Aprenda a gerar boleto com código de barras

Gerar boletos com código de barras de forma simples e com total segurança é possível. Entenda como!

Gerar boleto com código de barras

Se você precisa gerar um boleto com código de barras e não sabe como fazer e nem como eles funcionam, não se preocupe, nós vamos te ajudar!

Primeiro, você precisa entender que a emissão de boleto com código de barras é o método de cobrança mais utilizado no Brasil inteiro, por ser mais seguro tanto para o cliente quanto para a empresa.

Isto porque, através do boleto, existe a possibilidade de protestar as dívidas em caso de não pagamento, além de ser possível consultar o boleto pelo código de barras para saber a procedência e a segurança do mesmo.

Existem ainda outras vantagens, especialmente se o emissor for uma plataforma de cobranças, como por exemplo:

  • o próprio cliente consegue gerar uma segunda via do boleto com código de barras, sem precisar entrar em contato com a empresa;
  • consegue cobrar mesmo de quem não possui contas bancárias;
  • depois da data de vencimento, caso o pagamento do boleto não tenha sido efetuado, você pode gerar multas e juros de forma personalizada e automática, sem precisar perder tempo calculando o quanto deve cobrar;
  • controle de recebimento de cada boleto.

Podemos acrescentar, também, a facilidade para os seus clientes de realizarem o pagamento do boleto através de aplicativos da sua rede bancária, preenchendo os números da linha digitável do boleto no campo correspondente.

Em alguns aplicativos, o cliente apenas precisa abrir a câmera do seu smartphone e capturar uma foto do código de barras do título que deseja pagar.

Além disso, com tantas facilidades, é possível conquistar um maior número de vendas, pois quem não trabalha com cartão de crédito não vai desistir do seu produto ou serviço, se tiver o boleto como opção de pagamento.

Falando em vantagens, o empresário que oferece os boletos como forma de pagamento para os clientes consegue obter maior controle financeiro.

Como gerar boletos com código de barras?

Todo boleto possui um código de barras, que é impresso automaticamente.

Este código possui uma linha digitável na parte inferior do documento, ou seja, são os números correspondentes ao código de barras, que funcionam como uma segunda opção no momento do pagamento, caso os leitores de códigos não consigam fazer o escaneamento.

Existem duas formas de gerar um boleto:

As diferenças entre as duas opções são quanto às taxas e à burocracia para efetuar a emissão dos boletos.

Isso porque, com os bancos tradicionais, é preciso pedir auxílio ao gerente para modificar as características da sua conta bancária e começar a gerar boletos, por exemplo. É muito mais burocracia e você acaba pagando a mais por isso.

Já com o sistema de gestão financeira, como o da Cobre Fácil, você consegue gerar boletos com códigos de barras de forma mais fácil - e de graça, pois a cobrança só é feita quando o seu cliente paga o título de cobrança.

Vale ressaltar que utilizando a Cobre Fácil, você não paga taxas quando transações não são aprovadas ou quando o boleto é cancelado, nem em qualquer manutenção de boleto vencido.

Como consultar boletos com código de barras?

O cliente pode consultar o código para checar a procedência e o empresário pode conferir para confirmar se a conta foi paga de forma correta.

Como o seu cliente pode consultar o boleto

É possível checar a veracidade do boleto de forma bem simples, confira:

  • o código de barras superior precisa ser igual ao inferior e conter os mesmos números na linha digitável;
  • as informações do cedente (o beneficiário do boleto, ou seja, que receberá o recurso do pagamento) precisam estar completas, formatadas nos campos correspondentes de forma correta;
  • outra dica fácil é conferir os três primeiros números da linha digitável: estes números são referentes ao banco emissor ou ao sistema responsável pela emissão - assim como em alguns casos, os últimos 4 números devem ser iguais ao valor da fatura.

Como o empresário pode consultar o boleto

Consultar um boleto utilizando o código de barras serve para verificar se o cliente efetuou realmente o pagamento e se o fez de forma correta, caso ainda não conste no sistema a transferência.

É possível consultar e verificar esta cobrança através do comprovante de pagamento, que deve constar o mesmo código de barras da fatura.

É preciso conferir, também, a data de pagamento e os dados corretos do sacado (o pagador).

Lembrando que os comprovantes de pagamentos agendados não são válidos para fazer essa consulta, pois o agendamento pode ser cancelado ou não ser validado por falta de saldo na conta do cliente.

O que você achou do post?

26 Respostas

Deixe seu comentário