Como elaborar mensagem de pós-venda

Entenda o que é um script de pós-venda e confira alguns exemplos de mensagem para usar a fim de fidelizar clientes!

Mensagem pós venda

O pós-vendas tem relação direta em manter um bom relacionamento com o consumidor. É mostrar que, mesmo depois que você já vendeu o produto ou serviço, ainda se importa com o cliente, quer saber suas percepções e continuar ajudando-o a resolver suas dores.

Você também deve entender que enviar um único e-mail com uma simples mensagem de “Obrigado por comprar conosco” não é fazer pós-vendas.

Essa atividade vai além de apresentar como usar seu produto ou serviço. Trata-se de construir relacionamento, ser um amigo do cliente, envolvê-lo de forma que ele se sinta bem com a sua marca e, por isso, deseje comprar novamente, tornando-se fiel.

Para isso, você precisa ter um script de pós-venda.

Script de pós-venda

Um script nada mais é do que um roteiro. É você desenhar tudo que não pode faltar na hora de fazer um bom pós-venda. Uma dica fundamental para a construção do script é observar como os melhores vendedores da sua equipe realizam essa etapa.

Observe como os vendedores escolhidos fazem as seguintes ações:

  • Como começam uma ligação e como é a conversa, o tratamento que dão aos clientes. Perceba como eles deixam o caminho livre para poder voltar a falar com o cliente.
  • Como eles percebem que determinado cliente pode gerar uma nova venda e como conseguem levar outros produtos ou serviços adequados a ele, bem como com quais clientes vale a pena gastar energia.
  • Como é apresentado o produto e como mantêm o cliente interessado na sua marca. Quanto tempo dura a conversa e que tipo de vantagens são comunicadas para que essa relação renda novas vendas.
  • Quais os problemas mais comuns nesses contatos? Eles podem aparecer no script e, prevendo que podem acontecer, a equipe de vendas já saberá como lidar com eles.

Criar um roteiro baseado em sua própria empresa tem muito mais chance de dar certo, por envolver a sua realidade, as pessoas que trabalham com você, seus clientes e seus desafios.

Fazer encontros ou treinamentos regulares para aparar arestas e deixar a equipe de vendas preparada com um roteiro atualizado é uma ótima ideia.

Que tal conferir alguns exemplos de script pós-venda, para ficar mais claro que tipo de mensagem você pode enviar?

5 dicas para mensagem de agradecimento pós-venda

Existem algumas táticas que possivelmente seus melhores vendedores já conhecem e que são capazes de converter o contato pós-venda em resultados efetivos. Confira exemplos do que você pode indicar que sua equipe de vendas comunique, seja por e-mail, WhatsApp ou telefone!

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1.  Mensagem com desconto

Logo após a venda, ofereça algum tipo de desconto em um novo produto ou serviço, sempre de acordo com as suas possibilidades, como forma de retribuir a confiança pela compra que aconteceu.

Por exemplo:

Olá, [nome], tudo bem?

É um prazer ter você como cliente. Agradecemos a confiança!

Queremos você sempre por perto, por isso estamos enviando este cupom exclusivo de [inserir desconto] para a sua próxima compra, que pode ser usado até [inserir data limite].

Aproveite agora mesmo: [insira o link da loja]

Um abraço!

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2.  Mensagem com foco em upselling

Upselling é uma técnica que tem por objetivo mostrar ao cliente como ele já se beneficiou com o produto ou serviço adquirido e que pode contar ainda mais com os seus produtos, pois já ficou claro que eles são eficientes.

Basicamente, você mostra de forma direta que o cliente evoluiu e que é um ótimo momento para apostar em um serviço um nível acima para seguir conquistando benefícios.

Experimente seguir por essa linha:

Olá, [nome], como vai você?

Sabia que a sua empresa já aumentou as vendas em 15% neste ano que passou por usar a nossa solução?

Com mais funcionalidades, você pode obter resultados ainda melhores.

Conheça o case da empresa Y e como ela dobrou esse aumento de vendas adotando o Plano Pro.

Até breve!

[seu nome] | [sua empresa]
[cargo]

3.  Mensagem com objetivo de reconquista

Clientes que se afastam nem sempre estão insatisfeitos. Eles podem simplesmente estar enfrentando alguma dificuldade, ou mudaram o foco das suas atividades ou, ainda, porque o contato com quem você falava se mudou para outra empresa.

Você pode descobrir o que aconteceu apenas chamando a atenção do cliente inativo com uma boa mensagem de pós-venda.

Tente algo como:

Olá, [nome], tudo bem?

Temos uma novidade: um novo sistema de pedidos online, ágil e intuitivo, que vai facilitar muito a vida de nossos clientes, principalmente dos que, como você, sempre estiveram ao nosso lado nos últimos anos.

Confira agora mesmo neste link!

Aguardo seu contato,

[seu nome] | [sua empresa]
[cargo]

4.  Mensagem com foco em customer success

Customer success, ou apenas sucesso do cliente, é uma tática de marketing em que a empresa faz de tudo para que seus clientes reconheçam de forma rápida todos os benefícios das suas soluções e vejam o sucesso que podem alcançar com eles.

Portanto, você não pretende vender outro produto ou serviço, mas quer ajudar o cliente a usar bem a solução que você já vendeu.

Assim:

Olá, [nome], vamos trocar uma ideia?

Notamos que a sua equipe aumentou muito o número de chamados em nosso help desk.

Por isso, se você quiser, podemos fazer uma chamada online entre o seu time e os nossos especialistas, para tirarmos qualquer dúvida!

Basta agendar o encontro em nosso site, de forma gratuita.

Atenciosamente,

[seu nome] | [sua empresa]
[cargo]

5.  Mensagem com foco em cross selling

Você também pode simplesmente mostrar que ao comprar determinados produtos adicionais aos que o cliente já compra, ele terá ainda mais benefícios. Essa técnica é chamada de cross selling.

Por exemplo:

Olá, [nome], temos boas notícias!

Seu estabelecimento já compra toda nossa linha de hortaliças frescas diretamente da horta orgânica, o que tem atraído cada vez mais clientes e até gerou matérias na imprensa sobre a qualidade de seus pratos, não é?

Isso é ótimo! E agora estamos oferecendo também cortes de carnes selecionadas com certificação orgânica.

Vamos agendar uma visita para que você possa conhecê-los e seu negócio ganhe ainda mais qualidade?

Um abraço e até breve,

[seu nome] | [sua empresa]
[cargo]

Com uma conversa amigável e os argumentos certos, personalizando o seu script, é possível fazer um pós-venda que atraia o cliente, que se sentirá bem com o seu contato, enxergará as vantagens e fará novas aquisições do seu produto ou serviço. Relacionamento é tudo!

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