Cobre seus clientes de forma automatizada

5 dicas de como ter um controle de pacote mensal eficiente

Um controle de mensalidades eficaz garante menor prejuízo e redução da inadimplência de clientes. Veja como realizá-lo de forma organizada.

Controle pacote mensal

Para realizar um controle financeiro mensal eficaz, é necessário fazer o uso de algumas ferramentas que auxiliam na organização. As formas de realizar esses tipos de controle estão cada vez mais modernas, simplificando o trabalho dos colaboradores da empresa.

Hoje, para estar atento às entradas e saídas da empresa, é indispensável possuir um sistema de controle de recebimentos de mensalidade capaz de gerar cobranças, enviar lembretes e criar métricas que mostram a evolução dos índices financeiros do seu negócio.

Com o objetivo de facilitar a cobrança recorrente, separamos algumas dicas que vão ajudá-lo na saúde financeira e, é claro, em um controle de pacotes mensais mais eficaz, reduzindo drasticamente as chances de erros.

Controle de recebimento de mensalidades: como fazer?

1.  Organize as formas de recebimentos

O primeiro passo para ter uma boa saúde financeira é saber como você recebe cada mensalidade. Transferência, boleto, crédito ou débito recorrente?

Esse detalhe é importante para que você saiba quanto terá em caixa disponível para pagar seus fornecedores, colaboradores e contas básicas da empresa como energia e internet.

Para isso, ao realizar a venda, lembre-se de anotar a forma de pagamento escolhida pelo cliente.

2.  Fique atento aos prazos de mensalidades

É claro que o seu cliente não vai pagar a dívida para sempre e, mesmo que seja um serviço recorrente, como uma assinatura, em algum momento ela poderá ser cancelada.

Por isso é necessário saber a validade dos contratos, o prazo do fim das mensalidades e também estar atento às assinaturas ativas e desativadas para não gastar mais do que terá em caixa.

E, para realizar esse controle, coloque em prática a dica número 3.

3.  Organize os recebimentos por datas

Ao registrar novas vendas, cadastre os recebimentos por datas, organizando o valor e a data de recebimento em uma pasta ou planilha.

Isso ajudará a ter melhor consciência do dinheiro que vai entrar, garantindo também maior controle de pagamentos mensal internos e uma melhor estabilidade financeira.

4.  Acompanhe os recebimentos

Estar atento aos recebimentos significa saber quem está lhe devendo, ou seja, ajuda a reduzir a inadimplência, sendo uma forma de mandar avisos de cobrança ou ainda renegociar a dívida com o cliente.

E-book conquistando a inadimplência zero

E-book enviado com sucesso!

Acesse seu e-mail para ler o e-book e fazer seus clientes pagarem em dia.

5.  Possua um sistema de cobranças

Sabe todos esses procedimentos citados acima? Com um sistema de cobranças você terá todos eles e muito mais, de forma tão acessível que tornará a tarefa muito mais simples e rápida de ser realizada.

Através de um programa, é possível:

  • enviar lembretes automáticos para mensalidades em aberto;
  • realizar o armazenamento de dados dos clientes;
  • verificar relatórios mensais de entradas e saídas; e
  • emitir os mais diversos tipos de cobranças, como boletos à vista, mensalidades e pagamentos recorrentes.

Além disso, é totalmente seguro, mantendo as informações dos clientes em um ambiente online facilitador que tornará as futuras transações muito mais rápidas, acessando tudo de qualquer lugar e em qualquer horário.

A importância do controle de mensalidade de serviços

Para manter um bom negócio, é preciso saber administrar as contas a receber, pois são elas que geram o capital que ajudará no ciclo da sua empresa, ou seja, o dinheiro recebido fornecerá e manterá a mão de obra e a matéria do seu produto de venda, além dos salários de todos o envolvidos nos processos.

Sabendo com quanto você poderá contar no mês, fica muito mais fácil honrar seus compromissos. Por isso também é importante perceber quais clientes normalmente atrasam para não depender desse valor analisando os relatórios de recebimentos da empresa.

Para que tudo ocorra bem com o seu negócio, é necessário eliminar as chances de erros, prejuízos, reduzir a inadimplência e receber o maior número possível de vendas em dia. Com um sistema de controle financeiro é possível ter tudo isso de forma automatizada e eficiente.

Deixe seu comentário