Cobre seus clientes de forma automatizada

12 dicas para fazer um controle financeiro de imobiliária eficiente

Um bom controle financeiro para imobiliárias envolve 12 passos que listamos em detalhes para você neste artigo. Confira as dicas de ouro pensadas para uma empresa do segmento imobiliário para aprender como ficar sempre com o caixa positivo!

Controle financeiro imobiliária

Ter um plano de negócios, centralizar as informações da empresa, evitar a todo custo a inadimplência, criar uma régua de cobrança e investir em uma plataforma de gestão financeira são algumas formas de melhorar o controle financeiro da sua imobiliária.

Afinal, embora o mercado de locação e venda de imóveis seja geralmente aquecido, nem sempre o mar está para peixe no dia a dia de uma imobiliária.

Para evitar que a empresa entre no vermelho durante períodos de “vaca magra”, saiba lidar melhor com inquilinos inadimplentes e não acabe usando o lucro do negócio apenas para cobrir gargalos de um mau gerenciamento, vai ser preciso melhorar a gestão das finanças por meio do uso da tecnologia.

O lado bom de tudo isso é que não é difícil manter as finanças em dia, desde que haja um cuidado especial com o orçamento empresarial e que os gestores estejam abertos ao uso de plataformas de gestão financeira que podem ajudar nesta missão. Quer saber tudo sobre o assunto? É só continuar a leitura!

O que é um controle financeiro?

Nada mais é do que gerenciar de maneira contínua e assertiva todo o dinheiro que entra e sai da conta da sua imobiliária.

Para que essa administração aconteça da melhor forma possível, o registro correto de todas as receitas e despesas deve acontecer. Assim, o gestor pode ter acesso a dados reais, utilizando essas informações para mapear possíveis desafios e resolvê-los a tempo.

Essa medida é importante para identificar padrões do dia a dia e diagnosticar a saúde financeira da organização, o que, por sua vez, depende do próprio controle financeiro para se manter em condições consideradas saudáveis.

Como funciona o financeiro de uma imobiliária?

O financeiro de uma imobiliária deve manter o controle total do dinheiro que entra e sai do empreendimento. Aqui, o papel do setor se acentua ainda mais, pois, mesmo sendo um mercado próspero, o ramo imobiliário depende da oferta de imóveis e da demanda de clientes.

Além disso, em períodos de crise econômica e desemprego, a procura por imóveis tende a dar uma estagnada e aqueles que alugam com você podem acabar interrompendo o contrato de moradia ou tornando-se inadimplentes.

Por isso, é importante trabalhar de modo que a empresa preserve suas funções e desempenho no mercado mesmo em situações mais difíceis. Em resumo, o papel do financeiro é segurar as pontas para que os profissionais encarregados pela venda e aluguel dos imóveis possam trabalhar!

Além disso, entre as principais atividades do financeiro de uma imobiliária estão:

  • gerenciar comissões;
  • fazer a gestão de cobrança;
  • manter o fluxo de caixa atualizado;
  • receber aluguéis;
  • emitir boleto bancário, recibo de pagamento e Nota Fiscal;
  • repassar o valor do aluguel aos proprietários;
  • realizar o pagamento de seguros;
  • cumprir com as garantias locatícias;
  • verificar contas;
  • fazer a conciliação bancária;
  • aplicar reajustes;
  • ter uma previsão de despesas;
  • cuidar dos índices de lucratividade; e
  • evitar a inadimplência.

É imprescindível que todos esses recursos funcionem harmoniosamente para que o negócio se mantenha competitivo no mercado. Gabaritou a nossa lista de funcionamento da organização financeira da sua imobiliária? Então, podemos dizer que você já está a meio caminho andado de uma gestão financeira eficiente.

Por que ter uma gestão financeira imobiliária eficiente?

O segmento imobiliário oscila bastante e, por isso, exige um cuidado financeiro diferente, especialmente quando comparamos a dinâmica financeira de uma imobiliária com outros tipos de negócios.

Fora o fato de que a receita mensal desse tipo de segmento pode variar consideravelmente de um mês para o outro, qualquer negócio com potencial precisa de um bom controle financeiro para se manter em funcionamento, se consolidar e ganhar autoridade no mercado.

Preparado para organizar melhor essa área do seu negócio? Se liga nas nossas dicas!

E-book conquistando a inadimplência zero

E-book enviado com sucesso!

Acesse seu e-mail para ler o e-book e fazer seus clientes pagarem em dia.

Como melhorar o controle financeiro de uma imobiliária?

Desde a criação de um plano de negócios à implementação de um sistema de cobrança, muita coisa entre um processo e outro você consegue automatizar e, de quebra, se livrar dessa dor de cabeça. Veja como fazer tudo da forma mais assertiva possível!

1.  Tenha um plano de negócios

O plano de negócios é um documento que deve ser criado antes mesmo da abertura da imobiliária, já que descreve a empresa, seus objetivos, metas, plano de expansão e os passos necessários para alcançá-los. Inclusive, esse documento é essencial para mostrar aos futuros sócios ou investidores já que mostra as razões pelas quais o investimento é merecido.

Ele deve ser construído a partir de uma análise profunda de mercado e deve utilizar dados reais que fomentem essa pesquisa, principalmente acerca da concorrência. Assim, seu plano de negócios pode prever possíveis problemas e o gestor pode pensar em soluções antes mesmo que algo ruim aconteça com o negócio.

Basicamente, seu plano de negócios vai servir como um guia, um passo a passo de como a empresa deve se desenvolver.

Esse planejamento tem tudo a ver com o financeiro da empresa, já que comparar o que foi planejado ao realizado proporciona uma visão macro e oferece condições de investigar o que deu certo e errado, possibilitando a tomada de atitude.

Ele também serve para mostrar o que é prioridade para a sua imobiliária, fazendo com que você invista no que é importante e evitando que você gaste demais com o que é desnecessário.

2.   Evite misturar as finanças pessoais das empresariais

Essa é uma regra de sobrevivência para qualquer negócio, por isso, não vai achar que com você vai ser diferente. Misturar finanças pessoais com empresariais é a receita para fazer qualquer negócio patinar e não sair do lugar.

Então, nada de cobrir despesas pessoais com recursos da empresa, viu? Tire a sua comissão ou pró-labore e deixe o restante no caixa. Inclusive, esse dinheiro pode ser importante para os meses de mais aperto ou para quando o mercado imobiliário não estiver tão aquecido.

3.  Centralize as informações da empresa

Diquinha de ouro: centralize todas as informações financeiras da sua empresa em um mesmo lugar, de preferência, dentro de um sistema. Isso mesmo que você leu: é hora de aposentar a tabela de excel!

É importante que você centralize todos os dados financeiros da sua imobiliária, facilitando a busca por informações, o processo de checagem de todas as receitas e despesas, o acesso às informações de pagamento de cada cliente e o índice de inadimplência mensal do negócio.

Aqui, um diferencial será oferecer ao inquilino ou comprador uma “área do cliente”, através da qual ele poderá baixar uma segunda via do boleto de pagamento e acompanhar o status de cada cobrança, por exemplo.

4.   Registre todas as entradas e saídas do negócio

Registrar todas as entradas e saídas de um negócio pode parecer uma ação corriqueira sem importância e, por isso, muitos gestores acabam registrando apenas grandes transações, mas esse pode ser considerado um dos maiores pecados capitais do ambiente corporativo.

Todas as transações financeiras importam, já que o caixa tem que fechar no fim do mês e é melhor que você saiba quais são os gargalos da sua imobiliária!

Além disso, sabendo quanto custa para que a empresa funcione, fica mais fácil estabelecer metas para que a equipe de vendas alcance os resultados esperados e expanda a margem de lucro do negócio.

Lembre-se também que as entradas devem ser superiores às saídas, de outro modo, é questão de tempo para que as coisas comecem a desandar. Também é importante que esse controle seja feito de modo online para que essas informações possam ser acessadas de qualquer lugar e não corram perigo de ser extraviadas.

5.  Evite a todo custo a inadimplência

É importante criar estratégias para evitar a todo custo casos de inadimplência, seja realizando análise de crédito antes de alugar, oferecendo desconto para quem pagar adiantado, realizando cobrança recorrente ou mandando lembretes de pagamento.

Sabe o que cairia como uma luva aqui? Um software financeiro completo que ajudasse a manter a imobiliária longe da inadimplência! Já que, com a ajuda da tecnologia, fica mais fácil colocar essas estratégias em prática, assim como automatizar o envio de lembretes e cobranças dentro do prazo.

Aliás, como o aluguel é oferecido de modo contínuo, uma dica de ouro é tornar as cobranças recorrentes, ou seja, utilizar o cartão de crédito do inquilino para efetuar o pagamento do aluguel de modo automático, sempre na data do mês em que foi combinado.

Se você quer ir além e já resolver um problema chamado limite de crédito logo de antemão, é possível programar cobranças recorrentes também através de Links de Pagamento ou boletos. O que não dá é esquecer de cobrar os inquilinos, mas deixa essa parte pro sistema automatizado que ele resolve pra você.

6.  Pague as contas da empresa em dia

Da conta de energia à folha de pagamento, todas as contas da imobiliária devem ser pagas em dia!

Caso contrário, haverá incidência de juros que, com o passar do tempo, podem se transformar em uma bola de neve, colocando a empresa em maus lençóis.

Em meses mais difíceis, negocie seus débitos, mas evite ficar inadimplente e, com isso, acabe perdendo crédito na praça. Nesse momento, lembre-se de pagar o que for mais urgente e manter uma comunicação transparente com os credores, negociando prazos mais atrativos.

7.  Repasse o aluguel do proprietário no prazo combinado

Lembre-se também de repassar o valor do aluguel de cada proprietário dentro do prazo estipulado em contrato, afinal de contas, é preciso evitar que o relacionamento entre as partes se abale e o proprietário acabe tirando o imóvel de locação ou o coloque à disposição em uma imobiliária concorrente.

Por isso, o ideal é que você faça um remanejo das contas a pagar e priorize o pagamento da porcentagem do proprietário. Não espere “sobrar” para fazer o que é certo, já que sem imóveis não há receita, não é mesmo?

8.  Entenda mais sobre o ciclo do mercado imobiliário

Entender um pouco mais do dinamismo do mercado imobiliário também é necessário para que você possa preparar as contas empresariais. Afinal de contas, existem períodos de maior adesão que outros.

O que pode ajudar nessa missão é entender como pensa o comprador que geralmente é guiado pelo ciclo imobiliário de alta, excesso de ofertas, baixa e valorização. De modo geral, o melhor momento para comprar imóveis é no período de baixa e o melhor para vender é no de alta.

Agora, as fases intermediárias de excesso de ofertas e valorização fazem com que o mercado imobiliário funcione sequencialmente, sem quedas ou altas abruptas dentro do setor.

Durante esse período, o ideal é elaborar estratégias para se destacar da concorrência, investindo em marketing para chamar a atenção de compradores ou inquilinos que queiram fechar negócio mesmo em momentos mais instáveis.

9.  Utilize indicadores de desempenho

Ok, agora que você organizou o seu financeiro e conferiu meios de controlá-lo, chegou a hora de conferir o desempenho do seu negócio.

Para isso, resta apenas um caminho: utilizar indicadores de desempenho. Inclusive, eles podem servir como guias para melhorar os resultados da sua imobiliária.

Confira os principais:

  • ticket médio;
  • taxa de churn;
  • taxa de conversão;
  • tempo de fechamento de vendas;
  • número de indicações;
  • número de visitas aos imóveis realizadas em determinado período;
  • número de visitas ao site da imobiliária; e
  • custo de aquisição por cliente.

Números não mentem e podem apontar se as finanças estão crescendo ou estão estagnadas. Esteja atento principalmente às métricas que apontam maior risco ao negócio, como é o caso da taxa de churn, que mostra o número de clientes que deixaram de fazer negócios com a imobiliária em um determinado período de tempo.

O ticket médio também deve figurar como um dos mais importantes, já que ele mensura a performance de vendas da empresa, ou seja, ele é baseado no número de negócios que a sua imobiliária fecha em um período específico.

Outro indicador importante para ficar de olho é o custo de aquisição por cliente, ele indica quanto a sua empresa gasta para converter um cliente em potencial em um cliente pagante. O CAC é importante para mensurar se os investimentos em marketing e vendas estão sendo lucrativos.

10.  Invista em marketing e ganhe relevância nas redes sociais

Do que adianta aprender a controlar o seu financeiro, mas não investir em formas de aumentar o número de vendas ou contratos assinados?

Atualmente, uma das formas de ganhar notoriedade e relevância de mercado é estando presente nas redes sociais, principalmente no Instagram e no Facebook, por isso, capriche no conteúdo exposto e na frequência de posts.

É aquela velha história: quem não é visto, não é lembrado!

11.  Tenha uma régua de cobrança

A régua é uma ferramenta que tem como objetivo estabelecer como e em que momento uma cobrança será feita. Ela estipula regras e estratégias de contato para cada etapa da cobrança, além de acompanhar todo o processo de pagamento por parte do cliente.

A empresa pode fazer manualmente – embora seja mais difícil – ou automaticamente todo o processo de emissão e acompanhamento do pagamento, disparando lembretes para quitação de dívidas antes, durante e depois da data de vencimento.

O objetivo é que a carteira de clientes da sua empresa cumpra com seus compromissos financeiros na data estipulada no momento do fechamento do contrato.

12.  Invista em um sistema de cobrança

Quer colocar em prática a maioria das dicas que você conferiu acima de uma maneira fácil e intuitiva? Então invista em um sistema de cobrança para imobiliária eficiente!

Com uma plataforma de gestão financeira completa para a sua imobiliária, você pode:

  • cobrar o inquilino através dos principais meios de pagamento existentes;
  • programar uma régua de cobrança com lembretes de pagamento;
  • cobrar automaticamente;
  • receber de modo recorrente; e
  • oferecer uma área exclusiva aos locatários.

Os melhores softwares do mercado já oferecem dados importantes para a tomada de decisão, já que disponibilizam indicadores inteligentes que mostram gráficos da evolução do seu negócio através de taxas de vendas e inadimplência.

E nada melhor do que saber para onde o seu negócio está indo e tomar decisões a respeito da sua imobiliária com base em dados seguros sobre o seu desempenho.

Bom, agora que você já conferiu o caminho para melhorar o seu controle financeiro, é hora de colocar a mão na massa, boa sorte!

Outras informações sobre organização de contas a pagar e receber e dicas rápidas para automatizar processos podem ser encontradas no perfil da Cobre Fácil no Instagram. Dê uma olhada por lá e qualquer coisa nos escreva. Boa sorte!

Deixe seu comentário