Comunicado interno: como criar, para que serve e modelo

O comunicado interno é uma maneira de divulgar as notícias e informações da organização para os seus colaboradores. Confira as dicas abaixo e aprenda como criar um modelo único para a sua empresa.

Comunicado interno

O comunicado interno tem como objetivo informar os colaboradores de forma privativa sobre as decisões, estratégias e demais assuntos ocorridos na organização. Esse documento contém informações privadas da empresa e, por isso, deve ser produzido de maneira planejada e objetiva.

Além de falar sobre os acontecimentos, o informativo aproxima o colaborador da empresa, pois demonstra transparência e cooperatividade, o que faz com que as tomadas de decisões dos funcionários sejam alinhadas com toda a organização.

Quando isso acontece, a empresa tende a ganhar em muitos aspectos, criando maior satisfação com o trabalho por parte dos envolvidos, o que gera maior comprometimento e produtividade.

O que é um comunicado interno?

Trata-se de um recurso que funciona, basicamente, como um meio de comunicação interna, no qual a empresa informa os acontecimentos relevantes aos colaboradores, mantendo todos alinhados com os processos empresariais, evitando qualquer mal entendido no dia a dia.

Mas, vale frisar que um comunicado interno não deve possuir informações pessoais ou delegar ordens operacionais aos funcionários.

Nestas mensagens, devem constar apenas informações referentes à empresa, sejam elas sobre estratégias ou promoções de cargo, como troca de setores, cargos e posições de chefia.

É importante ressaltar que o comunicado deve ser realizado pelo setor de RH ou por um profissional em comunicação interna. Eles ficarão responsáveis por divulgar as necessidades da empresa de maneira assertiva.

Ebook conquistando a inadimplência zero

eBook enviado com sucesso!

Acesse seu e-mail para ler o eBook e fazer seus clientes pagarem em dia.

Para que serve um comunicado interno?

Ele serve para levar determinada informação ao público-alvo desejado. No caso das empresas, este comunicado é geralmente enviado por algum meio de comunicação interno ao qual todos têm acesso.

Porém, também é possível emitir um comunicado como esse para poucas pessoas, isto é, quando a mensagem em questão possui remetentes predefinidos.

Nesses casos, a mensagem pode ter respostas, afinal, é dirigida a um determinado grupo de pessoas com o intuito de esclarecer ou pedir opinião sobre o assunto abordado.

Contudo, quando ela é repassada à empresa inteira, o retorno não é esperado, já que nessa situação o objetivo é somente informar sobre decisões já tomadas.

Veja também:
Plano de negócios: 6 passos para elaborá-lo
Estratégia financeira: como fazer o planejamento
Gestão orçamentária: como empresas podem se beneficiar

Como criar um comunicado interno?

Antes de tudo, o responsável por criar o informativo deve ter cuidado com a linguagem escrita, deixando de lado qualquer gíria, dialeto pessoal ou ditados populares, que configuram uma mensagem pouco profissional.

Mesmo que a mensagem descreva uma situação menos formal, a linguagem utilizada para repassar a informação deve ser séria, demonstrando o profissionalismo da empresa e o respeito perante seus colaboradores.

Preservar a objetividade da mensagem funciona como estratégia para que os colaboradores leiam com atenção o que foi escrito. O mesmo vale para a extensão do comunicado, que não deve ser muito longo, ocupando mais ou menos meia página A4.

O que deve conter em um comunicado interno?

Em resumo, pode conter qualquer informação sobre determinados acontecimentos especiais, ou seja, esse documento não deve ser repassado diariamente.

Para esclarecer melhor, veja a lista abaixo com alguns exemplos de quais assuntos podem compor um informativo interno.

  • Comunicado de férias de diretores, líderes e CEOs.
  • Feriados nacionais, em casos em que é necessário informar se a empresa estará fechada ou aberta.
  • Informação sobre novos projetos.
  • Comunicado de reuniões extraordinárias.
  • Mensagem de parabenização de pós-vendas.
  • Demissão e admissão de funcionários.
  • Parabenizações aos colaboradores promovidos.
  • Informar sobre decisões que afetam de maneira direta os empregados.

Lembre-se de que outros assuntos podem ser acrescentados, desde que o objetivo principal continue em foco, sem deixar dúvidas.

A mensagem precisa ser clara, definitiva e organizada, já que tem o intuito de sanar as possíveis dúvidas sobre o dia a dia da empresa.

Como enviar um comunicado?

Utilizar a tecnologia a favor da empresa pode otimizar o tempo do setor de RH na hora de enviar a mensagem desejada, contudo, independentemente da maneira escolhida para o envio, é preciso ter cuidado com o redirecionamento.

Esse cuidado evita que o comunicado seja repassado de maneira errada, principalmente em situações nas quais o aviso for enviado a um pequeno grupo de pessoas.

Assim sendo, utilize os seguintes meios de comunicação para o envio do comunicado interno:

  • e-mail;
  • TV corporativa;
  • redes sociais internas;
  • portal corporativo;
  • aplicativos internos; e
  • jornais-murais.

Estrutura do comunicado interno

Elabore uma mensagem bem estruturada para que o assunto seja compreendido de maneira fácil e assertiva, para isso, lembre-se de organizar seu comunicado da seguinte maneira:

  1. Título: defina os remetentes, inclua quem é o destinatário e crie um título que chame a atenção dos colaboradores.
  2. Corpo do texto: apresente a mensagem de forma explicativa, incluindo somente as informações necessárias.
  3. Encerramento: no final, inclua o nome e o cargo do responsável pelo comunicado.

Modelo de comunicado interno

Abaixo, confira um e-mail formal no qual o desligamento de um colaborador é informado aos demais, já incluindo a informação necessária sobre o possível profissional que substituirá o ex-colaborador.

Prezados colaboradores.

Informamos que _____________ não faz mais parte do quadro de colaboradores da [nome da empresa]. Até então, o profissional exercia a função de Auxiliar de Produção da nossa filial de [nome da cidade].

Comunicamos, ainda, que [nome do novo contratado] estará assumindo as funções do colaborador na unidade.

O desligamento ocorreu por motivos pessoais do colaborador. Para quaisquer esclarecimentos adicionais, podem entrar em contato com [responsável pela admissão e demissão dos funcionários], do setor de Recursos Humanos.

Atenciosamente, 
[nome completo e cargo do responsável pelo comunicado interno].

 

O que você achou do post?

0 Respostas

Deixe seu comentário