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15 ideias de como fazer promoção para atrair clientes

Vá além do desconto básico e explore estas 15 ideias criativas de promoção para atrair clientes e fortalecer sua marca, transformando-a em um case de sucesso!

Cliente loira contente e sorridente, segurando bolsas de compras, com aquisições feitas em loja com ideias de promoção inovadoras

Precisa de novas ideias de promoção para atrair clientes por aí? Que tal apostar em benefícios exclusivos para novos cadastros, em planos de fidelidade que só a sua marca tem e talvez até oferecer frete grátis para todo mundo durante um período ou em compras acima de determinado valor?

Em cenários de negócios altamente competitivos, conquistar a atenção do público é essencial para impulsionar o crescimento e garantir o sucesso contínuo e as promoções desempenham um papel vital no processo, funcionando como “imãs” capazes de atrair olhares e interesses.

Descubra a dinâmica dos principais tipos de promoções, saiba preparar uma das boas do começo ao fim, descole dicas para frases cativantes e, claro, fique à vontade para usar os 15 exemplos deste artigo no seu negócio!

Principais tipos de promoções para atrair clientes

Os três principais tipos de promoções a considerar na hora de planejar sua estratégia de marketing englobam atração de novos clientes, recompensa para a fidelidade dos atuais e fortalecimento da marca no mercado.

Cada tipo desempenha papéis distintos, e a escolha certa depende dos objetivos específicos que precisam ser alcançados. Antes de passar às ideias de promoção, você precisa compreender os três principais formatos e como eles podem ajudar seu empreendimento. Segue o fio!

Promoções com a finalidade de atrair novos clientes

As promoções voltadas para atrair novos clientes incluem ofertas especiais, descontos de primeira compra ou brindes exclusivos para incentivar a primeira interação com a marca.

Essas estratégias são projetadas para chamar a atenção de clientes em potencial que talvez ainda não tenham se relacionado com os produtos ou serviços que você oferece. Não à toa, elas oferecem um convite tentador para o público dar o primeiro passo e experimentá-los.

Ao mesmo tempo que arrasam em atrair a atenção, essas táticas ajudam a criar uma primeira impressão positiva, estabelecendo uma base sólida para a construção de relacionamentos comerciais.

Promoções para fidelizar público

Os programas de fidelidade, por exemplo, oferecem descontos exclusivos ou brindes – mas diferentes daqueles fornecidos aos clientes que estão chegando agora – e trazem uma sensação especial de pertencimento à comunidade da sua marca, formada por quem já comprou alguma vez, incentivando a repetição de compras.

Promoções que ajudam a impulsionar a marca

Além de atrair e manter clientes, algumas promoções têm o poder de elevar a visibilidade e a reputação da sua marca. Elas não apenas aumentam o interesse dos clientes, como também solidificam a posição da empresa no mercado.

Essas ofertas têm o poder de impulsionar sua marca porque, muitas vezes, envolvem ações de marketing criativas, como eventos patrocinados, campanhas sociais ou parcerias estratégicas com negócios complementares.

Como bônus, mais visibilidade também atrai novos consumidores – e, aliás, já que o objetivo aqui é esse, chegou a hora de saber mais sobre o tema, você não acha?

Como fazer promoções para atrair clientes em 5 passos simples

Se você quer saber como criar promoções criativas e atrair clientes de forma eficaz, é crucial começar conhecendo bem seu público-alvo. Em seguida, pense numa oferta tentadora, algo que ninguém possa resistir, e não esqueça de usar o poder das redes sociais e da web para divulgá-la.

Quer visualizar isso num passo a passo fácil de lembrar e seguir? Confere aí!

  1. Defina seu público-alvo: compreender quem são seus clientes ideais permite que você adapte suas promoções às necessidades e desejos específicos desse grupo.

  2. Escolha o tipo de promoção: com base nos tipos mencionados, selecione o que melhor se adequa aos seus objetivos. Analise se você está buscando atrair novos clientes, reter os existentes ou aumentar a visibilidade da marca, afinal, sua estratégia deve estar alinhada a esses propósitos.

  3. Crie ofertas irresistíveis: a chave para atrair clientes está em oferecer algo genuinamente valioso. Descontos significativos, brindes atraentes ou pacotes especiais são exemplos de ofertas que captam a atenção.

  4. Divulgue as novidades nas redes sociais e em outros meios: utilize as redes sociais e o digital para divulgar suas promoções, alcance um público mais amplo e conecte-se com clientes em potencial abordando-os nos meios em que eles passam a maior parte do tempo. Também não precisa deixar o marketing offline para trás, viu?

  5. Mensure resultados e ajuste o que for necessário: acompanhe o desempenho de suas promoções. Analise dados reais, usando ferramentas como pesquisas de satisfação e métricas das suas campanhas online para ajustar suas estratégias. Isso garante que você esteja sempre otimizando suas táticas para obter os melhores resultados.

E, se você é do tipo que aprende melhor na prática, com a mão na massa tem uma seleção de ótimas ideias para rodar na sua empresa logo na sequência. Não esqueça de realizar os ajustes naquelas que escolher para elas fazerem sentido para seu perfil de público e negócio!

15 ideias de promoções para chamar clientes

Aprofunde seu repertório com 15 ideias criativas de promoções que têm um enorme potencial para atrair clientes e dar aquele impulso que seu empreendimento precisa.

1.  Descontos irresistíveis

Quando se trata de atrair a atenção dos clientes, não há nada mais eficaz do que oferecer descontos significativos. Imagine proporcionar ofertas tão atrativas que os consumidores não possam resistir!

Essa estratégia atrai potenciais clientes muito rapidamente, estimulando as compras por impulso, especialmente se você incentiva a aproveitar as promoções enquanto durarem os estoques, apelando para um gatilho muito poderoso: o senso de urgência.

2.  Programas de fidelidade

Os programas de fidelidade são essenciais para construir relacionamentos sólidos com os clientes. Quem não gosta de se sentir especial e bem quisto, né? A boa notícia é que a sua marca pode fazer com que as pessoas se sintam assim!

Através de recompensas, descontos e brindes oferecidos depois de 10 compras, por exemplo, você estimula o público a preferir sempre comprar no seu negócio para ter acesso a benefícios exclusivos.

Em tempo: esses programas também podem ser o elemento que está faltando, a vantagem competitiva, um fator importantíssimo que vai fazer um novo cliente decidir pelo seu produto ou serviço e não pelo da concorrência!

3.  Sorteios e concursos

Quer criar um clima de empolgação em torno do seu negócio? Os sorteios e concursos fazem exatamente isso! Eles envolvem o público, incentivam a participação ativa e geram um ruído muito positivo em torno do seu empreendimento.

Tanto competições e sorteios offline quanto online são ideias campeãs em atrair novos olhares para o que você oferece, pois as pessoas adoram a emoção de ter a chance de ganhar algo numa disputa amigável.

4.  Descontão no segundo produto

Esta promoção clássica continua sendo uma das favoritas da galera. Além de atrair novos clientes, ela aumenta o valor agregado dos produtos, incentivando compras adicionais.

Descontos entre 40 e 60% do preço costumam funcionar muito bem sem pesar no caixa quando calculados e definidos com bastante atenção.

Pense como consumidor: você ficaria animado(a) sabendo que pode adquirir dois produtos com um mega desconto?

5.  Frete grátis

Oferecer frete grátis é um grande incentivo para compras, especialmente em lojas online, já que elimina uma das barreiras mais comuns para o fechamento do negócio: o preço da entrega.

A ideia de não pagar pelo envio é muito atrativa e costuma ser o fator decisivo para que os clientes escolham sua empresa e finalizem a compra, despontando, inclusive, como uma ótima estratégia para superar concorrência quando o nicho conta com diversas marcas com produtos de preços similares.

6.  Pacotes promocionais

Que tal oferecer pacotes que incluem vários produtos ou serviços por um preço reduzido? Assim, o cliente fica imediatamente tentado a aproveitar a oferta e comprar mais do que inicialmente planejava.

O legal é que essa tática não apenas atrai, mas também incentiva gastos maiores, escalando as oportunidades de vendas e aumentando o ticket médio, resultando em um impacto direto e muito positivo no seu faturamento. Pode apostar!

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7.  Descontos para novos cadastros

Imagine como pode ser tentador para alguém que está conhecendo sua marca pela primeira vez receber um super desconto de boas-vindas? Esse presentinho pode ser o empurrão necessário para fechar a primeira compra e, provavelmente, fazer com que os recém-chegados se tornem clientes fiéis.

8.  Programas de indicação

Os programas de indicação são mais uma estratégia poderosa, dessa vez para aproveitar o poder do boca a boca, e chamar público novo enquanto também fortalece a confiança de quem já é fiel.

Como funciona? Incentive seus fregueses a indicar amigos, familiares ou colegas para seu negócio, oferecendo recompensas ou descontos especiais quando essas indicações resultarem em novas compras – e, voltando às possibilidades de ofertas para novos consumidores, beneficiando os recém-chegados também.

9.  Vendas exclusivas em eventos temporários

Organizar eventos temporários ou “pop-ups” pode servir também como ideia de promoção!

Afinal, a estratégia cria um senso de urgência e exclusividade em torno dos produtos ou serviços comercializados, com ofertas válidas só em um curto período e para compras em locais específicos, seja numa tenda montada em um evento, na loja principal da marca ou até em uma feirinha do bairro.

Ah, e dá para vender produtos ou serviços exclusivos só nestes momentos, hein?

10.  Ofertas criadas a partir de parcerias estratégicas

Colaborar com outras empresas complementares às suas e, juntando produtos ou serviços dos dois lados, fazer promoções que beneficiem ambos os públicos!

Por exemplo, um restaurante de massas pode se associar a um serviço de entrega de vinhos para oferecer descontos em combinações de refeições e bebidas enviadas por delivery.

11.  Promoção de aniversário da empresa

Comemorar o aniversário da sua empresa é outra maneira cativante de envolver os clientes. Durante a semana ou o mês de aniversário, ofereça descontos especiais, brindes ou promoções exclusivas – ou tudo isso junto.

Invista em um ambiente festivo para gerar um fluxo maior de pessoas no local, e sabe as lembrancinhas das festas infantis? Reproduza-as em formato comercial se quiser mostrar gratidão aos frequentadores-compradores pela sua lealdade.

12.  Desconto no aniversário do cliente

O aniversário do cliente é igualmente digno de celebração! Promova descontos e ofertas para demonstrar apreço pelo relacionamento contínuo de vocês e criar uma conexão emocional.

Personalize sua abordagem e a própria promoção com base na data de aniversário de cada cliente, assim, você cria uma experiência exclusiva. Só não esqueça de comunicar de forma clara as condições da oferta, como o valor do desconto, os produtos ou serviços disponíveis e o período de resgate.

13.  Promoções de temporada

Aproveitar datas especiais, como feriados, estações do ano ou eventos sazonais, dá a chance de criar promoções temáticas que atraem até quem você menos esperava!

Uma loja de roupas pode oferecer descontos num mega saldão de primavera antes da chegada da estação ou uma papelaria pode fazer aquela super promoção de volta às aulas até fevereiro de um novo ano no máximo.

14.  Promoções de retenção

Estas são exclusivas para aqueles fregueses que estão cogitando trocar você pela concorrência. Detenha-os! Ou melhor, retenha-os, mostrando que você valoriza o relacionamento deles.

Identifique pessoas que têm a sua empresa na corda bamba e jogue a isca da promoção de retenção para que elas sejam fisgadas e fiquem por perto mais ou pouco.

Atenção àquela história do seu Custo de Aquisição de Clientes (CAC) e de que investir na retenção sai mais barato que conquistar público novo. Ela é um fato.

15.  Descontos por compartilhamentos ou publicações nas redes sociais

Incentive os clientes a compartilharem suas compras em um story do Instagram, por exemplo, marcando o @ do perfil da sua loja e, em troca, ofereça um brinde exclusivo ou um desconto na próxima compra.

De quebra, eles praticamente se sentem obrigados a voltar!

Outras ideias dentro do mesmo escopo: peça para marcarem um(a) amigo(a) em uma publicação oficial e, então, dê o brinde ou crie um sorteio.

Só não subestime a importância de uma frase impactante para chamar a atenção do público, especialmente no universo digital.

Frases de promoção para atrair clientes ainda hoje

Com a comunicação instantânea da era digital e com oportunidades que estão sempre a um clique de distância, as frases abaixo e outras usadas em um anúncio de promoção se tornam faróis para os clientes em busca de ofertas especiais.

Elas não são apenas palavras: são convites para ação, chamadas para uma experiência única!

  • “Para que comprar na volta se você pode garantir agora?”
  • “Oferta imperdível: a hora é agora!”
  • “Por tempo limitado: sua oportunidade de ouro!”
  • “Últimas unidades: garanta já!”
  • “Garanta o seu desconto exclusivo somente hoje!”
  • “Fulano(a), temos um presente para você!”
  • “Não deixe para amanhã o [produto/serviço] que vocë pode comprar hoje! Está esgotando!”
  • “Oportunidade única: aproveite agora!”
  • “Aproveite o desconto: seu momento chegou!”
  • “Corra, promoção limitada: não fique de fora!”

Não esqueça de ajustar cada frase para o produto ou serviço que sua marca oferece e, depois, divulgue-as!

5 ideias de post de promoção para atrair clientes

O poder das mídias vai além da conectividade: elas moldam decisões de compra através de algoritmos que personalizam anúncios de acordo com o perfil do usuário e dão autenticidade à experiência do cliente.

A seguir, você descobre cinco ideias de postagens criativas e envolventes que vão destacar suas promoções e criar uma conexão satisfatória com seu público, aproveitando o incrível potencial – majoritariamente gratuito! – das redes sociais.

1.  Destaque do dia

Mantenha seus clientes conectados com a emoção do “Destaque do Dia”, apresentando, diariamente, um produto ou serviço com um desconto super especial ou mesmo sem desconto, mas cheio de benefícios e diferenciais.

Esse tipo de chamada incentiva as pessoas a visitar regularmente sua página, gerando visualizações e aquele engajamento precioso que fortalece a imagem da sua marca nas redes.

2.  Enquete interativa

Torne toda promoção envolvente com uma enquete interativa! Crie uma pesquisa rápida nos seus perfis que inclua opções de produtos ou serviços que podem vir a ser colocados em promoção e convide seus seguidores a votar em seus favoritos.

O que está em jogo não é apenas o engajamento e alcance do perfil: com o recurso, você consegue entender as preferências dos clientes, obtendo informações importantes para planejar futuras ofertas.

3.  Cases de sucesso

Aproveite o espaço das redes sociais para contar histórias reais de clientes satisfeitos que se beneficiaram de suas promoções e experimentaram uma transformação positiva em suas vidas através dos produtos ou serviços da sua marca.

Nada melhor do que um case de sucesso para criar uma conexão emocional com seu público! Narrativas humanas, repletas de detalhes e resultados tangíveis, ajudam a construir confiança e autenticidade, destacando o valor genuíno do que você vende.

4.  Contagem regressiva

A estratégia da contagem regressiva é uma tática infalível para criar um senso de urgência palpável entre seus clientes. Quando você mostra o tempo que resta para o término de uma promoção, está acendendo o pavio da ação imediata.

A ideia por trás disso é que, ao verem os ponteiros girando, as pessoas se sintam compelidas a tomar decisões rápidas para não perder uma oportunidade única.

É nesse momento que mensagens cativantes entram em ação, como “Corra, o tempo está acabando!”, para aumentar a adrenalina, fazendo com que os fregueses ajam sem hesitação para aproveitar as vantagens da promoção antes que seja tarde demais.

Essa combinação “tempo limitado + mensagem persuasiva” é muito poderosa para impulsionar as conversões e a participação em suas promoções. Acredite!

5.  Parceria com influenciadores

Além de tudo o que já foi sugerido, uma ideia para encerrar este artigo e que pode ser a cereja do seu bolo é colaborar com influenciadores relevantes em seu nicho, sempre pensando que eles têm uma plateia pronta para ouvi-los com extrema atenção.

Só tenha cuidado e pesquise bastante antes de escolher. Certifique-se de que o/a influenciador(a) seja uma pessoa alinhada aos valores de sua marca e uma referência positiva para o seu público-alvo.

Enfim, promoções bem planejadas têm o potencial de revigorar seu negócio e construir relações muito duradouras com seu público. E pode ter certeza: aquisição, satisfação e retenção de clientes nunca foram tão fáceis de garantir como quando você usar as dicas que acabou de ler por aqui!

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