Receba pagamentos via boleto, cartão de crédito ou PIX

Split de pagamento: o que é, como funciona e como criar?

Um split de pagamento divide o valor de uma transação entre vários recebedores, a fim de que todos os envolvidos no recebimento tenham a sua parte de maneira prática e transparente.

Split de pagamento

O split de pagamento é uma solução que divide uma transação em mais recebedores, de forma que cada participante da venda receba a sua parte dessa transação. Para quem atua com modelos de negócio como marketplace, essa ideia faz muito sentido, por conseguir conectar diferentes lojistas a vários compradores em um mesmo lugar.

Essa concentração de opções de venda traz mais alternativas de escolha e também melhores preços para quem compra. Para quem vende, proporciona maior visibilidade, bem como mais facilidade para gerenciar a loja, afinal, o lojista não precisa se preocupar com o meio de pagamento, pois a transação é dividida no ato da compra.

Para criar um split de pagamento, você pode contar com uma plataforma especializada em cobranças, como explicaremos no decorrer deste texto. Vamos juntos?

O que é o split de pagamento

Uma forma mais fácil de entender como funciona um split de pagamento é pensar no que acontece quando você pede uma comida por aplicativo, por exemplo. Você, como consumidor, faz um único pagamento, mas existe um split que divide esse pagamento entre o restaurante, o entregador e o aplicativo de delivery.

Com as plataformas digitais que temos hoje, a facilidade de rateio que essa solução permite é essencial. A divisão ocorre de maneira imediata, precisa e segura.

E-book conquistando a inadimplência zero

E-book enviado com sucesso!

Acesse seu e-mail para ler o e-book e fazer seus clientes pagarem em dia.

Como funciona um split de pagamento

De forma prática, funciona da seguinte forma:

  1. O cliente faz a compra.
  2. Acontece a autorização do pagamento pelo banco ou pela administradora do cartão de crédito.
  3. Com a autorização, o split de pagamento realiza a divisão dos valores conforme a regra estabelecida (seguindo os percentuais de cada participante do recebimento) na contratação do serviço.

Vantagens do split de pagamento

Com a divisão precisa do valor da venda em contas específicas para cada recebedor, todos os envolvidos ganham flexibilidade na agenda de recebíveis, mas as vantagens não param por aí:

1.  Segurança

Splits contam com sistemas de segurança eficientes, tornando todas as transações protegidas. Assim, há maior confiança para consumidores e fornecedores, já que problemas relacionados a vulnerabilidades na segurança dificilmente acontecem.

2.  Automatização

Um formato que automatiza o recebimento como o split de pagamento, em que os clientes compram normalmente, sem nenhuma interferência no processo de pagamento, torna a experiência descomplicada.

Ou se um pagamento for feito no cartão de crédito e o recebimento precisar ser feito por dois lojistas, por exemplo, e um deles decidir fazer a antecipação de recebíveis enquanto o outro não, não haverá problema algum por meio do split.

Além disso, sua equipe também ganha em produtividade, já que só é necessário fazer a integração da API de pagamento, a configuração das regras e manter a supervisão da atividade.

3.  Mais vendas

O sistema permite uma maior taxa de conversão de vendas finalizadas, pois os clientes se sentem mais confortáveis em comprar sem burocracia, já que em poucos cliques conseguem tudo o que desejam por terem uma maior variedade à disposição e facilidade no pagamento.

Para quem é indicado o split de pagamento

Talvez você ainda esteja em dúvida se esse tipo de solução é a certa para o seu negócio. Como você pode perceber, a tecnologia de split de pagamento é indicada para qualquer empresa que possua transações financeiras digitais que envolvam mais de um recebedor. Se esse é o seu caso, essa certamente é uma boa ideia para a sua empresa.

Isso porque independentemente do tamanho da empresa, do seu faturamento ou do segmento de atuação, esse é um modelo que pode ser adotado.

Além disso, seu negócio também fica isento de diversas obrigações exigidas pelo Banco Central e pelas bandeiras dos cartões, que são os responsáveis por determinar o arranjo de pagamentos. Gerenciar um fluxo financeiro assim exige uma regulamentação que apenas as instituições de pagamento ou financeiras têm.

Assim, se você quer otimizar a gestão financeira de um negócio que exige repasses, o split com certeza é uma solução automatizada, prática, transparente e segura que vai ajudar você! Mas como ter um?

Como criar um split de pagamento

Para viabilizar essa ferramenta nos seus recebimentos, você vai precisar de um gateway de pagamento com split que seja capaz de implementar meios de pagamento em qualquer tipo de sistema e criar um processo de cobrança conforme suas necessidades.

Com a Cobre Fácil, por exemplo, você só precisa integrar a API ao seu sistema. Depois, basta criar uma regra de split de pagamento e você estará adicionando um novo recebedor à cobrança já existente.

Feito isso, basta lembrar que essa cobrança deve estar com status "pendente" para que possa ser adicionada à regra. É possível dividir o recebimento de uma cobrança em até mais dois recebedores, que também possuam uma conta Cobre Fácil ativa, tudo isso de forma automática.

Agora que você já sabe o que é, como funciona, quais as vantagens e como criar um split de pagamento, que tal incluir mais esse controle nas finanças do seu negócio?

Deixe seu comentário