Cobre seus clientes de forma automatizada

Ideias para fazer e-mail marketing diferente da concorrência

Explore um mundo de possibilidades com as melhores ideias de e-mail marketing reunidas neste artigo. Alavanque suas vendas e revolucione suas campanhas – ou vice-versa!

Mulher sentada em um sofa com um notebook em seu colo, um dos braços erguido com o indicador sobre sua bochecha. Ao fundo duas estantes com decorações variadas

Dominar a arte do e-mail marketing envolve mais do que simplesmente redigir mensagens persuasivas: para acertar, é necessário ter ideias inovadoras, mas, ao mesmo tempo, se atentar à segmentação, planejar conteúdos envolventes e ter como base a análise de métricas.

Entender a importância dessa estratégia de comunicação dentro do seu negócio é como fazer um amigo habilidoso em alavancar vendas e contar com uma ferramenta de baixo custo e altamente funcional na disputa pela atenção do consumidor.

A capacidade de uma mensagem de chegar até o seu cliente pode definir uma venda, e é aí que o e-mail marketing torna-se cada vez mais necessário, proporcionando uma conexão única com a audiência e ampliando as oportunidades de aumento das taxas de conversão, então, o que você está esperando para usá-lo da melhor forma?

Embarque, através deste artigo, em uma jornada de conhecimento e resultados surpreendentes!

O que é e-mail marketing?

E-mail marketing é uma estratégia de comunicação digital que utiliza o envio de mensagens por e-mail para conectar uma empresa com o seu público-alvo, promovendo produtos ou serviços e fortalecendo o relacionamento entre marca e consumidores.

Essa ferramenta vai muito além de mensagens enviadas em massa para a caixa de entrada de quem fez um cadastro no site: pensado como a base do marketing digital, o e-mail marketing envolve mensagens, design, segmentação e análise, criando interações que dão excelentes frutos, custando bem pouco.

Ele proporciona um diálogo constante e personalizado com quem tem interesse em determinada solução e vai desde newsletters – boletins informativos – até campanhas 100% persuasivas, cheias de gatilhos mentais e chamadas para ação.

Como fazer um e-mail marketing eficiente?

Criar um e-mail marketing eficiente demanda um design envolvente e uma mensagem persuasiva pelo menos. A combinação de criatividade, clareza e apelo emocional dão o tom para esse tipo de conteúdo engajar a atenção e a ação de quem o recebe.

Dito isso, não subestime o poder das estratégias personalizadas!

Adapte suas mensagens com base no perfil do seu público, analisando tendências de mercado, comportamentos, históricos de compras e aprimore a experiência dos clientes também através de textos e imagens.

Engaje-os enquanto você constrói autoridade – que é o que vai fazer com que sua marca seja lembrada como referência no segmento!

5 abordagens para aumentar vendas com e-mail marketing

Trace estratégias sólidas ao trabalhar com a ferramenta carinhosamente apelidada de “e-mail mkt”: personalize as mensagens conforme o perfil dos clientes, destaque benefícios e diferenciais dos seus produtos ou serviços e incentive a compra ou outras ações diretas, sem “enfiá-las goela abaixo” dos leitores.

1. Crie campanhas segmentadas, sempre

Seus envios precisam ser direcionados a grupos específicos de perfis de clientes. Esse ajuste aumenta a relevância das mensagens, atraindo mais atenção e gerando maiores taxas de conversão dentro de um mesmo grupo, e você vai ler mais sobre ele ainda no decorrer deste artigo.

2. Construa autoridade com e-mails marketing informativos

Fornecer conteúdo informativo nos e-mails vai ser essencial para sua marca construir autoridade e fortalecer o relacionamento com os clientes. Neles, inclua dicas de especialistas (com a ajuda do seu time!), insights do setor e atualizações relevantes.

Quer outros bons exemplos de conteúdos informativos? Guias práticos, resumos de eventos, infográficos, e-books e até vídeos tutoriais exclusivos entram na lista.

3. Engaje seu público com e-mails marketing criativos

Dá para alternar entre a informação e a criatividade ou usar as duas ao mesmo tempo.

A criatividade é uma ferramenta poderosa para engajar o público, então, desenvolva campanhas visualmente impactantes, use storytelling – aquelas historinhas envolventes que conectam emocionalmente a marca ao público – como base e experimente incluir elementos interativos, como emojis e gifs para cativar visualmente o leitor.

Em conteúdo criativos, você também consegue trazer brincadeiras com recompensas exclusivas, enquetes e pesquisas. E, se precisar, em vez de enviar um único e-mail, faça uma série deles. Só não exagere.

Vale para o B2C – business to consumer (do negócio diretamente para consumidor final, na tradução para o português) – e o B2B – business to business (sigla que representa os negócios que vendem para outros negócios) –, viu?

4. Planeje e-mails marketing específicos para empresas se sua marca atuar no B2B

Mesmo que a sua marca venda para outras empresas, você pode utilizar o e-mail marketing de forma eficaz ao enviar comunicações relevantes, como atualizações de produtos, novidades corporativas, dicas de gestão (a depender do alvo) e ofertas exclusivas.

Opte por newsletters mensais informativas, ideias de promoções sazonais e programas de fidelidade personalizados nesses casos.

5. Aposte no e-mail marketing voltado para e-commerce

Especificamente para o setor de e-commerce, a personalização vai ser ainda mais essencial, somada, claro, à exclusividade.

Envie recomendações de produtos com base no histórico de compras e e-mails de carrinho abandonado para que o cliente possa recuperar aquela compra esquecida que está acumulando poeira digital.

Você pode até fazer lançamentos exclusivos através das newsletters – só para quem as recebe! A mesma estratégia vale na hora de dar descontos.

Agora, absorva algumas orientações de como fazer uma boa campanha para ganhar, com um só clique, o coração do seu público.

E-book conquistando a inadimplência zero

E-book enviado com sucesso!

Acesse seu e-mail para ler o e-book e fazer seus clientes pagarem em dia.

Campanha de e-mail marketing: mais de 12 dicas para planejar as suas

Siga à risca as dicas abaixo e transforme o modo como você se conecta com seus clientes e impulsiona suas vendas!

  1. Estude e entenda seu público-alvo.
  2. Identifique o tom adequado para cada mensagem, adaptando-se às preferências e expectativas do seu público, mas sem deixar de lado a maneira de se comunicar da sua marca.
  3. Na hora da redação, foque em brevidade e clareza, despertando a curiosidade e destacando benefícios dos seus produtos ou serviços de forma direta.
  4. Para cada e-mail, defina CTAs – as Calls To Action ou chamadas para ação – irresistíveis e alinhadas aos objetivos da campanha, como botões de “Entre em contato”, “Garanta seu produto” ou “Quero meu desconto”, para atrair cliques dos leitores.
  5. Incite a ação desejada de forma clara e persuasiva, usando gatilhos mentais poderosos, e desperte o sentimento de urgência com frases como “oferta limitada” – ou insira uma contagem regressiva!
  6. Planeje o design do e-mail e invista em um layout envolvente e responsivo, proporcionando uma experiência visual agradável e compatível tanto para quem lê no PC quanto para quem estiver no celular.
  7. Faça uma segmentação da lista de destinatários – sua chave para campanhas personalizadas –, ou seja, divida sua audiência em segmentos específicos de acordo com o perfil, os interesses, a idade, o sexo etc.
  8. A partir da segmentação, envie mensagens direcionadas, aumentando a relevância, o impacto da sua marca e as chances de abertura da mensagem.
  9. Use emojis de forma estratégica, sabendo que alguns deles, quando aparecem nos títulos, geralmente junto com palavras como “promoção” ou “desconto”, por exemplo, podem ser considerados spam e acabarem descartados automaticamente.
  10. Sempre que couber, promova conteúdo interativo, integrando integre elementos como pesquisas ou botões de resposta, para envolvimento extra do seu público-alvo.
  11. Teste também diferentes dias e horários de envios, seguindo o fuso do país em que a maioria dos seus consumidores está e também os momentos em que eles preferem estar online ou checar suas caixas de entrada. Alguns especialistas recomendam os disparos logo no início da manhã, enquanto outros sugerem horários mais no final do dia, entre 20h e 0h.
  12. Analise os resultados dos seus disparos para fazer mudanças baseadas em fatos e peça feedbacks aos assinantes para aprimorar suas campanhas.

Dica bônus: teste diferentes linhas de assunto (títulos) nos e-mails para otimizar as taxas de abertura! Aos poucos, você vai descobrindo o que leva ou não aos cliques para leitura do conteúdo completo.

Como criar títulos chamativos para e-mail marketing?

Concentre-se em acionar gatilhos mentais e palavras-chave relevantes aos assuntos para atrair a atenção e estimular a curiosidade dos destinatários. Não ultrapasse os 60 caracteres e evite termos como “promoção”, “desconto” e similares.

Aqui vão alguns exemplos de títulos de e-mail marketing de vendas para clientes que impulsionam as taxas de abertura.

Exemplos de títulos de e-mail marketing com palavras-chave e gatilhos mentais
Título Palavras-chave Gatilho mental
Exclusivo para você! Algo imperdível lhe aguarda! Exclusivo / Imperdível Escassez e benefício imediato
Segredo revelado: transforme sua rotina com estes produtos Relevado / Transforme Curiosidade e promessa de transformação
Flash Sale – só hoje! Corra e garanta brindes Flash Sale / Brindes Urgência e vantagem temporária
Seleção personalizada para você! Não tem como não amar! Personalizada Conexão emocional, benefício pessoal e relevância
Novidades e tendências que ninguém sabe ainda Ninguém / Ainda Curiosidade e sensação de exclusividade
Novidades e surpresas em primeira mão para você! Primeira mão Exclusividade e antecipação
Você tem só 24 horas para economizar Só / Economizar Urgência e vantagem temporária
Desvende o mistério por trás da sua próxima compra Mistério Sensação de descoberta e curiosidade
Esta é a sua única chance de fechar o ano com chave de ouro Chance Oportunidade, escassez e apelo emocional
 

Ficar para trás da concorrência é terrível! Palavra-chave: terrível. Gatilho mental: medo. Então, continue explorando mais estratégias e dicas no blog da Cobre Fácil e não deixe de melhorar a gestão de cobranças do seu negócio. Até a próxima!

Deixe seu comentário