Receba pagamentos via boleto, cartão de crédito ou PIX

Aprenda a gerar boleto com código de barras

O boleto com código de barras já é um dos métodos de cobrança mais utilizados no Brasil. Saiba como gerar código de barras para os seus boletos agora.

Gerar boleto com código de barras

É possível gerar código de barras para boleto online e o recurso facilita a vida de todo mundo. Se não sabe como fazer e nem como eles funcionam, não se preocupe, nós vamos ajudar.

Primeiro, você precisa entender que gerar faturas com código de barras é o método de cobrança mais utilizado no Brasil inteiro, por ser mais seguro tanto para o cliente quanto para a empresa.

Isto porque, através do boleto, existe a possibilidade de protestar as dívidas em caso de não pagamento, além de ser possível consultar o boleto pelo código de barras para saber a procedência e se o boleto pode ser falso.

Existem, ainda, outras vantagens, especialmente se o emissor for uma plataforma de cobranças, como:

  • o próprio cliente consegue gerar uma segunda via do boleto com código de barras, sem precisar entrar em contato com a empresa;
  • consegue cobrar mesmo de quem não possui contas bancárias;
  • depois da data de vencimento, caso o pagamento do boleto não tenha sido efetuado, você pode gerar multas e juros de forma personalizada e automática, sem precisar perder tempo calculando o quanto deve cobrar; e
  • dá para controlar o recebimento de cada boleto.

Podemos acrescentar, também, a facilidade para os seus clientes de realizarem o pagamento do boleto através de aplicativos da sua rede bancária, preenchendo os números da linha digitável do boleto no campo correspondente.

Em alguns aplicativos, o cliente apenas precisa abrir a câmera do seu smartphone e capturar uma foto do código de barras do título que deseja pagar.

Além disso, com tantas facilidades, é possível conquistar um maior número de vendas, pois quem não trabalha com cartão de crédito não vai desistir do seu produto ou serviço, se tiver o boleto como opção de pagamento.

Falando em vantagens, o empresário que oferece os boletos como forma de pagamento para os clientes consegue obter maior controle financeiro.

Como gerar um boleto com código de barras?

Caso você precise pagar um boleto que não tem código de barras, saiba que é possível criar o código através de um gerador de código de barras, ou seja, é possível gerar o seu boleto por código de barras com ajuda da internet.

Há vários sites na internet que fazem a conversão da linha digitável do boleto e criam o código de barras. Certifique-se de que o site é confiável antes de realizar o procedimento.

Aliás, a linha digitável na parte inferior do documento são os números correspondentes ao código de barras, que funcionam como uma segunda opção no momento do pagamento, caso os leitores de códigos não consigam fazer o escaneamento.

Existem duas formas de gerar um boleto:

  • através de uma conta em um banco convencional; ou
  • através de um sistema de gestão financeira, que emite boletos e ajuda no controle financeiro da sua empresa.

Felizmente, muitas instituições bancárias já contam com leitores de códigos de barras que conseguem emitir o boleto pelo código de barras. Essa é uma ferramenta que poupa bastante tempo dos consumidores, que não precisam mais digitar os números correspondentes à fatura.

Mas as diferenças entre as duas opções são quanto às taxas e à burocracia para efetuar a emissão dos boletos.

Isso porque, com os bancos tradicionais, é preciso pedir auxílio ao gerente para modificar as características da sua conta bancária e começar a gerar boletos, por exemplo. É muito mais burocracia e você acaba pagando a mais por isso.

Já com o sistema de gestão financeira, como o da Cobre Fácil, você consegue gerar boletos com códigos de barras de forma mais fácil - e de graça, pois a cobrança só é feita quando o seu cliente paga o título de cobrança.

Vale ressaltar que, utilizando a Cobre Fácil, você não paga taxas quando transações não são aprovadas ou quando o boleto é cancelado, nem em qualquer manutenção de boleto vencido.

É importante entender também que existem muitos relatos de dificuldades ao tentar gerar faturas com códigos de barras através das telas dos computadores. Isso acontece porque a interferência das cores nos monitores é captada pelas câmeras de celulares, o que faz com que a imagem do boleto não fique estática, e sim manchada com várias cores, dificultando a leitura.

A solução, nesses casos, é imprimir o boleto ou digitar manualmente. Mas, se for muito trabalhoso, também é possível utilizar o recurso do Google Lens, que copia o código de barras de um boleto através da câmera do celular, e então é só copiar e colar no seu Internet Banking para fazer o pagamento.

Como consultar boletos com código de barras?

O cliente pode consultar o código para checar se o boleto é verdadeiro e o empresário pode conferir para confirmar se a conta foi paga de forma correta.

Inclusive, o código de barra de fatura foi pensado justamente para agilizar os processos de cobrança e pagamento. Em tempos em que as pessoas buscam cada vez mais comodidade, oferecer uma facilidade aos seus clientes pode ser uma grande vantagem na luta contra a inadimplência. Por isso é tão importante gerar código de barras para um boleto.

E-book conquistando a inadimplência zero

E-book enviado com sucesso!

Acesse seu e-mail para ler o e-book e fazer seus clientes pagarem em dia.

Como o seu cliente pode consultar o boleto

É possível checar a veracidade do boleto de forma bem simples, confira:

  • o código de barras superior precisa ser igual ao inferior e conter os mesmos números na linha digitável;
  • as informações do cedente (o beneficiário do boleto, ou seja, que receberá o recurso do pagamento) precisam estar completas, formatadas nos campos correspondentes de forma correta;
  • outra dica fácil é conferir os três primeiros números da linha digitável: estes números são referentes ao banco emissor ou ao sistema responsável pela emissão - assim como em alguns casos, os últimos 4 números devem ser iguais ao valor da fatura.

Olhe só como é um boleto verdadeiro:

Boleto verdadeiro

Como o empresário pode consultar o boleto

Consultar um boleto utilizando o código de barras serve para verificar se o cliente efetuou realmente o pagamento e se o fez de forma correta, caso ainda não conste no sistema a transferência.

É possível consultar e verificar esta cobrança através da sua plataforma de gestão de cobranças e pagamentos. Por meio do sistema da Cobre Fácil, por exemplo, o gestor pode conferir se os pagamentos foram feitos, sendo atualizados a partir do momento em que o pagamento é compensado pelo sistema.

É preciso conferir, também, a data de pagamento e os dados corretos do sacador (o pagador).

Lembrando que os comprovantes de pagamentos agendados não são válidos para fazer essa consulta, pois o agendamento pode ser cancelado ou não ser validado por falta de saldo na conta do cliente.

Deixe seu comentário