • facilidade de pagamento, pois o boleto pode ser pago em qualquer banco, lotéricas e correspondentes bancários;
  • um dos meios mais seguros de recebimento e, também, de pagamento;
  • aumento de vendas, por conta da variedade de formas de pagamento que a sua empresa oferece;
  • economia para a empresa - quando os boletos forem gerados por uma plataforma como a da Cobre Fácil, por exemplo.

E aí, tudo anotado? Emitir boleto bancário não tem segredo e pode facilitar significativamente os trâmites de vendas do seu negócio.

O ideal, entretanto, é que você pesquise e opte por uma plataforma de emissão de boletos que consiga atender às suas necessidades, sendo, por essa razão, uma solução financeira e não mais um problema, combinado?

Por fim, agora que sanadas as suas dúvidas sobre como fazer boleto bancário - sem burocracia, que tal pôr em prática tudo o que você viu por aqui e aproveitar integralmente os benefícios do título de cobrança?

O que você achou do post?

1 Resposta

Deixe seu comentário