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5 principais funções de um departamento financeiro

O departamento financeiro possui diversas funções que variam conforme o porte da empresa. Conheça mais sobre esse setor, suas responsabilidades e principais estruturas.

Departamento financeiro

Responsável pelos recursos da empresa, este setor é essencial e controla diversas atividades como orçamentos, folhas de pagamento e fluxo de caixa que, juntos, trabalham para melhorar o lucro da empresa e a manter alinhada às regras fiscais.

Existem muitas formas de organizar um departamento financeiro, porém é possível encontrar um padrão que garanta qualidade e bom funcionamento. Da grande à pequena empresa, o financeiro e seus processos têm responsabilidades obrigatórias.

Este artigo traz tudo que você precisa saber para estruturar as atividades do departamento financeiro e realizar a melhor organização para a sua empresa, aquela que caiba no seu orçamento e seja conveniente ao porte da instituição.

O que é departamento financeiro

Este departamento é responsável pelos recursos da empresa, tendo como seu principal objetivo um bom desempenho financeiro, ou seja, realizando pagamentos, controlando os tributos e distribuindo investimentos aos setores da organização.

Isso faz com que o financeiro seja um elo entre várias áreas de uma mesma empresa, analisando o seu desenvolvimento de perto. É importante mencionar que, sem intermediadores, ela responde aos diretores de forma mais próxima e direta no intuito de não gerar desencontros de informações.

Normalmente, é dividido em três setores principais: controladoria, tesouraria e fiscalização. A primeira é responsável pelo planejamento, contabilidade, controle de orçamentos e custos da empresa, ou seja, administra os recursos.

A tesouraria administra as contas a pagar, contas a receber e fluxo de caixa e, por último, a fiscalização, responsável por enquadrar a empresa em uma legislação específica do seu empreendimento e também emitir cupons e notas fiscais.

Para empresas maiores, esse setor possui um diretor conhecido como CFO (Chief Financial Officer) que orienta as equipes em suas funções.

As 5 principais funções de um departamento financeiro

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1.  Contabilidade

A contabilidade é importante porque organiza, documenta e analisa o patrimônio da empresa, sejam estes os ativos, como imóveis, equipamentos, investimentos e capital em caixa, como os passivos, correspondentes ao que ela deve, seus pagamentos e financiamentos.

Isso ajuda a analisar melhor as alterações nos valores de capital, chegar ao lucro da empresa e também avaliar quanto a organização possui de credibilidade e valor dentro do mercado de negócios que se encaixa.

2.  Tesouraria

A tesouraria é responsável por fazer o fluxo de caixa, organizando as entradas e saídas, conferindo datas de vencimentos, garantindo o bom funcionamento constante de tudo que faz parte da empresa e evitando prejuízos.

3.  Gestão de tributos

Todas as empresas possuem milhares de responsabilidades tributárias e, quanto maior o porte, mais obrigações as cercam. A gestão de tributos serve para auxiliar no controle de tributos e impostos, encaixando a empresa no melhor regime e enquadramento tributário para a sua área e garantindo as quitações de forma adequada.

4.  Demonstrações financeiras

Essa função é responsável por gerar relatórios que mostram o desempenho da empresa durante um tempo que foi determinado para análise, cuidando da saúde financeira do negócio e também realizando comparações com os objetivos traçados e o que foi de fato realizado, fornecendo uma visão financeira clara do andamento da instituição.

5.  Planejamento orçamentário

O planejamento orçamentário empresarial, normalmente, não possui um responsável ou uma área totalmente dedicada a ela, porém, é uma função importante e necessária que, provavelmente, ficará a encargo de algum colaborador da empresa que tenha acesso às demonstrações financeiras e fluxo de caixa da organização.

A sua principal função é planejar um orçamento e criar estratégias para que os objetivos da empresa sejam alcançados dentro do que foi planejado como meta orçamentária, seja ela a curto, médio ou longo prazo.

Estrutura do departamento financeiro de uma empresa

O departamento financeiro varia de empresa para empresa, principalmente por conta do seu tamanho, que pode precisar de mais colaboradores ou simplesmente necessitar de uma contratação terceirizada para ser responsável pelo setor. Por isso, trouxemos as estruturas básicas conforme o porte empresarial.

Veja:

Grande porte

Empresas grandes precisam de um departamento financeiro com setores que correspondam às principais funções já vistas neste artigo: contabilidade, tesouraria, gestão de tributos, demonstração financeira e planejamento orçamentário.

Cada área deve possuir pelo menos um colaborador responsável e especializado que corresponda ao diretor financeiro que, por sua vez, corresponderá à diretoria da organização.

Médio porte

Empresas de médio porte podem possuir as mesmas funções que uma de grande porte, só que um quadro mais reduzido de setores que possam abordar mais de uma função. A contabilidade e a tesouraria podem desenvolver juntas todas as ações necessárias para manter a estrutura da gestão financeira da e instituição, basta dividir as obrigações entre os contratados.

Pequeno porte

Nas pequenas ou micro empresas é possível possuir somente um diretor financeiro responsável por administrar todas as funções do setor, algumas delas, inclusive, podem ser terceirizadas, já que somente uma pessoa pode não dar conta de todo o serviço e a terceirização sai mais em conta do que a criação de um setor mais detalhado. Aos poucos, conforme a empresa cresce, o departamento expande junto.

Lembre-se de sempre contratar profissionais confiáveis, honestos e competentes, que sejam capacitados para enfrentar e evitar falhas no financeiro da empresa. Para isso, esteja atento aos estudos e históricos dos candidatos no momento da entrevista.

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