Qual a melhor forma de cobrança e pagamentos recorrentes?

Entenda quais são as formas de pagamentos recorrentes e cobranças disponíveis no mercado e como eles podem auxiliar a vida financeira da sua empresa.

Pagamentos recorrente e cobrança

Provavelmente você tem bastante experiência com pagamentos recorrentes. Já parou para pensar que coisas tão comuns no nosso dia a dia, como cursos onlines e mensalidades de academia, são cobradas na modalidade de cobranças recorrentes?

Podemos acrescentar ao exemplo, as mensalidades escolares ou até mesmo serviços de streaming, como Spotify e Netflix.

Ou seja, cobrança recorrente é todo pagamento com tempo pré-determinado, estipulado entre a empresa e o cliente, seja este pagamento efetuado mensalmente, a cada trimestre, semestre ou anualmente.

Caso você esteja considerando oferecer este método de cobrança na sua empresa, para os seus clientes, é bom já começar essa leitura sabendo que os benefícios são muitos, dentre os quais a fidelização do cliente é um dos mais importantes, pela facilidade proporcionada.

Além disto, quando você adere a uma plataforma de pagamento recorrente, as taxas de inadimplência do seu negócio diminuem, pois as cobranças serão feitas de maneira automática, de acordo com a preferência do cliente, que pode escolher o tipo de pagamento que melhor lhe agrada.

Como fazer pagamento recorrente?

Diversificar as opções de cobrança na sua empresa pode abrir portas no mundo dos negócios, afinal todo cliente gosta de ter liberdade para escolher a forma como vai pagar pelo serviço que adquiriu, certo?

Sendo assim, ao oferecer métodos de cobrança recorrente, você deixará seu cliente mais confortável na hora da compra e aumentará as chances de que ele volte a consumir o seu produto ou serviço.

Vale dizer que existem duas formas mais conhecidas para oferecer essa modalidade, como veremos abaixo.

Cartão de Crédito

O cartão de crédito é um meio de pagamento recorrente que garante segurança tanto para a empresa quanto para o consumidor.

Para a empresa, não há necessidade de lembrar o cliente, a cada data de vencimento, para quitar a sua dívida/parcela, além de que ela receberá o valor pago exatamente nos dias estipulados com a operadora do cartão.

Para o cliente, é possível parcelar e organizar muito melhor os pagamentos, uma vez que tudo fica detalhado na sua fatura.

Boleto Bancário

O boleto bancário é um dos métodos mais utilizados quando o assunto é pagamento, sejam os recorrentes ou os à vista.

A opção de comprar e pagar através de boleto continua sendo a preferida dos clientes e também dos comerciantes, pois contempla aquelas pessoas que não estão adaptadas ao uso do cartão de crédito e que, muitas vezes, nem mesmo possuem conta bancária.

Os empreendedores também gostam muito desse método porque as taxas de emissão de boleto são muito baixas.

Vale ressaltar que mesmo que seja chamado de boleto bancário, existe outra forma de emiti-los, sem ser através dos bancos convencionais. Eles podem ser emitidos, também, a partir das plataformas online de emissão de boletos.

Carnês de pagamentos

Esta opção é a mais indicada quando o cliente precisa parcelar, sem precisar utilizar o cartão de crédito.

Com o carnê de pagamento, que é tipo o boleto, é possível parcelar a compra para o seu cliente, estipulando a data de vencimento e o valor de acordo com a preferência individual dele, e ele recebe todos os documentos de uma única vez, reduzindo as taxas de inadimplência, uma vez que o cliente escolhe a melhor data de vencimento para efetuar o pagamento do carnê.

É importante optar por uma plataforma que garanta a emissão dos carnês de maneira eficiente e sem burocracias, simplificando o dia a dia da sua empresa.

Mensalidades e assinaturas

As mensalidades e assinaturas são muito utilizadas por serviços como o de revistas, jornais e academias.

Ou seja, diferentemente do carnê, em que o cliente recebe um conjunto com todas as parcelas da sua aquisição, a mensalidade funciona como pagamento mensal, em que o cliente tem a opção de efetuar o cancelamento daquele produto ou serviço.

Ao contratar uma boa plataforma de cobranças recorrente, você controla as mensalidades para que sejam enviadas automaticamente, diminuindo as chances de esquecimento e de erros como, por exemplo, enviar a mesma fatura duas vezes num único mês ou esquecer de enviar a fatura.

Plataforma de pagamento recorrente

Optar por diversificar as formas de cobrança na sua empresa aumenta a sua lucratividade, pois o cliente terá liberdade para encontrar uma forma de adquirir o seu produto dentro das possibilidades de pagamento dele.

Mas para que a gestão financeira da sua empresa seja simplificada, nossa dica é buscar por plataformas que possam auxiliar em todos esses trâmites.

O ideal é contratar plataforma de pagamento e cobrança recorrente que ofereça:

  1. Emissão de boletos para mensalidades ou carnês, fácil e intuitiva;
  2. Facilidade para cadastrar os clientes e organizar as mensalidades e cobranças mensais, de forma que todo o processo seja feito de maneira automática;
  3. Controle de inadimplência, para que seja possível administrar os clientes devedores, enviando mensagens automáticas de cobranças diretamente pela plataforma;
  4. Envio de boletos, carnês e cobranças de maneira online;
  5. Controle financeiro por meio de relatórios de faturamento e de pagamento, tudo em um mesmo painel, de fácil manuseio e entendimento.

Todos estes benefícios você encontra na plataforma da Cobre Fácil, além de outras vantagens em relação à emissão de boletos, impressão de segunda via, envio de lembretes de pagamento aos clientes e, claro, as taxas mais atrativas do mercado.

Cadastre-se na plataforma online de pagamento da Cobre Fácil e comece hoje mesmo a expandir as suas possibilidades de venda, de maneira rápida, fácil e eficiente.

O que você achou do post?

0 Respostas

Deixe seu comentário