Receba pagamentos via boleto, cartão de crédito ou PIX

5 dicas práticas para escolher uma solução de pagamento

Escolher a solução de pagamento pode ser algo simples, quando você sabe o que procurar em uma plataforma ou sistema de cobrança. Confira!

Solução de pagamento

Uma solução de pagamento deve oferecer o maior número de funções operacionais, como relatórios, emissão de boletos, carnês, mensalidades, tudo em uma única plataforma.

Com todas as informações centradas em um único sistema, será possível a otimização do seu trabalho - que pode torna-se mais produtivo - sem a necessidade de ficar repassando dados de um lado para o outro.

É possível ressaltar, também, que o fluxo de caixa terá um aumento relevante, pois a facilidade para finalização da compra será maior.

A solução de pagamento online, por exemplo, tem ganhado cada vez mais espaço já que, hoje em dia, é difícil pensar em outra possibilidade que não essa, como controles manuais.

Por isso, falaremos exclusivamente das opções online e dos aspectos que você precisa encontrar nelas para selecionar a melhor solução de cobrança para você.

5 dicas práticas para escolher uma solução de pagamento para sua empresa

1.  Segurança

A segurança dos seus dados e transações é um dos itens mais importantes, o qual deve ser avaliado com muito critério.

Quando você utiliza uma solução de pagamento, é necessário efetuar o cadastro dos seus clientes e da sua empresa também, para que os serviços como emissão de boleto bancário, por exemplo, possa ser efetuado.

Além disso, procure por sistemas que salvem todas as informações de maneira online, ou seja, na nuvem, para que não haja problemas com perda de dados.

Desta forma, mesmo que haja problemas com o computador ou dispositivo eletrônico, seus dados estarão salvos.

2.  Manuseio simples

Por mais completo e eficiente que seja, nenhum sistema funcionará sozinho: é preciso que uma pessoa, você ou um colaborador, fique encarregado de manusear a plataforma.

E, para isso, é importante que o software escolhido seja simples, prático e assertivo, caso contrário, ao invés de facilitar a vida do gestor, o sistema pode complicar ainda mais.

A plataforma financeira deve ser intuitiva, com poucos comandos e com opções claras, para que o gestor consiga otimizar seu tempo de serviço e aumentar sua produtividade.

3.  Diversas opções

O fato aqui é simples: a solução de pagamentos selecionada por você deve oferecer o maior número de possibilidades possíveis, para que nenhum cliente deixe de levar o produto ou adquirir o seu serviço.

Ao escolher uma ferramenta que permita você oferecer opções diversificadas, consequentemente haverá aumento do seu faturamento.

Uma plataforma completa deve disponibilizar outras opções além do cartão de crédito, como:

4.  Integração com outros sistemas

Se você já utiliza algum outro software de vendas, o ideal é fazer a integração entre ele com o software para controle financeiro.

Se esse é o seu caso, ao procurar por uma solução de recebimento, opte por programas que trabalham com API de integração de pagamento.

Utilizando softwares com integração, a vida financeira da sua empresa fica mais organizada.

5.  Análise de custo-benefício

Quando estiver avaliando os valores dos sistemas, leve em consideração o serviço e a quantidade de benefícios que oferecem.

Escolha uma plataforma completa, que auxiliará o controle financeiro da sua empresa. Os melhores produtos do mercado cobram por boleto emitido apenas após o cliente efetuar o pagamento devido, além de não cobrar por atualizações e segunda-via.

Emitir relatórios para gestão financeira também é importante, por isso a dica é: analise o valor e o que está incluído na prestação desse serviço online antes de fechar o negócio.

Como usar uma solução de pagamento?

A Cobre Fácil, por exemplo, trabalha com emissão de boletos bancários, mensalidades, cartão de crédito/débito, entre outras opções de recebimento, mas, além disso, oferece auxílio na cobrança, enviando um lembrete automático ao cliente inadimplente.

Aliás, a plataforma emite relatórios completos, o que facilita a organização financeira e o controle de valores a receber.

Para começar agora mesmo a usar, basta acessar o nosso site e realizar o seu cadastro. Dentro de alguns instantes você já estará habilitado para utilizar o mais completo gerenciador de cobranças.

Deixe seu comentário