Cobre seus clientes de forma automatizada

Como integrar um gateway de pagamento e qual a melhor opção?

Neste artigo, você descobre o que é e como funciona a estratégia de integrar um gateway de pagamento a um e-commerce ou a uma loja online, além de conhecer os benefícios da API. Leia mais.

Uma mulher alegre sentada em uma cadeira segurando o celular dentro de um escritório com uma parede de azul

Para integrar um gateway de pagamento na sua empresa, basta encontrar a solução que melhor se adeque às necessidades do negócio, adotar uma plataforma de e-commerce que permita a integração e dar preferência a uma solução que também permita fazer a gestão financeira por completo.

Para empreendedores que não têm experiência com tecnologia da informação (TI) ou que ainda sentem qualquer tipo de insegurança sobre realizarem o processo por conta própria, a dica é contar com a equipe de suporte da própria marca desenvolvedora do gateway durante todo o processo de integração.

Caso prefira, vale também contratar um profissional da própria área de TI para ajudar – mesmo que o serviço prestado seja no formato de consultoria e pago por hora ou diária, por exemplo.

Veio até este artigo porque precisa de um empurrãozinho? Então, nada mais importante do que acompanhar a leitura até o final antes de qualquer coisa!

O que é um gateway de pagamento?

Um gateway de pagamento é uma tecnologia que facilita o processo e a gestão de cobrança das vendas feitas através de e-commerces ou lojas online, bem como o recebimento dos valores de tudo o que é comercializado. Através dele, acontece todo o vínculo entre as lojas/marcas, os clientes, os bancos e as operadoras de cartões.

Quem implementa um gateway de pagamento integrado às vendas online consegue, ao mesmo tempo: capturar todos os dados necessários dos consumidores e de pagamentos diários, semanais, mensais e anuais, vender e receber com mais flexibilidade e gerir melhor todo o fluxo de caixa, automatizando as operações financeiras.

Você vai conhecer outros benefícios​​ um pouco mais adiante.

Como funciona o gateway de pagamento?

Primeiro, você implementa a tecnologia junto ao seu e-commerce ou loja virtual. Depois, cada cliente que for finalizar uma compra, ao ser direcionado para a página de checkout – de conclusão da compra –, paga o valor devido sem precisar acessar nenhuma outra aba da internet ou outro aplicativo. Assim, simples!

O processo também é conhecido como “integração de pagamento”.

O que é integração de pagamento?

Se você compreender como funciona o gateway de pagamento, vai perceber que a integração, que passa a existir a partir da implementação dessa tecnologia, nada mais é do que a união de todas as etapas de cobrança online em um só lugar.

Ela acontece exatamente com você vê a seguir!

  • Uma vez na página de checkout com integração ao gateway de pagamento, o cliente vai precisar escolher como quer pagar o que comprou (no cartão, Pix, boleto, link etc.).
  • O próximo passo será definir o número de vezes em que quer dividir o pagamento e se será permitido parcelar.
  • Por último, basta informar os dados necessários.

A comunicação entre quem vende, a operadora do pagamento (chamada de “adquirente”; aquela que seria equiparada à operadora da maquininha de cartão), as bandeiras de cada cartão e as instituições bancárias acontece de forma automatizada.

Os dados são verificados e, caso esteja tudo certo, a transação é concluída e confirmada.

Acontece também uma verificação de fraude e, finalmente, quando não há sinais de problemas, o consumidor recebe a mensagem de aprovação da compra. Em questão de segundos!

6 benefícios de integrar sistema com plataforma de pagamento

Quem opta pela integração entre sistema de vendas online e boas plataformas de controle financeiro sai ganhando porque se destaca da concorrência em termos de agilidade, qualidade no atendimento, flexibilidade e um checkout transparente, por exemplo.

  1. Dá para oferecer muito mais opções de formas de pagamento
  2. As cobranças em cartão de crédito têm menos chances de falha, o que impacta em menores desistências na página de checkout
  3. Fica muito mais fácil (e muito menor!) o controle das taxas que você paga para cada operadora de cartão em cada transação
  4. A gestão de pagamentos por recorrência melhora e a fidelização de consumidores aumenta
  5. Como consequência do tópico anterior, caem os índices de inadimplência
  6. A segurança de dados e financeira fica garantida tanto para o consumidor quanto para os empreendedores

Sem contar que um bom gateway permite uma “retentativa” de pagamento nos casos em que a primeira tentativa dá errado sem que o consumidor precise preencher todos os dados novamente.

Além de tudo, ele oferece aos empreendedores a possibilidade de dispararem um link da página de checkout por SMS ou e-mail para clientes que abandonaram a conclusão da compra!

Vale destacar que usar um gateway de pagamento é diferente e melhor do que contar com intermediadores de pagamento, dentre outros motivos, porque esse segundo tipo de recurso não permite 100% do acerto de contas por parte do freguês numa mesma página.

E-book conquistando a inadimplência zero

E-book enviado com sucesso!

Acesse seu e-mail para ler o e-book e fazer seus clientes pagarem em dia.

Como implementar um gateway de pagamento?

A implementação de um gateway de pagamento ou API de pagamento começa na escolha da solução mais adequada às necessidades dos negócios e à plataforma de vendas online que é utilizada pela empresa.

E, como será necessário hospedar o recurso no mesmo servidor do site ou e-commerce, cabe aos empreendedores também verificar disponibilidade de espaço de armazenamento e de largura de banda nesse servidor antes de dar sequência ao processo.

Para tudo acontecer com mais facilidade, recomenda-se contar com o auxílio de um profissional de TI, mas alguns gateways, como o da empresa de cobrança Cobre Fácil, podem ser aplicados somente com a ajuda do suporte fornecido pela desenvolvedora, capaz de transmitir orientações precisas do início ao fim da implementação.

Como implementar um gateway de pagamento da Cobre Fácil?

Para implementar especificamente a solução da Cobre Fácil em sua empresa, basta você fazer uma “solicitação de integração” junto à desenvolvedora, informar seu nome completo, seu ramo de atividade, como os pagamentos serão recebidos e se a integração será com sistema próprio, e-commerce ou sistema de terceiro.

Marque na solicitação se você já tem cadastro ou não, digite o volume de transações por mês, e-mail e telefone para contato e, por fim, é só​, aguardar a ligação de um especialista.

A solução de pagamento da Cobre Fácil tem integração muito simples com qualquer outra aplicação, certificada, estável e segura, pensada para que os dados de empresas e clientes transitem sem riscos entre os sistemas.

Dentro dela, também dá para construir um fluxo de mudança de status de pagamento e programar o recebimento de notificações sempre que esse fluxo for alterado.

Aproveite o controle total sobre cobranças emitidas e recebidas, uma gestão de pagamentos recorrentes adequada e precisa e uma organização muito mais clara de todos os dados importantes para novas tomadas de decisão.

Então, caso você ainda esteja se perguntando qualquer coisa relacionada à “melhor API de pagamento” ou algo do tipo…

Qual é o melhor gateway de pagamento?

Anote! Existem, pelo menos, cinco ou seis excelentes tecnologias similares utilizadas atualmente no Brasil, mas o destaque, dessa vez, fica para o gateway de pagamento (API) da Cobre Fácil: uma solução que agrada tanto clientes quanto empreendedores e desenvolvedores.

Tem um e-commerce ou uma loja online e precisa começar a cortar custos para colocar mais dinheiro no bolso? É desenvolvedor(a) e sempre quis uma solução que, além de todos os outros benefícios, também permitisse a criação da sua própria interface de usuário?

Você finalmente encontrou!

Faça o teste.

Deixe seu comentário