5 pontos importantes para controlar as contas a receber da empresa

Se você anda se perguntando como controlar as contas a receber da sua empresa, aqui você encontra dicas valiosas de como fazê-lo, além de acessar um fluxograma prático das tarefas incumbidas na gestão de contas a receber.

Controle contas receber

Controlar as contas a receber da sua empresa ajuda a garantir a eficiência do seu fluxo de caixa e a diminuir as consequências da inadimplência. Afinal de contas, organizar as etapas do processo de recebimento das cobranças é importante para evitar o acúmulo de problemas financeiros.

Por isso, neste artigo, apresentaremos cinco pontos importantes para controlar as contas a receber da sua empresa, que funcionarão como dicas para organizar e melhorar essa parte indispensável do financeiro de qualquer negócio.

Prepara o papel e a caneta porque hoje é dia de aprendizado, viu?

Como controlar as contas a receber da empresa?

1.  Anote e agrupe os dias de vencimentos das cobranças

O primeiro passo para ter controle das contas a receber é anotá-las. É dessa forma que você sabe quando seus pagamentos deverão cair na conta da empresa, bem como quanto deverá receber naquele mês.

Seja um controle realizado pelo Excel ou por um sistema de cobranças terceirizado. É preciso visualizar suas contas a receber, pois é a partir dessa visualização que é possível projetar quando será efetuado o pagamento das contas da empresa e manter o fluxo de caixa em dia, tanto para emergências quanto para investimentos.

Da mesma forma, a melhor maneira de manter o controle dos recebimentos é agrupando os dias dos vencimentos das cobranças, auxiliando na otimização do processo de cobrança e padronizando os dias em que as cobranças deverão, teoricamente, entrar na conta da empresa.

2.  Ofereça mais de uma forma de pagamento aos clientes

Uma forma eficiente de garantir o recebimento de seus pagamentos é fornecendo mais de uma opção de pagamento aos clientes.

Dois bons aliados são o boleto bancário e o cartão de crédito. O boleto é uma opção curinga para o consumidor, afinal, todo tipo de cliente, com ou sem conta bancária, consegue pagá-lo.

Já o cartão de crédito, uma opção interessante para empresa, pois o pagamento será recebido em dia.

Portanto, para facilitar as contas a receber do seu negócio, não hesite em abraçar as melhores opções de pagamento para receber suas cobranças, hein?

3.  Negocie com seus clientes

Seu cliente atrasou o pagamento por mais de um vez consecutiva? Entre em contato com ele! Descubra o que está acontecendo e, se possível, apresente soluções, novas datas, parcelamento da dívida, outra opção de pagamento.

Seja criativo e, acima de tudo, educado.

4.  Crie ações preventivas para receber suas contas em dia

Uma das principais etapas de como controlar as contas a receber de uma empresa é criar meios para evitar um índice alto de inadimplência.

Dentro das principais funções preventivas para receber suas contas em dia está criar uma política de cobrança, em que a análise de crédito deve ser o seu principal mandamento. É de extrema importância checar o histórico do consumidor, buscando saber se esse possível cliente é um bom pagador.

Some a isso o fato de manter o cadastro do cliente sempre atualizado, justamente para conseguir acompanhar se o status de bom pagador continua valendo.

Uma outra ação preventiva para manter a gestão de contas a receber da empresa funcionando é contratar um sistema de cobranças para gerenciar seus recebimentos. Fazendo isso, você otimiza as tarefas do setor responsável pelas contas a receber e diminui a taxa de inadimplência.

Afinal, o sistema de cobranças gera o boleto bancário, encaminha ao endereço virtual do cliente e dispara lembretes antes, durante e depois da data de vencimento do documento, tendo como objetivo, receber a cobrança na data.

Além disso, é possível identificar o status do boleto emitido, assim como saber qual cliente efetuou ou não o pagamento em dia, facilitando a negociação da cobrança.

5.  Cobre os clientes inadimplentes

O processo de recebimento das contas a receber só funciona se os responsáveis pela tarefa forem incansáveis nas tentativas de cobrar os clientes. Principalmente, os inadimplentes.

É preciso desempenhar um trabalho árduo e contínuo para obter um retorno dos consumidores.

Qual é a função de quem controla as contas a receber?

A principal função de quem controla as contas a receber de uma empresa é manter os cinco pontos mencionados funcionando apropriadamente. Ou seja, esses profissionais serão encarregados de emitir cobranças, notas fiscais, controlar os recebimentos, realizar negociações e evitar inadimplência.

Fluxograma de contas a receber

Para facilitar o trabalho dos profissionais responsáveis por supervisionar as contas a receber da sua empresa, preparamos um fluxograma simples desse procedimento:

Fluxograma conta receber

Agora que você aprendeu a controlar suas contas a receber, que tal passar esse conhecimento adiante?

Mande esse artigo e o fluxograma que preparamos para você para os profissionais da sua empresa. Com certeza, esse lembrete diário vai fazer diferença nas cobranças dos pagamentos do seu negócio.

O que você achou do post?

0 Respostas

Deixe seu comentário