Endomarketing: o que é, ações, ideias e estratégias

Você sabe dizer o que é o endomarketing e por que ele é tão importante para o sucesso de uma empresa? Descubra agora e aprenda também como diferenciá-lo da comunicação interna!

Endomarketing

O endomarketing (ou marketing interno) é um conjunto de ações pensadas para tornar cada vez melhor a imagem de uma empresa para seus funcionários.

Quando bem desenvolvidas, essas ações impactam no desempenho dos profissionais e em aspectos importantes da vida desses colaboradores, refletindo, inclusive, no cotidiano organizacional.

Para começar a investir nessa estratégia, gestores e líderes precisam primeiro compreender o que as ações significam de fato. A partir disso, é possível buscar por iniciativas e estratégias adequadas às necessidades da empresa, das equipes e de cada colaborador.

O que é endomarketing?

Também conhecido como marketing interno, o endomarketing faz parte das iniciativas de relações públicas de uma instituição.

Seu principal objetivo é melhorar a imagem transmitida pela empresa aos próprios colaboradores, pensando sempre em satisfazê-los e motivá-los para evitar pedidos de demissão, atrasos e faltas.

Dados de organizações dentro e fora do Brasil comprovam que boas ações desse tipo de marketing incorporadas ao plano de negócios contribuem com a redução de taxas de turnover e absenteísmo nas empresas.

5 razões para investir no endomarketing

Segundo estudos feitos pela Universidade da Califórnia em 2019, funcionários felizes são cerca de 30% mais produtivos do que outros, além de venderem quase 40% a mais e terem três vezes mais criatividade.

E não para por aí. Aqui estão as 5 principais razões para você investir no endomarketing:

  1. Aumenta a motivação e a produtividade dos colaboradores.
  2. Reduz a rotatividade na equipe.
  3. Maiores chances de contratar funcionários mais qualificados, além de proporcionar maiores níveis de compromisso e lealdade de quem já está na equipe.
  4. Melhora o clima organizacional.
  5. Traz uma sensação coletiva de bem-estar.

Quem executa ações de endomarketing?

Iniciativas voltadas ao marketing interno de uma empresa não são pensadas e executadas somente por uma pessoa. Para estarem de acordo com as necessidades e a cultura organizacional, precisam envolver CEOs, líderes e gestores, profissionais do RH e especialistas no assunto.

De forma geral, RH e especialistas pensam e sugerem ações que são analisadas e autorizadas pelos CEOs. Líderes e gestores também opinam, mas, acima de tudo, atuam como os responsáveis por colocar as iniciativas em prática, já que estão diretamente relacionados ao cotidiano dos colaboradores.

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Sugestões de ações de endomarketing

Aqueles tempos nos quais lembranças de aniversário e um “parabéns com bolinho” eram ações de endomarketing se foram.

Veja a seguir algumas possibilidades de iniciativas válidas para a atualidade. Use essas sugestões como incentivo para pensar nas suas próprias ações, mas também fique à vontade para criar e inovar. Afinal, você conhece seu time melhor do que ninguém!

Dicas de ações para o seu marketing interno:

  • Investir em treinamentos e desenvolvimento.
  • Liberar os colaboradores para tempo de capacitação - dentro e fora da empresa.
  • Organizar eventos corporativos a partir de feedbacks e da opinião dos funcionários.
  • Premiar e bonificar ou buscar outras alternativas para valorizar desempenho.
  • Desenvolver planos de carreira.
  • Patrocinar eventos e atividades especiais.
  • Incentivar cuidados com a saúde e fazer campanhas.
  • Criar espaços compartilhados para descanso e interação.
  • Abrir espaços para brainstorming.
  • Buscar melhorias contínuas nos processos de comunicação interna.

Trabalhar a comunicação interna é desenvolver e melhorar os comunicados internos e processos informativos dentro da organização; experimentar canais de comunicação internos e investir na formação de lideranças, enquanto o endomarketing representa algo mais amplo e inclui a comunicação interna. Portanto, não confunda!

Quer implementar o endomarketing na sua empresa?

Além de levar em consideração tudo o que foi colocado até aqui, organize um processo em etapas para conseguir implementar ações que deseja sem atrapalhar o trabalho cotidiano dos profissionais que compõem suas equipes.

Pense também em se envolver o máximo possível e lembre que você é um exemplo para o restante do time, principalmente se for um líder ou gestor.

Sugestão de passo a passo para implementar ou até mesmo aperfeiçoar o endomarketing na sua empresa:

  1. Coloque como ponto de partida a ideia de que o endomarketing é um trabalho interno, baseado na opinião dos colaboradores e pensado principalmente para melhorar a vida de cada um deles.
  2. Faça um levantamento de todas as necessidades e dificuldades dos funcionários. Distribua-as por nível de gravidade ou importância.
  3. Posicione o RH como um setor-chave no processo, alinhando expectativas de todas as partes envolvidas.
  4. Trace estratégias com base em tudo o que recolheu.
  5. Comece a implementar ações. Se possível, vá das ações coletivas para as individuais, assim, você mostra reconhecimento do esforço de todos e depois coloca em destaque aqueles que mais se dedicaram.
  6. Faça pesquisas de clima e satisfação. Altere o que for possível e necessário.

Fique de olho em tudo sempre!

Exemplos de empresas que aplicam o endomarketing

Precisa de inspiração? Pensando em você, listamos empresas de diversos países e iniciativas muito interessantes que, com certeza, serão inspiradoras. Confira!

Coca-cola

Há alguns anos, durante as Olimpíadas do Rio de Janeiro, a Coca-Cola conseguiu agradar a equipe de funcionários brasileiros de mais de 60 mil pessoas, todas de uma vez só!

Abriu um andar olímpico para reunir as equipes de um de seus prédios, criou um cenário exclusivo para cada pessoa tirar foto com a tocha olímpica e organizou uma série de conversas com atletas.

Netflix

Referência de comunicação interna, externa e de endomarketing, a Netflix tem todos os seus espaços ao redor do planeta com personalização especial e temática e faz isso pensando em inserir os colaboradores no seu “universo”.

Toyota

Se destaca por ser uma empresa aberta aos feedbacks e propostas de ações inovadoras. Quando um profissional passa a fazer parte do time da montadora, passa por meses de treinamento até estar alinhado aos valores da marca e a seu posicionamento.

Fiat

Ainda falando sobre estratégias de grandes marcas automobilísticas, você sabia que a Fiat dá aos colaboradores a chance de serem os primeiros a fazerem test drive em modelos que ainda não foram lançados no mercado?

Magazine Luiza

É uma organização que divulga suas ações com bastante frequência na web e redes sociais. Sabemos que o Magazine Luiza oferece programas participativos e muitos treinamentos aos colaboradores. Também é um exemplo de empresa que está sempre incentivando as equipes e recompensando os colaboradores.

We Do Logos

Uma plataforma de design que resolveu aliar marketing interno e transparência: duas palavras que têm tudo a ver! Eles permitem que os colaboradores acompanhem - através de uma plataforma de comunicação interna - todos os resultados de suas vendas em tempo real. Legal, né?

Agora, chegou a sua vez! Pense no endomarketing como parte do planejamento estratégico, tático e operacional dos seus negócios e mãos à obra!

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